Tiago Splitter na História

Que Copa do Mundo, que nada! Vamos deixar de lado o verde-amarelo que colore o Brasil neste Mundial de futebol... A noite de 15 de junho de 2014 entra para a história do esporte tupiniquim com ‘brilhantes’ tons de preto e branco. Tiago Splitter, catarinense de Blumenau (SC), pivô do San Antonio Spurs, é o primeiro brasileiro campeão da NBA! Feito sem tamanho para o basquete nacional, uma proeza, uma façanha que levou exatos 26 anos para virar realidade - Rolando foi o primeiro brasileiro a atuar na liga americana, pelo Portland Trail Blazers, em 1988. Depois de quatro anos defendendo a franquia do Texas e de participar de duas finais, Splitter agora tem um anel de campeão no dedo. E o Brasil tem o seu primeiro campeão da NBA.


El Caminante

Foi vestindo a camisa 22 do texano Spurs que o gigante de 2,11m ajudou a franquia a conquistar seu quinto título na História. San Antonio fechou em 4 a 1 a série melhor-de-sete das Finais 2014, parando Miami e saboreando a esperada vingança após a traumática derrota de 2013. Dominante, implacável... San Antonio foi perfeito contra os então atuais bicampeões. Em casa, com o AT&T Center lotado... Uma conquista recheada de números, marcas, recordes e, sobretudo, mérito. Venceu o melhor time. Tiago, agora, faz parte da História.

Título que coroa uma caminhada. Lá se vão quase 15 anos desde que Splitter deixou o Brasil. Talento precoce, o catarinense deixou o país aos 15 anos rumo à Espanha, onde começaria a escrever sua história no basquete. Depois de passar por Blumenau (SC) e Joinville (SC), ainda um pré-adolescente, o galego chegava a Bilbao, no País Basco. Depois foi para Vitória, cidade com nome sugestivo. Lá, foi apresentado à famosa figura do ‘El Caminante’, - ou ‘O Andarilho’, em português (foto) - que, pela semelhança com o brasileiro, que se tornou ídolo local, passou a ser tratada pelos apaixonados torcedores do Baskonia como uma espécie de estátua do pivô.

Tida por muitos como a melhor liga do mundo fora dos Estados Unidos, a espanhola ACB viu o jovem Tiago crescer. Viu ele chegar aos atuais 2,11m, viu crescer também o seu basquete, evoluir e lapidar seu melhor jogo, enchendo os olhos dos amantes do esporte. Por lá, permaneceu por nove anos, virou referência, conquistou prêmios individuais, títulos e status, e chamou a atenção dos olheiros da NBA. O ‘chamado’ para a principal liga do mundo veio no Draft de 2007, como a 28ª escolha, mas somente em 2010 o galego arrumou as malas rumo à América.

Tiago não poderia ter ‘caído’ numa equipe melhor. A mais internacional das 30 franquias da NBA deixou Tiago à vontade. À vontade para se adaptar, à vontade para ter o tempo necessário para entender o jogo, à vontade para se sentir em casa. Querido pela torcida e tendo a confiança de Gregg Popovich, o brasileiro foi se transformando numa peça importante no esquema da equipe. Certa vez, perguntado pelos jornalistas sobre sua função no time, o brasileiro disse que ‘alguns caras sabem tocar o piano. Outros carregam o piano. E eu sou um desses que carregam’. Humildade que é uma de suas características.

O ‘Andarilho’ passou pela Espanha e conquistou a Europa. Em San Antonio, após 313 jogos, o ‘carregador de piano’ chegou ao ápice, alcançou o topo do mundo. Ídolo, uma das referências da Seleção Brasileira, que disputará o Campeonato Mundial 2014 (entre 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha), o pivô vê o seu nome agora escrito com letras douradas na maior liga e mais importante liga de basquete do mundo. Engana-se quem pensa que o brasileiro não vai dormir esta noite. Tiago Splitter vai, sim, viver o seu melhor sonho.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.