Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Uma final inesquecível

Sem dúvida alguma, será difícil esquecer esta série final da NBA. As duas melhores equipes da liga duelaram em partidas épicas. Uma verdadeira montanha-russa, repleta de emoções e reviravoltas, que só nos fazem amar ainda mais o esporte da bola laranja. Que temporada! Que grande final!

A sétima e decisiva partida também foi bastante equilibrada e extremamente nervosa. O San Antonio se destacava nas jogadas dentro do garrafão com Tim Duncan (24 pontos e 12 rebotes) e nas infiltrações de Kawhi Leonard (19 pontos e 16 rebotes) e Manu Ginobili (18 pontos e cinco assistências), mas não conseguia efeito na sua principal arma nesta série: as bolas de três pontos de Danny Green (apenas cinco pontos na partida) simplesmente não caíam. Por ironia do destino, a arma dos Spurs mudou de lado, e foi Miami quem se deu bem nas bolas de fora neste jogo 7. Shane Battier, destaque das finais do ano passado resolveu aparecer, fazendo pender a balança para os lados do time da Flórida. Foram seis bolas de três pontos para ele (18 pontos no jogo) e outras cinco de LeBron James.

E o que dizer de LeBron? O MVP da temporada e agora das finais (terceiro atleta na história a conseguir ser MVP da temporada regular e das finais por duas vezes seguidas, junto com Michael Jordan e Bill Russell; este último recordista com três) desequilibrou a partida. Foram nada mais, nada menos que 37 pontos e 12 rebotes. A tática de Gregg Popovich de tentar deixar LeBron fora do garrafão e assim conceder a ele certa “liberdade” para chutar acabou não surtindo efeito, e o camisa 6 esteve impossível nos arremessos de quadra (12 convertidos em 23 tentados).

Além dele, D-Wade novamente foi bem e contribuiu com 23 pontos e dez rebotes, e mesmo alternando bons e maus momentos, Mario Chalmers também se destacou ofensivamente anotando 14 pontos. Estas boas atuações acabaram compensando os péssimos desempenhos ofensivos de Chris Bosh, Ray Allen e Mike Miller que inacreditavelmente acabaram a partida zerados.

Mesmo com esta ligeira vantagem para Miami, os Spurs poderiam ter levado a partida para a prorrogação se não fossem alguns erros cometidos nos minutos finais por Tim Duncan e Manu Ginobili. Mas esta era a noite de LeBron que garantiu a vitória do Heat por 95 a 88 e o bicampeonato da NBA.

Melhor equipe da Temporada Regular e contando com o principal jogador da Liga (acho que agora aquela conversa de “amarelão” que vira e mexe aparece foi enterrada de vez, certo?), Miami mereceu o título e agora caminha para alcançar o objetivo que levou LeBron e Bosh para Miami: o surgimento de uma dinastia.

Infelizmente para nós brasileiros, não foi desta vez que tivemos um compatriota campeão da NBA. Splitter esteve muito, mas muito perto mesmo de conquistar esta façanha e, talvez, esta chance não surja novamente em um curto período de tempo. Mas quem sabe...

O que fica é a certeza de uma temporada sensacional. A saudade já começa a bater forte. Que não demore muito para a temporada 2013/2014 começar. Até lá!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Warriors-Rockets Series Recap

    Relive the exciting moments as the Warriors topped the Rockets in five games to earn a spot in the 2015 NBA Finals.
  • Hawks-Cavaliers: Series Recap

    Relive the Eastern Conference Finals between the Hawks and Cavaliers as Cleveland advances to the NBA Finals with a series sweep over Atlanta.
  • Hawks-Cavaliers: Series Recap

    Relive the Eastern Conference Finals between the Hawks and Cavaliers as Cleveland advances to the NBA Finals with a series sweep over Atlanta.
  • Best of Phantom: Warriors Advance to NBA Finals

    Watch as the Warriors win game 5 against the Rockets and are crowned as Western Conference Champions, through the lens of our High-Definition Slow-Motion Phantom Camera.
  • Best of Phantom: Warriors Advance to NBA Finals

    Watch as the Warriors win game 5 against the Rockets and are crowned as Western Conference Champions, through the lens of our High-Definition Slow-Motion Phantom Camera.
  • The Finals Preview

    Matt Winer, Isiah Thomas and Dennis Scott preview the The Finals between the Warriors and the Cavaliers.
  • 'A Perfect Night'

    Steve Kerr, Stephen Curry and Harrison Barnes talk about winning the West Conference finals.
  • Rockets Grounded

    Kevin McHale, James Harden and Dwight Howard talk about losing the Western Conference finals
  • Riley Returns as Warriors Advance

    Riley Curry returns to the podium with dad in tow and the media eats it up.
  • Post Game: Klay Thompson

    Klay Thompson reacts after the Warriors' Game 5 victory.
  • Warriors vs. Rockets Game 5

    Stephen Curry scores 26 points to help the Warriors end a 40-year NBA Finals drought with a 104-90 win over the Rockets.
  • Harden Can't Connect

    James Harden's late game attempt is way off the mark.