Perfil: Leandrinho Barbosa

Leandrinho Barbosa #10
Estatísticas desta temporada

Nome: Leandro Mateus Barbosa
Posição: Armador
Estatura/Peso: 6-3 (1,90 m.) 176 lb. (80 kg)
Data do nascimento: 28 de Novembro de 1982 (São Paulo)
Equipe Anterior
: Bauru (Brasil)
Equipe Atual: Phoenix Sun
Anos na NBA: 3

O brasileiro se declarou elegível antecipadamente para ser escolhido no Draft da NBA de 2003. É um jogador rápido e que se converteu em um dos armadores mais respeitados na última Liga Nacional do Brasil, jogando por Bauru, mesmo tendo apenas 20 anos.

O mais destacado na sua carreira: É o segundo jogador mais jovem (19 anos) a ganhar o posto na seleção nacional do Brasil, ao participar do Campeonato Mundial de Indianápolis no ano de 2002. Foi considerado o novato do ano na Liga Nacional do Brasil em 2002 em sua primeira temporada como profissional. Em 2000 participou também da seleção brasileira juvenil no Campeonato Sul-americano da categoria.

Temporada 2004-2005: O brasileiro Leandrinho Barbosa teve uma temporada de grandes conquistas na NBA em 2004/2005. Vice-campeão da Conferência Oeste pelo Phoenix Suns, o armador brasileiro foi o primeiro brasileiro na liga a chegar a uma semifinal e a uma final de Conferência, o primeiro brasileiro a ser campeão de Divisão e o primeiro brasileiro a ajudar o seu time a garantir a melhor campanha da temporada regular. Nesta temporada, o Leandrinho foi um jogador importante dentro da rotação dos Suns, que tiveram a melhor média da NBA na temporada regular com 62 vitórias. O Leandrinho teve médias de 7.0 pontos, 2.0 assistências e 17.3 minutos por jogo. Ele foi titular em 6 das 63 partidas que disputou com o Phoenix Suns na temporada regular. No dia 23 de fevereiro de 2005, ele teve a sua melhor pontuação da temporada ao anotar 22 pontos contra o L.A. Clippers.

Temporada 2002-2003: Apesar da sua juventude foi um dos melhores jogadores no Brasil na última Liga Nacional, obtendo uma média de 37 minutos por partida, além de Ter uma média de 28,2 pontos por jogo, Segunda melhor marca da Liga Nacional, superado apenas pelo lendário Oscar Schmidt que fez sua última temporada pelo Flamengo aos 45 anos de idade. Leandrinho também foi um dos líderes em assistências na Liga, com média de 7 por jogo, além de 4 rebotes por encontro.

Campeonato Mundial de Indianápolis 2002: Com 19 anos de idade Leandrinho foi um dos 12 jogadores selecionado pelo técnico Hélio Rubens Garcia para defender o Brasil no Mundial. Participou de nove partidas, totalizando nove pontos, cinco assistências e cinco rebotes nos 21 minutos que esteve em quadra em todo o campeonato.

2001-2002: Teve um grande impacto na sua carreira como a primeira temporada como profissional no Brasil jogando pelo time de Tilibra/Bauru e tendo como técnico um dos melhores armadores da história do basquete brasileiro, Jorge Guerra, o Guerrinha. Nesta temporada, teve médias ótimas de 15,8 pontos, 6,4 assistências e 1,7 bolas roubadas por jogo. Finalizou a temporada como o quarto melhor jogador nos arremessos de três pontos, sexto da Liga em assistências e 11º em arremessos de dois pontos.

2000-2001: Como primeiro ano de juvenil (18 anos), Leandrinho jogou na equipe principal do Palmeiras, no Campeonato Paulista, obtendo 14,2 pontos de média, para depois se transferir para o Tilibra/Bauru em janeiro de 2001.

1999-00: Aos 17 anos, ainda cadete, Leandrinho voltou ao Palmeiras para jogar o Campeonato Paulista e sob o comando do técnico Lula Ferreira, atualmente na Seleção Brasileira.

Principais características: É um excelente arremessador de três pontos e tem também um grande talento para entrar com velocidade na defesa adversária. Tem um grande espírito de competição por nunca se dar por vencido.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Hawks-Cavaliers: Series Recap

    Relive the Eastern Conference Finals between the Hawks and Cavaliers as Cleveland advances to the NBA Finals with a series sweep over Atlanta.
  • Hawks-Cavaliers: Series Recap

    Relive the Eastern Conference Finals between the Hawks and Cavaliers as Cleveland advances to the NBA Finals with a series sweep over Atlanta.
  • Best of Phantom: Warriors Advance to NBA Finals

    Watch as the Warriors win game 5 against the Rockets and are crowned as Western Conference Champions, through the lens of our High-Definition Slow-Motion Phantom Camera.
  • Best of Phantom: Warriors Advance to NBA Finals

    Watch as the Warriors win game 5 against the Rockets and are crowned as Western Conference Champions, through the lens of our High-Definition Slow-Motion Phantom Camera.
  • The Finals Preview

    Matt Winer, Isiah Thomas and Dennis Scott preview the The Finals between the Warriors and the Cavaliers.
  • 'A Perfect Night'

    Steve Kerr, Stephen Curry and Harrison Barnes talk about winning the West Conference finals.
  • Rockets Grounded

    Kevin McHale, James Harden and Dwight Howard talk about losing the Western Conference finals
  • Riley Returns as Warriors Advance

    Riley Curry returns to the podium with dad in tow and the media eats it up.
  • Post Game: Klay Thompson

    Klay Thompson reacts after the Warriors' Game 5 victory.
  • Warriors vs. Rockets Game 5

    Stephen Curry scores 26 points to help the Warriors end a 40-year NBA Finals drought with a 104-90 win over the Rockets.
  • Harden Can't Connect

    James Harden's late game attempt is way off the mark.
  • WCF Trophy Presentation

    The Golden State Warriors receive the WCF Trophy after clinching the series in Game 5.