2024 NBA Draft

NBA Draft 2024: Como assistir, datas, ordem de escolhas e mais

Tudo o que você precisa saber antes do Draft da NBA de 2024, que acontece nos dias 26 de junho, às 21h, e 27 de junho, às 17h, com transmissão da ESPN.

NBA Draft 2024: compre ingressos agora
Baixe o aplicativo da NBA

O Draft da NBA de 2024 será a 78ª edição do evento na história. Abaixo, você encontra as respostas para as principais perguntas sobre o Draft da NBA desse ano.


> Quando será o Draft da NBA de 2024?

O NBA Draft de 2024 acontecerá nos dias 26 e 27 de junho. A novidade deste ano é que ele será dividido em dois dias. A primeira rodada será realizada no Barclays Center, a casa do Brooklyn Nets, em Nova York, na quarta-feira, dia 26, às 21h (horário de Brasília) com transmissão da ESPN. Os ingressos já estão disponíveis para compra. A segunda rodada terá como sede os estúdios da ESPN, também em Nova York, e acontecerá na quinta-feira, dia 27 de junho, às 17h (horário de Brasília), com transmissão da ESPN.


Qual será a ordem de escolhas do NBA Draft 2024?

A ordem completa de escolhas do Draft de 2024 foi definida oficialmente após a loteria do Draft da NBA.Os times elegíveis para a loteria do Draft são os 14 que não chegaram à fase de Playoffs na temporada. Após a realização de um sorteio para definir as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA, as outras equipes da loteria seguem escolhendo na ordem inversa à da classificação na temporada regular.

*Phoenix Suns e Philadelphia 76ers perderam suas escolhas de segunda rodada do Draft de 2024 devido à uma punição da liga.


> Quando foi realizada a loteria do Draft?

A loteria do Draft de 2024 foi realizada em Chicago, no dia 12 de maio de 2024. O Atlanta Hawks conquistou a primeira escolha, seguido por Washington Wizards, Houston Rockets e San Antonio Spurs.

Loteria do Draft: ordem completa

Resultados

1. Atlanta
2. Washington
3. Houston
4. San Antonio
5. Detroit
6. Charlotte
7. Portland
8. San Antonio
9. Memphis
10. Utah
11. Chicago
12. Oklahoma City
13. Sacramento
14. Portland


> Quais são as outras datas importantes de se saber sobre o processo do Draft?
Aqui estão as principais datas para todo o processo do Draft de 2024:

  • 27 de abril: Prazo Final para Eligibilidade Antecipada da NBA (23h59 do horário de Washington, capital dos Estados Unidos)
  • 12 de maio: Loteria do Draft de 2024 De 13 a 19 de maio: NBA Combine (em Chicago)
  • 16 de junho: Prazo Final para Retirada de Participantes do Draft da NBA (17h do horário de Washington, capital dos Estados Unidos)
  • 26 de junho: NBA Draft 2024 apresentado por State Farm (Primeira Rodada)
  • 27 de junho: NBA Draft 2024 apresentado por State Farm (Segunda Rodada)

> Qual será o formato do Draft?
No dia 31 de janeiro de 2024, a NBA anunciou um formato de Draft expandido para duas noites. Ao invés de todo o Draft acontecer em apenas uma noite, esse ano a primeira rodada acontecerá no dia 26 de junho e a segunda rodada no dia 27 de junho. A primeira rodada vai continuar tendo cinco minutos de intervalo entre as escolhas. Na segunda rodada, o intervalo entre as escolhas vai aumentar de dois para quatro minutos.


> Como comparecer ao Draft da NBA de 2024?

Os pacotes oficiais de experiência da NBA estão disponíveis para compra para a primeira rodada do Draft da NBA de 2024 no Barclays Center em Brooklyn, NY. Os três níveis de pacote (Hall da Fama, Lenda e MVP) incluem uma variedade de experiências, como passeios pelos bastidores, acesso ao tapete vermelho e uma visita ao set de transmissão da ESPN.


> Qual é o formato da loteria do Draft?

O Conselho de Governadores da NBA aprovou mudanças no sistema de loteria no dia 28 de setembro de 2017. Sob o novo formato (que teve início no Draft de 2019), a loteria do Draft da NBA garante que o time de pior campanha na temporada regular vai receber, no mínimo, a quinta escolha. No sistema anterior, o time de pior campanha tinha como garantida, pelo menos, a quarta escolha.

O novo sistema nivela as chances no topo da loteria do Draft da NBA, de modo que as equipes com as três piores campanhas da temporada regular tenham, cada uma, 14% de chance de ganhar na loteria. No formato anterior ao de 2019, o pior time da temporada regular tinha 25% de chance de ganhar na loteria, seguido pelo segundo pior, com 19,9% e pelo terceiro pior, com 15,6%.

Após a realização dos sorteios para definir as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA, os outros times da loteria continuam escolhendo em ordem inversa ao da classificação na temporada regular.


> Como funciona a loteria, especificamente?

A 39ª loteria anual do Draft da NBA determinará a ordem de seleção das 14 primeiras escolhas do Draft da NBA de 2024. Sorteios serão realizados para estabelecer as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA. Os outros “times da loteria” irão selecionar nas posições 5 até a 14, na ordem inversa à da classificação que tiveram na temporada regular de 2023-24.

O procedimento real da loteria acontecerá em uma sala separada, pouco antes da transmissão nacional da ESPN. A mídia selecionada, oficiais da NBA e representantes das equipes participantes e a empresa de contabilidade Ernst & Young estarão presentes nos sorteios.

Quatorze bolas de pingue-pongue, numeradas de 1 a 14, serão colocadas numa máquina de loteria. Existem 1.001 combinações possíveis quando 4 das 14 bolas são sorteadas, independentemente da ordem de seleção. Antes da loteria, 1.000 dessas 1.001 combinações serão atribuídas às 14 equipes de loteria participantes. A máquina de loteria é fabricada pela Smart Play Company, fabricante líder de máquinas de loteria estadual nos Estados Unidos. O Smart Play também pesa, mede e certifica as bolas de pingue-pongue antes do sorteio.

O processo de sorteio acontece da seguinte forma: todas as 14 bolas são posicionadas na máquina de loteria para serem misturadas por 20 segundos. Após isso, a primeira bola é retirada. As bolas restantes são novamente misturadas na máquina de loteria por mais 10 segundos, até a segunda bola ser sorteada. São mais 10 segundos para misturar as bolas e sortear a terceira. Depois, mais 10 segundos para misturar as bolas e sortear a quarta. A equipe que que recebeu essa combinação receberá a escolha número 1. O mesmo processo é repetido com as mesmas bolas de pingue-pongue e a mesma máquina de loteria para a decisão da segunda até a quarta escoll.

Se o mesmo time aparecer mais de uma vez, o resultado é descartado e outra combinação de quatro bolas é selecionada. Além disso, se uma combinação não atribuída for sorteada, o resultado é descartado e as bolas são sorteadas novamente. O período de tempo em que as bolas são misturadas é monitorado por um cronometrista que fica de costas para a máquina e sinaliza ao operador da máquina após o tempo apropriado ter decorrido.

Um representante da Ernst & Young supervisiona todo o processo da loteria, preenche e sela os envelopes antes de levá-los ao estúdio para a transmissão. O anúncio dos resultados da loteria será feito pelo vice-comissário e diretor de operações da NBA, Mark Tatum. Um segundo representante de cada equipe participante estará sentado no palco. Nem o vice-comissário nem os representantes da equipe no palco serão informados dos resultados do sorteio antes da abertura dos envelopes. A equipe cujo símbolo estiver no último envelope aberto terá a escolha número 1 do Draft da NBA de 2024, que será realizado na quinta-feira, 27 de junho.


> Quais times participaram da loteria do Draft de 2024?

Os times elegíveis para a loteria do Draft foram o 14 que não chegaram aos Playoffs da temporada 2024.

Leste: Atlanta, Brooklyn, Charlote, Chicago, Detroit, Toronto and Washington
Oeste: Golden State, Houston, Memphis, Portland, Sacramento, San Antonio and Utah


> Quais são as chances na Loteria para cada time?

As chances finais da loteria serão determinadas ao final da temporada regular. Você pode ver as chances da Loteria do Draft da NBA aqui.


> Qual é a história da Loteria do Draft da NBA e quando ela foi usada pela primeira vez?
— 1966-1984: De 1966 a 1984, os times da NBA que finalizavam a temporada regular com a pior classificação em cada conferência participavam de um cara ou coroa. O time que vencesse a disputa na moeda recebia a escolha número 1 do Draft. O time que perdesse, ficava com a escolha número 2. Os outros times escolhiam de acordo com a ordem inversa das suas classificações finais na temporada regular.

Junho de 1984: O Conselho de Governadores da NBA votou pela adoção de um sistema de loteria entre os times não classificados para os playoffs (ou os times que conseguiram suas escolhas por meio de negociações) para determinar sua ordem de seleção na primeira rodada do Draft da NBA, começando em 1985. Os times escolheriam em ordem inversa à de suas classificações na temporada regular na segunda rodada (ou, antes do draft ser reduzido para duas rodadas em 1989, em todas as rodadas seguintes).

Abril de 1986: Por meio de uma mudança processual adotada pelo Conselho de Governadores, a loteria determinaria a ordem de escolha apenas das três primeiras equipes. Os demais times fora dos playoffs selecionariam na ordem inversa da classificação final da temporada regular. Portanto, a equipe com a pior campanha teria a garantia de selecionar, no mínimo, na quarta escolha. A equipe com a segunda pior campanha teria, no mínimo, a quinta escolha, e assim por diante.

Outubro de 1989: O Conselho de Governadores da NBA adotou um sistema ponderado, começando com a Loteria do Draft da NBA de 1990, que incluiu 11 equipes devido à expansão da liga (Charlotte e Miami juntaram-se à NBA na temporada 1988-89 e Minnesota e Orlando em 1989-90). O time com a pior campanha da temporada regular recebeu 11 chances de ter a primeira escolha (de um total de 66), o segundo pior time teve 10 chances e o time com a melhor campanha entre aqueles fora dos playoffs teve uma chance.

Novembro de 1993: O Conselho de Governadores da NBA aprovou uma modificação que, em vigor à partir da Loteria do Draft da NBA de 1994, aumentou as chances dos times com as piores campanhas conseguirem uma das três primeiras escolhas, ao mesmo tempo que diminuiu as chances dos times melhores classificados. O novo sistema aumentou as chances do time com a pior campanha de conseguir a primeira escolha de 16,7% para 25% e diminuiu as chances do time com o melhor histórico entre as equipes participantes da loteria de 1,5% para 0,5%.

Outubro de 1995: O Conselho de Governadores da NBA aumentou o número de times participantes da loteria de 11 para 13, para dar conta da adição dos times de expansão de Toronto e Vancouver. A partir de 1996, o time com a pior campanha continuaria com 25% de chance de ter a primeira escolha. As equipes classificadas entre a segunda e a sexta posição teriam chances um pouco menores, a sétima equipe teria as mesmas chances e as equipes classificadas entre a oitava e a décima segunda posição teriam um pouco mais de chances. O número de chances do 13º colocado não mudou.

2004: A Loteria do Draft da NBA de 2004 aumentou para 14 equipes com a adição do Charlotte Bobcats. No entanto, como parte do acordo de expansão, os Bobcats ficaram na quarta posição no Draft da NBA de 2004 e, portanto, não tiveram chance de receber outras escolhas na loteria.

Setembro de 2017: O Conselho de Governadores da NBA aprovou mudanças no sistema de loteria, que entraria em vigor a partir do Draft da NBA de 2019, reduzindo as probabilidades e fazendo com que as três equipes de pior campanha compartilhassem a mesma chance (14%) de receber a escolha número 1 do draft geral. As probabilidades para os participantes restantes na loteria de 14 equipes seriam reduzidas gradualmente após os três primeiros colocados. Os sorteios seriam realizados apenas para as quatro primeiras escolhas do Draft da NBA. As outras equipes da loteria continuariam escolhendo na ordem inversa à da classificação final na temporada regu.


> Qual é a lista de times vencedores da loteria de todos os tempos?

Year | Team with No. 1 Pick | Winning Odds | Player Taken

  • 2024: Atlanta Hawks | 3.00% | A ser anunciado
  • 2023: San Antonio Spurs | 14.00% | Victor Wembanyama
  • 2022: Orlando Magic | 14.00% | Paolo Banchero
  • 2021: Detroit Pistons | 14.00% | Cade Cunningham
  • 2020: Minnesota Timberwolves | 14.00% | Anthony Edwards
  • 2019: New Orleans Pelicans | 6.00% | Zion Williamson
  • 2018: Phoenix Suns | 25.00% | Deandre Ayton
  • 2017: Boston Celtics | 25.00% | Markelle Fultz
  • 2016: Philadelphia Sixers | 25.00% | Ben Simmons
  • 2015: Minnesota Timberwolves | 25.00% | Karl-Anthony Towns
  • 2014: Cleveland Cavaliers | 1.70% | Andrew Wiggins
  • 2013: Cleveland Cavaliers | 15.60% | Anthony Bennett
  • 2012: New Orleans Hornets | 13.70% | Anthony Davis
  • 2011: Cleveland Cavaliers | 2.80% | Kyrie Irving
  • 2010: Washington Wizards | 10.30% | John Wall
  • 2009: Los Angeles Clippers | 17.70% | Blake Griffin
  • 2008: Chicago Bulls | 1.70% | Derrick Rose
  • 2007: Portland Trail Blazers | 5.30% | Greg Oden
  • 2006: Toronto Raptors | 8.80% | Andrea Bargnani
  • 2005: Milwaukee Bucks | 6.30% | Andrew Bogut
  • 2004: Orlando Magic | 25.00% | Dwight Howard
  • 2003: Cleveland Cavaliers | 22.50% | LeBron James
  • 2002: Houston Rockets | 8.90% | Yao Ming
  • 2001: Washington Wizards | 15.70% | Kwame Brown
  • 2000: New Jersey Nets | 4.40% | Kenyon Martin
  • 1999: Chicago Bulls | 15.70% | Elton Brand
  • 1998: Los Angeles Clippers | 22.56% | Michael Olowokandi
  • 1997: San Antonio Spurs | 21.60% | Tim Duncan
  • 1996: Philadelphia Sixers | 33.73% | Allen Iverson
  • 1995: Golden State Warriors | 9.40% | Joe Smith
  • 1994: Milwaukee Bucks | 16.30% | Glenn Robinson
  • 1993: Orlando Magic | 1.52% | Chris Webber
  • 1992: Orlando Magic | 15.15% | Shaquille O’Neal
  • 1991: Charlotte Hornets | 10.61% | Larry Johnson
  • 1990: New Jersey Nets | 16.67% | Derrick Coleman
  • 1989: Sacramento Kings | 11.11% | Pervis Ellison
  • 1988: Los Angeles Clippers | 14.29% | Danny Manning
  • 1987: San Antonio Spurs | 14.29% | David Robinson
  • 1986: Cleveland Cavaliers | 14.29% | Brad Daugherty
  • 1985: New York Knicks | 14.29% | Patrick Ewing

> Qual é a história do Draft da NBA?

O primeiro Draft da NBA foi realizado em 1947 e se repete todos os anos desde então. Visite a seção de História em NBA.com para ver uma lista completa de todas as escolhas de todos os drafts.

Latest