'LENDAS' DA NBA MINISTRAM CLÍNICA DE BASQUETE NO COMPLEXO DO ALEMÃO

- COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO 'BASQUETE SEM FRONTEIRAS AMÉRICAS 2011', ASTROS DOMINIQUE WILKINS, SAM PERKINS, ALLAN HOUSTON E ADONAL FOYLE VISITARÃO COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO -

RIO DE JANEIRO, 20 de julho de 2011 – 'Lendas' e técnicos da NBA vão participar de uma ação comunitária que combina solidariedade e esporte. Como parte do 'Basquete Sem Fronteiras Américas 2011' (Basketball Without Borders America's 2011 / BWB), a modalidade será uma ferramenta importante no trabalho que envolve juventude, saúde e consciência da família em uma visita especial. O programa, organizado pela NBA e pela FIBA, volta ao Rio de Janeiro entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, cidade que sediou o evento pela primeira vez no Brasil, em 2004. [Release in English]

A primeira ação comunitária será uma visita ao Complexo do Alemão, comunidade carioca recém-pacificada pela UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), no dia 29 de julho. 'Lendas' e treinadores vão percorrer a comunidade, que será palco de uma clínica de basquete na quadra de basquete que foi totalmente reformada pelo 'Basquete Sem Fronteiras Américas 2011'. O esforço de entregar a nova instalação é um exemplo de atividades social recentemente anunciada em conjunto entre NBA, Aliança do Desporto e Desenvolvimento, cidade do Rio de Janeiro, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e Fundação FC Barcelona, que mostra em proporcionar oportunidade aos jovens carentes a prática de esportes e uma vida melhor.

A segunda ação comunitária do 'BWB2011' será em parceria com a Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro (ACM). Será a clínica de boa forma da NBA com as 'lendas', no sábado, dia 30. No evento, as crianças vão aprender sobre a importância da atividade física e da vida saudável.

Uma clínica de habilidades será realizada no domingo, dia 31. Atletas do programa Special Olympics Brasil, de Rio de Janeiro e São Paulo, vão aprender com os profissionais os segredos dos fundamentos do melhor do basquete, como passe, dribles e arremessos. A NBA e suas equipes são parcerias para a realização de clínicas pelo mundo, em países como China, Inglaterra, França, México, Cingapura, África do Sul, Espanha e Turquia.

Além dos eventos comunitários, as 'lendas' da NBA estarão implantando um programa especial para os atletas que participarão do camp, que será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). Trabalhando em parceria com a UNICEF, um seminário será dedicado aos assuntos relacionados ao vírus da AIDS, focando nos métodos de prevenção da doença. Além disso, a ACM ministra seminário sobre liderança, dentro e fora das quadras. A NBA fará ainda doação de material escolar, livros, roupas e material esportivo às comunidades.

Quatro 'lendas' estarão no Rio de Janeiro: Dominique Wilkins, Sam Perkins, Allan Houston e Adonal Foyle, que atuarão como técnicos no acampamento. A equipe de técnicos da NBA inclui ainda Austin Ainge (Boston Celtics), Kaleb Canales (Portland TrailBlazers), Alex English (Toronto Raptors), Alvin Gentry (Phoenix Suns) e Phil Weber (New York Knicks). Will Sevening (San Antonio Spurs) será o preparador-físico, enquanto que o colombiano Gersson Rosas (Houston Rockets) será o Diretor do acampamento.

O BWB Américas é um dos três acampamentos BWB que serão realizados neste verão como parte das comemorações do 10º aniversário. O BWB Europa será em Ljubljana (Eslovênia), de 8 a 11 de agosto, e ficará registrado como o primeiro a ser realizado numa república dissidente da antiga Iugoslávia. Foi desta cidade que vieram os jovens que participaram do primeiro acampamento do BWB em Treviso (Itália). O BWB África volta a Johanesburgo (África do Sul) de 1 a 4 de setembro, após passar por Senegal, no ano passado. A Nike, parceira no marketing desde 2002, volta a 'vestir' todos os participantes e treinadores do acampamento. O evento tem patrocínios de Nike, Netshoes, TAM Viagens, Sheraton® Hotels, e Spalding. A ESPN Brasil também se une com a NBA ao produzir e transmitir um programa de TV especial de 30 minutos recapitulando o evento.
  • 40
    players from Latin America and Canada
  • 16
    countries represented
  • 9
    NBA Legends and coaches will run the camp
  • Adonal Foyle
    Foyle, who hails from St. Vincent and the Grenadines, was a revered defensive presence during his time in the league. Active in the community, Foyle was inducted into the World Sports Humanitarian Hall of Fame in 2009.

  • Allan Houston
    One of the most prolific 3-point shooters in the history of the NBA, Houston's now an assistant general manager for the New York Knicks. After 10 years in New York, he became a fan favorite not only for his play on the court, but his work off of it.

  • Sam Perkins
    An 18-year veteran of the NBA, "Big Smooth" was one of the league's best-shooting big men during his playing days. Before entering the NBA, Perkins co-captained the gold medal-winning US team at the 1984 Olympics.

  • Dominique Wilkins
    "The Human Highlight Film" will bring the skills and knowledge that made him a nine-time All-Star and a 2006 Hall of Fame inductee to the camp, along with the commitment to the community that's made him a legend in Atlanta and around the world.