Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Três Brasileiros no Draft

A NBA anunciou, nesta quarta-feira, a primeira lista de atletas que poderão entrar no Draft 2013. Dentre os 77 jogadores inscritos, 31 vem do basquete internacional e três são brasileiros. O armador do Lagun Aro (Espanha), Raulzinho, o ala/pivô do Flamengo, Alexandre Paranhos, e o pivô do Estudiantes (Espanha), Lucas Bebê, fazem parte dessa seleta relação de futuros astros.

O basquete brasileiro vem sendo muito bem representado no Draft da NBA nos últimos 12 anos. Nenê (2002), Leandrinho (2003), Anderson Varejão (2004) e Tiago Splitter (2007), que hoje atuam na liga norte-americana, saíram da loteria. Além deles, outros quatro atletas do Brasil também foram escolhidos pelos clubes do maior campeonato do mundo: o pivô Bábby (2004 – Toronto Raptors), o ala Marquinhos (2006 – New Orleans Hornets), o pivô Paulão Prestes (2010 – Minnesota Timberwolves) e o pivô Fab Melo (2012 – Boston Celtics).

Dessa nova lista de jovens talentos brasileiros, dois estão mais bem cotados para entrar na NBA. Raulzinho é o mais experiente do trio. Com apenas 20 anos de idade, o armador de 1,84m de altura já disputou um Campeonato Mundial, na Turquia em 2010, e uma Olimpíada, em Londres 2012, com a Seleção Brasileira principal. Na Espanha, o jovem atleta está em sua segunda temporada com a equipe do Lagun Aro e sua evolução é constante. Nesta edição da Liga Endesa, Raulzinho é titular do time de San Sebástian e tem médias de 8,1 pontos e 2,9 assistências por jogo.

Outro que também tem grandes chances é Lucas Bebê, que há muitos anos tem sido observado de perto pelos olheiros da NBA. O pivô, de 20 anos e 2,13m de altura, disputou sua primeira temporada na Liga Endesa e concorre ao troféu de maior revelação do ano. Bebê não possui grandes números no campeonato espanhol, o que já era esperado. Mas a cada partida, o atleta vem demonstrando um potencial absurdo, principalmente na defesa, onde tem média de 1,1 tocos em apenas 13 minutos em quadra por jogo.

O terceiro candidato ao Draft é uma grata surpresa para o basquete brasileiro. Alexandre Paranhos é um ágil e talentoso ala/pivô, que possui um ótimo aproveitamento nos arremessos de fora. O jogador, de 19 anos e 2,08m de altura, foi um dos grandes nomes do Flamengo na conquista da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em 2011, mas na atual temporada do NBB, não vem sendo muito utilizado pelo técnico José Neto.

Mais dois brasileiros na lista
Outros dois brasileiros ainda podem aparecer nessa lista do Draft da NBA 2013. O ala/pivô do Unicaja Málaga (Espanha), Augusto Lima, e o armador do Suzano, Jefferson Campos, já demonstraram interesse em participar da loteria deste ano e podem, futuramente, constar entre os selecionáveis.

Augusto Lima estava na Seleção Brasileira que conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, no Pré-Olímpico de Mar Del Plata, em 2011. O pivô, de 21 anos e 2,06m de altura, atua no basquete espanhol há sete temporadas e não está tendo muito tempo de quadra na atual Liga Endesa.

Já Jefferson Campos foi um dos principais destaques jovens da atual temporada do NBB. O armador, de 22 anos e 1,86m de altura, foi o cestinha da equipe, com média de 15,2 pontos, e o 12º em assistências, 4,1 por jogo. Mesmo assim, ele não foi capaz de impedir o rebaixamento do time paulista no campeonato.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Four-Point Play

    Damian Lillard hits the three-pointer and draws the foul for the four-point play.
  • Gasol Slams It Home

    Vince Carter and Marc Gasol work the pick and roll for the jam by Gasol.
  • Postgame: Damian Lillard

    Damian Lillard speaks postgame after the Trail Blazers win Game 4 over the Grizzlies to stay alive in the series.
  • Lillard Pulls Up

    Damian Lillard pulls up at the top of the key for two.
  • Turn On The Spin Cycle

    Marc Gasol spins by his defender on the baseline and scores on the reverse layup.
  • McCollum To The Hole

    C.J. McCollum picks up the loose ball and goes coast to coast for the hanging bank shot for two.
  • McCollum Lays It In

    C.J. McCollum drives to the basket and scores on the left-handed layup.
  • MCW's Near Triple-Double Highlights

    Michael Carter-Williams goes for a near triple-double (22 points, nine assists and eight rebounds) in the Bucks Game 5 win over the Bulls in Chicago.
  • Calathes Makes A Great Play

    Nick Calathes steals the ball and throws a full-court pass to Zach Randolph for the dunk.
  • Green From Deep

    As the shot clock is winding down, Jeff Green pulls up and hits a long three-pointer.
  • Bulls-Bucks Game 6 Look Ahead

    The GameTime guys preview the Bulls and Bucks Game 6 match-up on Thursday at 7 p.m. on TNT.
  • Zaza's Trick Shots

    Check out two amazing circus shots from Bucks big man Zaza Pachulia in Game 5 versus the Bulls.