NBA Playoffs

Todas as primaveras, as melhores equipes da NBA competem pela supremacia da liga no Playoffs da NBA.

Rick Fox
Rick Fox e os Los Angeles Lakers ganharam o campeonato da NBA em 2000, 2001 and 2002.
Kent Horner
NBAE/Getty Images

Oito equipes em cada conferência qualificam para a Primeira Rodada do Playoffs da NBA. O vencedor da divisão com a melhor pontuação em cada conferência é classificado No. 1, o vencedor da outra divisão é classificado No. 2 e as seis equipes restantes são classificados No. 3-8 de acordo com seus registros de pontuações de vitorias e perdas.

Na Conferência do Leste, por exemplo, isto significa que mesmo que as equipes com os dois melhores registros de pontuação são da Divisão de Centro-leste, o vencedor da Divisão do Pacífico ainda se classificará como segundo. A equipe com o melhor registro na temporada regular tem vantagem de jogar em casa em cada rodada do Playoffs.

Em caso de que duas ou mais equipes se encontram empatadas em pontuação, uma série de tiebreakers são aplicadas para determinar suas posições no playoff. Se um tiebreaker ainda não desempata, o próximo tiebreaker é usado e assim por diante, até que a maior pontuação é determinado.

Os tiebreakers incluem:
1. Melhor pontuação em jogos de cabeça-a-cabeça.
2. Maior porcentagem em vitorias em jogos de conferência .
3. Maior porcentagem de jogos ganhos dentro da divisão (se as equipes estão na mesma divisão).
4. Maior porcentagem de vitorias contra equipes do playoff em própria conferência.
5. Maior porcentagem de vitorias contra as equipes do playoff em conferência oposta.
6. Pontos diferenciais mais altos entre pontos marcados e pontos permitidos.

A Primeiro Rodada é uma série de melhor-de-sete, então a equipe que ganha quatro jogos ganha a série. A primeira rodada tem um formato 2-2-1-1-1, querendo dizer que os primeiros dois jogos, o quinto e sétimo jogos (se necessário) são jogados na quadra da casa da equipe com a melhor pontuação da temporada regular, e o terceiro, quarto e o sexto jogo (se necessário) são jogados na quadra da outra equipe.

As quatro equipes em cada conferência que ganham sua Primeira Rodada respectiva da série continua ao melhor-de-sete Semifinais da Conferência e as duas equipes que ganham em cada conferência avançam ao Final da Conferência. Ambos o Semifinais da Conferência e Final da Conferência são melhor-de-sete séries com um formato 2-2-1-1-1.

O última etapa é o Final da NBA, que combina a melhor equipe da Conferência do Oeste contra a melhor equipe do Leste. É um melhor-de-sete série com um formato 2-3-2.

No Playoffs da NBA de 1994, o Denver Nuggets, aonde o Brasileiro Nene joga, fez história como a primeira oitava equipe a ganhar contra a equipe número um com a derrota do Seattle SuperSonics na primeira rodada. O que fez isto ainda mais notável foi que o Nuggets começou a série com duas derrotas e nenhuma vitoria. O Denver acabou a série com uma vitoria no Jogo Cinco em Seattle. (Nota: Antes de 2003, a Primeira Rodada era uma melhor-de-cinco série.) O Pivô dos Nuggets Dikembe Mutombo bloqueou um recorde da NBA de 31 lances na série de cinco jogo.

A façanha foi repetida no Playoffs de NBA de 1999 quando a oitava equipe, New York Knicks , derrotou a equipe numero um, Miami Heat, na PrimeiraRodada da série. O armador do Allan Houston fez um lance de último segundo no Jogo Cinco da série para a vitoria de Nova Iorque.



NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.