Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

O Retorno de Fab Melo

A tradição e a paixão pelo futebol influenciam, certamente, no pensamento esportivo do brasileiro. Para a maioria da população, bom é aquele atleta que faz gol. Esse é o cara.

As outras modalidades acabam sofrendo um pouco com isso, pois o nível de exigência é muito maior na identificação desses craques. No basquete, principalmente, quando o gol é substituído automaticamente pela cesta, a busca pelo cestinha é enorme.

Poucos entendem que o basquete não se limita a pontos. Outros fundamentos da modalidade da bola laranja são tão importantes quanto um arremesso de três ou uma enterrada. Um bom reboteiro, um líder em tocos ou assistências são, no basquete, peças fundamentais e devem ser idolatrados da mesma maneira que os cestinhas são.

Como essa análise mais profunda ainda é feita por poucos no país, muitos atletas brasileiros sofrem críticas por não serem o que o público gostaria que eles fossem. Ultimamente, o grande alvo foi o pivô Fab Melo, que até antes de passar pelo Draft da NBA era pouco conhecido, e hoje, já se exige pontos, mais tempo de quadra e grandes performances.

Calma minha gente! Fab Melo é um desses atletas que não vai fazer 20 pontos por partida na NBA. E quem, na verdade, consegue atingir esse patamar? Pouquíssimos jogadores.

Fab Melo vai se destacar na NBA na voluntariedade, no setor defensivo e tem totais condições de se tornar um dos grandes pivôs da liga. Mas antes de tudo isso, ele precisa de tempo e experiência de quadra. Afinal, sair do basquete universitário e ter de enfrentar todo dia atletas como Dwight Howard, Blake Griffin e Tim Duncan não é nem um pouco fácil.

O brasileiro acabou de passar num teste de fogo na D-League (Liga da Desenvolvimento da NBA) com ótimo desempenho e voltou ao Boston Celtics para continuar o processo de amadurecimento. Fab Melo chegou a bater o recorde de tocos (não de pontos) numa única partida do campeonato, 14, e teve uma excelente participação nos 12 jogos que atuou pelo Maine Red Claws.

O sucesso do pivô na NBA vai depender dele mesmo, é claro, mas um pouquinho de ajuda dos fãs brasileiros ajudar demais.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.