Começa o locaute da NBA

NEW YORK, 30 de junho, 2011 -- A National Basketball Association (NBA) anunciou que terá início o lockout (locaute ou greve, em português) de seus jogadores, efetivamente às 0h01 do dia 1º de junho, até que um novo acordo de negociação coletivo seja alcançado com a Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA).

"O acordo de negociação coletivo expirado criou um sistema falido que deixa perdas financeiras enormes aos nossos times", disse o comissário adjunto da NBA, Adam Silver. "Nós precisamos de um negócio sustentável, que permita que os 30 times tenham condições de competir pelo título, que compense razoavelmente bem financeiramente os jogadores e que dê aos times, quando bem gerenciados, a oportunidade de serem lucrativos".

"Fizemos uma série de propostas ao sindicato, inclusive, um acordo visando U$ 2 billões anuais como parte dos lucros aos jogadores - uma média de aproximadamente U$ 5 milhões por jogador, que poderia aumentar de acordo com os rendimentos futuros da liga", disse Silver. "Elementos de nossa proposta pagariam melhor aos jogadores de acordo com o desempenho".

"Continuaremos a fazer todos os esforços para chegarmos num novo acordo justo e que seja o melhor para os nossos times, nossos jogadores, nossos torcedores e ao nosso jogo".

Durante o locaute, jogadores não receberão salários, times não poderão negociar ou assinar contratos, jogadores não poderão usar as instalações dos times por qualquer que seja o propósito, e times não organizaram nenhum summer camps (treinamentos de verão), amistosos, treinamentos ou reuniões de equipe.