Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

O Fator Casa

É inegável que a vantagem do mando de quadra é fator preponderante para o sucesso de uma equipe. Essa máxima é válida para qualquer modalidade esportiva, afinal quem não gosta de jogar em seus domínios, contando com o apoio irrestrito de seu torcedor?

Na NBA isso não é diferente. É por isso que muitas equipes acabam se sacrificando um pouco além nas últimas partidas da Temporada Regular, a fim de galgar algumas posições na classificação e se beneficiar da vantagem de decidir séries em seus domínios. Essa importância de fazer a lição de casa ficou comprovada como nunca na primeira rodada dos Playoffs e todos os times que jogaram em seu ginásio venceram. Fato este razoavelmente raro, diga-se de passagem.

Outra coisa que chamou bastante a atenção é que quase todos os mandantes venceram com relativa facilidade suas partidas. A grande exceção foi o Denver Nuggets que precisou de um lance brilhante do armador Andre Miller para vencer (97 – 95) na última bola o Golden State Warriors, time este que agora jogará o resto dos playoffs sem seu principal jogador, o ala-pivô David Lee, contundido.

Ainda pelo Oeste, o vice-campeão Oklahoma Thunder passou por cima do Houston Rockets (120 – 91) com direito a um quase triple-double de Russel Westbrook, que anotou 19 pontos, 10 assistências e oito rebotes. No clássico entre San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers, o time do brasileiro Tiago Splitter levou a melhor e venceu por 91 – 79. Os Lakers sofreram para conquistar a vaga nos playoffs e agora sem Kobe Bryant não deverão dar trabalho ao sempre favorito time de Duncan, Parker e Ginobilli. Já a outra equipe de LA se deu bem (especialmente no último quarto de partida) e o Los Angeles Clippers bateu o Memphis Grizzlies por 112 – 91. Nesta partida, nada mais, nada menos que sete jogadores dos Clippers anotaram pelo menos dez pontos, o que comprova a força deste elenco.

Na Conferência Leste, o New York Knicks foi o único que teve um pouco mais de dificuldade para derrotar o Boston Celtics por 85 – 78. Bastante desfalcado, o banco de reservas dos Celtics anotou apenas quatro pontos. Em Indiana, os donos da casa contaram com triple-double e grande atuação do ala Paul George (23 pontos, 12 assistências e 11 rebotes) para derrotarem o Atlanta Hawks por 107 – 90.

O “estreante” Brooklyn Nets venceu sua primeira partida de Playoffs em grande estilo, batendo o Chicago Bulls por 106 – 89, com atuações sólidas de todos seus titulares. Já o atual campeão Miami Heat manteve o ritmo e com facilidade derrotou o Milwaukee Bucks por 110 – 87. Criticado na temporada passada, o banco de reservas do Heat fez a diferença, sendo responsável por 43 pontos (20, de Ray Allen).

Diferente de temporadas passadas, nesta, parece que os times com vantagem do mando de quadra levam boa vantagem sobre seus adversários e há uma grande possibilidade de todos passarem à próxima fase, algo quase impossível de imaginar em se tratando de NBA. E, você acredita em alguma surpresa? Algum visitante ainda vai dar trabalho nesta primeira rodada?

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets React to Loss

    Kevin McHale and James Harden react to the Game 2 loss to the Warriors.
  • Rockets React to Loss

    Kevin McHale and James Harden react to the Game 2 loss to the Warriors.
  • Rockets React to Loss

    Kevin McHale and James Harden react to the Game 2 loss to the Warriors.
  • Harden's Big Night

    Highlights from James Harden as he scores 38 points, grabbed 10 rebounds and dished out 9 dimes in the Rockets Game 2 loss.
  • Warriors on Win

    Steve Kerr, Andre Bogut and Stephen Curry talk about the Game 2 win for the Warriors.
  • Warriors on Win

    Steve Kerr, Andre Bogut and Stephen Curry talk about the Game 2 win for the Warriors.
  • Harden to Howard

    James Harden drives and finds Dwight Howard for the lob slam.
  • Warriors vs. Rockets Game 2

    Steph Curry scored 33 points and dished out six assists as the Warriors edge the Rockets 99-98 in a Game 2 thriller.
  • Thompson Layup From Curry

    Steph Curry finds Klay Thompson on the inbounds play for the layup.
  • Curry Rainbow Jumper

    Steph Curry hits the clutch high arching jumper from the elbow.
  • Splash Brothers Tie Up Harden

    Klay Thompson and Steph Curry collapse on James Harden and he is unable to get a potential game-winning shot off.
  • Harden Shows Frustration

    James Harden knocks down a curtain following Houston's one-point loss to Golden State in Game 2.