Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

O Futuro do Brasil

Dentre os 45 jovens talentos do basquete da América Latina, um brasileiro foi quem mais chamou a atenção de todos que estiveram presentes na última edição do Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras, em inglês), evento organizado anualmente pela NBA e, que este ano, foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, nesse final de semana.

O ala de 17 anos do Pinheiros/SKY, Bruno Caboclo, foi eleito o MVP (Melhor Jogador) do mini torneio que foi realizado durante a clínica e recebeu o troféu das mãos dos astros argentinos da NBA, que foram os monitores da garotada: Manu Ginobili, Pablo Prigioni, Carlos Delfino e Luis Scola.

É claro que poucas pessoas já tiveram a oportunidade de ver Caboclo em quadra, mas vale a pena guardar esse nome na mente, pois, a partir de agora, você leitor verá esse garoto mais constantemente.

O jogador mede 2,02m de altura e tem uma envergadura incrível de 2,30m. Com um biotipo bem parecido com o ala do Oklahoma City Thunder, Kevin Durant, Bruno Caboclo vem se destacando nas competições de base do basquete brasileiro. Na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o jovem atleta do Pinheiros mostrou todo seu potencial ao enfrentar jogadores com até cinco anos a mais do que ele.

Apesar de ser bem tímido e ainda ter que melhorar sua leitura de jogo, Bruno Caboclo já pode ser considerado completo ofensivamente, pois atua tanto de costas para a cesta, quanto de frente. O arsenal de jogadas do garoto é imenso, tendo, inclusive, muita facilidade para pontuar de trás da linha dos 3 pontos.

Nesta temporada, o jovem ala será integrado ao time principal do Pinheiros e terá a chance de treinar e, quem sabe, atuar um pouco pelo clube da capital de São Paulo no NBB e nas competições internacionais.

“Já tinha recebido outros prêmios de MVP, mas nunca em um torneio ou evento internacional deste nível, com ótimos jogadores de diversos países. É a primeira vez que participo desse evento. Foi uma experiência única conviver com alguns astros NBA e atletas de outros países. Aprendi muito coisas nesse período e sei que vou usar ao longo da minha carreira. Lá a gente tem acesso a muitas dicas e lições sobre técnica, sem contar que estamos em contato direto com grandes nomes do melhor basquete do mundo”, disse o jogador ao site oficial da Liga Nacional de Basquete (LNB.com.br).

Além de Bruno Caboclo, o Brasil esteve representado por mais cinco atletas: os armadores Luis Ricci, do Vivo/Franca, e Rafael Souza, do Paschoalotto/Bauru; o ala/armador Humberto Silva, do Pinheiros/SKY; e os alas Lucas Dias, do Pinheiros/SKY, e Guilherme Saad, da APABA/Santo André.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Warriors vs. Clippers

    Chris Paul and Blake Griffin combine for 40 points as the Clippers drop the Warriors in southern California.
  • Steph to David

    David Lee catches a nice pass and finishes with authority.
  • Paul And-One

    Chris Paul blows by Stephen Curry, gets fouled and sinks the shot.
  • Paul to DeAndre

    DeAndre Jordan takes the pass and finishes with an easy slam.
  • Lakers vs. Bulls

    Derrick Rose and Pau Gasol combine for 43 points as the Bulls beat the Lakers at the United Center.
  • Blake to DeAndre

    DeAndre Jordan finishes with a nice reverse jam.
  • Iguodala Misses Big Jam

    Andre Iguodala drives to the basket but misses his dunk attempt.
  • Iguodala's Big Slam

    Andre Iguodala drives to the basket and finishes with a tremendous slam.
  • Barnes And-One

    Harrison Barnes gets fouled and sinks a tough shot during the first quarter.
  • Barnes And-One

    Harrison Barnes gets fouled and sinks a tough shot during the first quarter.
  • Redick to Jordan

    DeAndre Jordan catches the pass and finishes with authority.
  • Knockin' It Down

    Wesley Johnson knocks down a three from the wing during the third quarter.