Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Quem Vai Levar: Sobre All-Stars e MVPs

O All-Star Game da NBA reúne os principais candidatos ao prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada, então é uma boa hora para revisitarmos a corrida por essa honra nesta semana. Também pensei que era uma boa oportunidade de ver quantos MVPs da temporada também foram MVPs do jogo das estrelas, e a resposta me surpreendeu: o último jogador a ganhar ambos os prêmios no mesmo ano foi Allen Iverson... Há 13 anos!

Portanto, se Kevin Durant ganhar seu segundo MVP de All-Star Game na carreira no próximo domingo, não tome como um sinal automático de que ele conquistará seu primeiro MVP da temporada. Embora KD seja no momento o líder inquestionável do ranking dos melhores jogadores do campeonato, levar o MVP do All-Star Game raramente se desenrola em um MVP geral. O prêmio de MVP da temporada passou a ser distribuído em 1955-56, cinco anos após a realização do primeiro All-Star Game, e em 61 edições da partida desde então, o melhor jogador em quadra terminou levando o troféu de melhor do ano apenas 14 vezes. A lista completa: Bob Petitt (duas vezes: 1956 e 1959), Bob Cousy (1957), Wilt Chamberlain (1960), Bill Russell (1963), Oscar Robertson (1964), Willis Reed (1970), Dave Cowens (1973), Michael Jordan (três vezes: 1988, 1996 e 1998), Magic Johnson (1990), Shaquille O'Neal (2000) e Allen Iverson (2001).

Num All-Star Game, porém, tudo pode acontecer. Ninguém joga muita defesa antes do quarto período, todo mundo tenta fazer uma enterrada mais rebuscada, uma ponte aérea diferente (este ano, certamente veremos uma série de enterradas com passe vindo da tabela, a moda da temporada), e mais algumas cestas de 3 pontos de alguém que esteja pegando fogo. Neste ano, Durant está comendo a bola e pode ser que venha para o All-Star Game disposto a transformar o jogo em mais uma prova irrefutável de por quê é o melhor jogador do planeta neste ano, mas LeBron James pode encarar a partida como o ponto de virada para sua campanha pelo penta-MVP da temporada. Paul George e Blake Griffin, dois jogadores que evoluíram nesta temporada e entraram na briga pelo MVP, também podem querer aparecer. Carmelo Anthony é sempre um risco de pegar fogo e marcar de tudo quanto é lugar. Stephen Curry e Damian Lillard também têm tudo para esquentar a briga.

Vamos lá, então, ver quem está no Top 10 da corrida pelo MVP logo antes do All-Star Game. Apenas um deles não estará na partida deste domingo:

1. Kevin Durant, Oklahoma City Thunder - 21,4% PIE, 64,5% TS%, 8,7 NetRtg
2. LeBron James, Miami Heat - 19,6% PIE, 65,2% TS%, 6,8 NetRtg
3. Blake Griffin, Los Angeles Clippers - 16,4% PIE, 55,4% TS%, 8,0 NetRtg

4. Paul George, Indiana Pacers - 15,9% PIE, 56,7% TS%, 10,8 NetRtg
5. Stephen Curry, Golden State Warriors - 16,1% PIE, 59,7% TS%, 8,9 NetRtg
6. LaMarcus Aldridge, Portland Trail Blazers - 16,1%PIE, 51,6% TS%, 7,1 NetRtg
7. Kevin Love, Minnesota Timberwolves - 19,1% PIE, 58,5% TS%, 5,9 NetRtg
8. Chris Paul, Los Angeles Clippers - 19,2% PIE, 57,7% TS%, 8,5 NetRtg
9. Tony Parker, San Antonio Spurs - 13,2% PIE, 56,1% TS%, 5,4 NetRtg
10. Goran Dragic, Phoenix Suns - 14,6% PIE, 61,5% TS%, 7,3 NetRtg

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.