Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Três Brasileiros no Draft

A NBA anunciou, nesta quarta-feira, a primeira lista de atletas que poderão entrar no Draft 2013. Dentre os 77 jogadores inscritos, 31 vem do basquete internacional e três são brasileiros. O armador do Lagun Aro (Espanha), Raulzinho, o ala/pivô do Flamengo, Alexandre Paranhos, e o pivô do Estudiantes (Espanha), Lucas Bebê, fazem parte dessa seleta relação de futuros astros.

O basquete brasileiro vem sendo muito bem representado no Draft da NBA nos últimos 12 anos. Nenê (2002), Leandrinho (2003), Anderson Varejão (2004) e Tiago Splitter (2007), que hoje atuam na liga norte-americana, saíram da loteria. Além deles, outros quatro atletas do Brasil também foram escolhidos pelos clubes do maior campeonato do mundo: o pivô Bábby (2004 – Toronto Raptors), o ala Marquinhos (2006 – New Orleans Hornets), o pivô Paulão Prestes (2010 – Minnesota Timberwolves) e o pivô Fab Melo (2012 – Boston Celtics).

Dessa nova lista de jovens talentos brasileiros, dois estão mais bem cotados para entrar na NBA. Raulzinho é o mais experiente do trio. Com apenas 20 anos de idade, o armador de 1,84m de altura já disputou um Campeonato Mundial, na Turquia em 2010, e uma Olimpíada, em Londres 2012, com a Seleção Brasileira principal. Na Espanha, o jovem atleta está em sua segunda temporada com a equipe do Lagun Aro e sua evolução é constante. Nesta edição da Liga Endesa, Raulzinho é titular do time de San Sebástian e tem médias de 8,1 pontos e 2,9 assistências por jogo.

Outro que também tem grandes chances é Lucas Bebê, que há muitos anos tem sido observado de perto pelos olheiros da NBA. O pivô, de 20 anos e 2,13m de altura, disputou sua primeira temporada na Liga Endesa e concorre ao troféu de maior revelação do ano. Bebê não possui grandes números no campeonato espanhol, o que já era esperado. Mas a cada partida, o atleta vem demonstrando um potencial absurdo, principalmente na defesa, onde tem média de 1,1 tocos em apenas 13 minutos em quadra por jogo.

O terceiro candidato ao Draft é uma grata surpresa para o basquete brasileiro. Alexandre Paranhos é um ágil e talentoso ala/pivô, que possui um ótimo aproveitamento nos arremessos de fora. O jogador, de 19 anos e 2,08m de altura, foi um dos grandes nomes do Flamengo na conquista da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), em 2011, mas na atual temporada do NBB, não vem sendo muito utilizado pelo técnico José Neto.

Mais dois brasileiros na lista
Outros dois brasileiros ainda podem aparecer nessa lista do Draft da NBA 2013. O ala/pivô do Unicaja Málaga (Espanha), Augusto Lima, e o armador do Suzano, Jefferson Campos, já demonstraram interesse em participar da loteria deste ano e podem, futuramente, constar entre os selecionáveis.

Augusto Lima estava na Seleção Brasileira que conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, no Pré-Olímpico de Mar Del Plata, em 2011. O pivô, de 21 anos e 2,06m de altura, atua no basquete espanhol há sete temporadas e não está tendo muito tempo de quadra na atual Liga Endesa.

Já Jefferson Campos foi um dos principais destaques jovens da atual temporada do NBB. O armador, de 22 anos e 1,86m de altura, foi o cestinha da equipe, com média de 15,2 pontos, e o 12º em assistências, 4,1 por jogo. Mesmo assim, ele não foi capaz de impedir o rebaixamento do time paulista no campeonato.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Daily Zap: April 15

    Recap all the scores and highlights from a two-game night in the NBA.
  • Top 5: April 15

    Count down the top 5 plays from Tuesday in the NBA.
  • Block of the Night

    Raymond Felton comes over to help with the block on Jorge Gutierrez's shot.
  • Assist of the Night

    Andrei Kirilenko sends the no-look dish behind-the-back to Mason Plumlee under the rim for the jam.
  • Play of the Day

    Toure Murry gets fancy and throws the pass off the backboard to a trailing Iman Shumpert who dunks it home with authority.
  • Steal of the Night

    Toure Murry intercepts the bad Andray Blatche pass and leads the break as he finds Shannon Brown for the soaring dunk.
  • Nightly Notable: Chris Paul

    Chris Paul shines for 21 points and ten assists in the win over the Nuggets Tuesday night.
  • Dunk of the Night

    Quincy Miller lobs it to Jan Vesely who turns in mid-air to finish the play off reverse-style.
  • Top 10: April 14

    Watch the very best plays from Monday night.
  • Daily Zap: April 14

    Rundown all the scores and highlights from a busy night in the NBA.
  • Nightly Notable: Tyreke Evans

    Tyreke Evans records a near triple-double of 41 points (career-high), nine rebounds, and eight assists in the Pelicans win over OKC.
  • Steal of the Night

    Thaddeus Young hustles to chase down the loose ball that rolls off Kelly Olynyk's foot and feeds Tony Wroten for the solo dunk.