Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Nosso All-Star

Não era só o público brasileiro que acreditava que este era o ano que o Brasil teria o primeiro representante no All-Star Game da NBA. Jogadores, técnicos, imprensa e os fãs norte-americanos também estavam convictos de que o pivô do Cleveland Cavaliers, Anderson Varejão, deveria estar entre os 24 melhores atletas da maior liga de basquete do mundo.

Em sua nona temporada na NBA, Varejão vinha fazendo seu melhor campeonato. O pivô brasileiro liderava absoluto o ranking de rebotes, com 14,4 por jogo, e tinha aumentado bastante sua média de pontos, 14,1. Tudo isso aliado ao carisma e ao estilo de jogo que só ele possui.

Se não fosse a lesão na coxa direita sofrida no final do ano de 2012, ainda no comecinho da temporada, seguida pela embolia pulmonar, que assustou a todos no início de 2013, Varejão poderia sim ter disputado o jogo festivo em Houston, em fevereiro.

“Para falar a verdade, eu achava que ia ser convocado. Todo lugar que a gente ia jogar, a torcida, os técnicos dos outros times, eles vinham comentar comigo que eu ia para o All-Star Game este ano. Isso me conforta um pouco, sabe”, afirmou Varejão, em entrevista exclusiva para o NBA Brasil.

“Se não fosse pela lesão, eu tinha grandes chances. Poderia ter sido uma coisa muito importante para minha carreira. Seria algo histórico para o Brasil. Não é o que eu quero escutar, mas é uma coisa boa de ouvir”, completou o jogador.

A lesão na coxa já está 100% recuperada, mas a embolia ainda é algo que preocupa o pivô dos Cavs. No dia 16 deste mês, Varejão termina o período de medicação para afinar o sangue e retorna ao médico para avaliar seu estado. Independente disso, o jogador se mantém ativo, correndo, malhando e treinando com bola, com exceção apenas do contato físico, que ainda não é permitido.

“Com certeza foi um dos piores momentos da minha carreira porque foi logo após dois anos de lesões consecutivas. Três anos atrás, eu rompi o tendão do pé, depois no ano seguinte, fraturei a mão, e este ano, estava no meu melhor momento e numa jogada boba acabei me machucando. Seria uma lesão até rápida de se recuperar, mas depois veio a notícia da embolia. Essa última foi a mais complicada. Tem que ter muita paciência na recuperação agora”, comentou.

Independente da ausência na maioria dos jogos da temporada, Anderson Varejão é, ao lado de Kyrie Irving, o maior ídolo da torcida do Cleveland Cavaliers. O “Wild Thing” (Selvagem), como é carinhosamente chamado pela torcida na cidade do rock, está em casa e tem esse fator como grande motivação no seu período de recuperação.

“Desde que cheguei em Cleveland fui bem recebido. Os fãs me receberam muito bem. Aqui eu estou mais do que em casa. Eu só me vejo aqui e quero continuar jogando aqui por muitos anos”, afirmou Varejão.

Que a cabeleira do pivô brasileiro continue fazendo muito sucesso nas quadras da NBA! Boa recuperação, Andy...

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.