Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Seja Muito Bem Vinda NBA

A NBA finalmente chegou ao Brasil. Que linda e empolgante experiência para todos os brasileiros, desde os fâs, que poderão ter a oportunidade de acompanhar mais de perto os grandes astros da liga americana, até a imprensa daqui, que desde quarta-feira, dia que as equipes do Chicago Bulls e Washington Wizards chegaram ao Rio de Janeiro, vem tendo a chance de entrevistar e criar histórias com imagens e depoimentos in loco.

Tive a oportunidade e a honra de poder participar um pouco da organização desse grande evento: o Global Games no Rio de Janeiro. Este ano, a NBA organizou oito jogos de pré-temporada pelo muno, em Rio de Janeiro, Pequim (China), Bilbao (Espanha), Istambul (Turquia), Manchester (Inglaterra), Manila (Filipinas), Xangai (China) e Taipei (China). Além disso, o México e o Reino Unido também receberão jogos da temporada regular, completando 10 partidas internacionais.

Aqui no Rio de Janeiro, o povo recebeu as estrelas da NBA no melhor estilo brasileiro, com muita alegria, hospitalidade e, mesmo que rapidamente, tentando proporcionar aos visitantes o que há de mais interessante da cultura e do estilo de vida no nosso país. Apesar dos americanos não estarem muito acostumados com essa euforia toda e com algumas tradições peculiares do Brasil, atletas, comissão técnica e staff das equipes se sentiram realmente muito bem em cada compromisso estipulado.

Durante a preparação para o jogo, as equipes se hospedaram em dois lindos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, Copacabana (Bulls) e Ipanema (Wizards), e fizeram seus treinamentos na quadra do atual campeão do NBB, o Flamengo, onde foram muito bem recebidos pela equipe da Gávea. Alguns atletas também conseguiram passear na praia, visitar o Corcovado e, até, assistir a um jogo de futebol em pleno Maracanã.

O tradicional almoço numa verdadeira churrascaria brasileira também não faltou e foi incrível ver as caras de dúvida quando chegavam aquelas peças enormes de carne na frente deles, assim como, a reação de satisfação ao experimentar pratos que para eles eram tão exóticos.

A imprensa brasileira, que esteve presente em peso para todos os treinamentos e eventos organizados pela NBA, também aproveitou muito bem a vinda da NBA para o Brasil. Eles tiveram a chance de bater um papo “tête-a-tête” com Derrick Rose, Joakim Noah, Luol Deng, John Wall, Al Harrington, atletas que mostraram ter um preparo fantástico para lidar com a mídia. Muito atenciosos, as estrelas da NBA jogaram futebol e pronunciaram muitas e muitas palavras em português, sempre com a maior boa intenção.

Agora de todas essas celebridades que vieram ao NBA Global Games, uma delas foi, sem dúvida, a mais assediada de todas: o pivô brasileiro dos Wizards, Nenê. A todo lugar que o gigante de 2,11m de altura passa, a alegria está estampada no sorriso do jogador. Nenê vem fazendo o papel de embaixador do Brasil aqui no Rio, mostrando, principalmente, aos companheiros dos Wizards tudo o que ele pode a respeito do país.

No Dia do Fã, realizado nesta quinta-feira, na HSBC Arena, local do jogo de sábado, Nenê foi ovacionado pelos mais de 3 mil torcedores que acompanharam ao evento. No momento em que o pivô entrou em quadra, o público explodiu, uma recepção calorosa que nem o próprio jogador esperava.

Neste sábado, Bulls e Wizards se enfrentam pelo NBA Global Games Rio, às 18h (horário de Brasília). A partida, que será a primeira em território sul-americano na história, terá transmissão ao vivo da RedeTV e da ESPN Brasil. Não perca!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.