Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Sonhando acordado

Neste sábado, quando a bola subir para Washington Wizards x Chicago Bulls na HSBC Arena, o sonho de milhões de fãs brasileiros de basquete estará sendo realizado: finalmente, um jogo de NBA em solo tupiniquim. Para um desses fãs, a experiência será ainda mais especial, pois ele estará dentro da quadra: o pivô Nenê não só fará parte do sonho, como deve disputar logo a primeira posse do jogo. Após o treino desta sexta-feira no Clube de Regatas do Flamengo, o jogador confessou que já se sente sonhando antes mesmo de entrar em quadra.

Assista o jogo ao vivo aqui no NBA LEAGUE PASS! | Galeria de Fotos | Parte 2 | HOMEPAGE do GLOBAL GAMES RIO

- Já vem passando (um filme na minha cabeça) desde que cheguei aqui. Antes mesmo de chegar aqui! Já quando saímos de Washington, não conseguia dormir, o nervosismo já tomou posse. Está sendo muito gostoso aqui, essas aparições, todo esse tempo que estamos fazendo aqui está ocupando a mente, então a gente não fica tão nervoso, mas amanhã (sábado) vou ter aquele frio na barriga… Esse friozinho é bom, que você se prepara melhor, se concentra mais e dá o seu melhor - contou Nenê.

O pivô prometeu empenho para dar o show que o público espera, e afirmou que vai jogar para vencer ("Quem gosta de perder?", indagou aos repórteres). Por outro lado, afirmou que espera ver um show também nas arquibancadas. Segundo informações dos organizadores do jogo, 95% dos ingressos já foram vendidos até a manhã de sexta.


- A NBA é show, e o Brasil é show também. Sabe muito bem organizar uma festa, e a torcida sabe dar uma festa especial. Estamos fazendo história para o esporte brasileiro, é uma coisa surreal e fantástica o que estamos passando. O pessoal vai aparecer em massa no ginásio e vamos terminar muito bem - prometeu.

Nenê também comentou o momento do Brasil na NBA. Para esta temporada, seis jogadores (além dele, Tiago Splitter, Anderson Varejão, Vitor Faverani, Scott Machado e Fab Melo) estão em elencos da liga, e o pivô considera esta a hora certa para que os brasileiros se firmem.

- Os brasileiros estão criando confiança, não só o Vitor Faverani, mas mandei um text para o Fab Melo, parece que ele está bem e gostando de Dallas. A gente tem que ganhar confiança. Na NBA, não tem nada fácil. Mas quando vem a chance na mão, tem que morder - aconselhou Nenê.

A primeira partida da NBA no Brasil na história acontece neste sábado, às 18h (horário de Brasília), na HSBC Arena, e terá transmissão ao vivo da Rede TV! e da ESPN.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.