NBA reúne talentos juvenis para o Americas Team Camp, apresentado por Nike, em Toronto

Atletas da liga atuarão como treinadores e vão instruir jovens jogadores. Brasileiro Bruno Caboclo, dos Raptors, será um dos técnicos

A NBA vai reunir 60 dos melhores jogadores juvenis de Argentina, Brasil, Canadá, República Dominicana, México e Porto Rico no Americas Tam Camp, apresentado por Nike, evento que será realizado de 17 a 20 de agosto, no Mattamy Athletic Centre, em Toronto (Canadá).

O camp, que inclui quatro dias de exercícios de basquete e competição, dirigidas por jogadores e técnicos da NBA, terá as presenças do brasileiro Bruno Caboclo como um dos técnicos - o ala foi selecionado pelo Toronto Raptors no Draft 2014 -, participação de atletas canadenses da NBA, e Jay Triano, treinador da seleção canadense masculina e assistente-técnico do Portland Trail Blazers. A Canada Basketball, federação nacional local, vai utilizar o camp ainda para reunir técnicos canadenses de todo o país para treinamento.

Na programação de quatro dias do camp, os atletas vão participar de clínicas matinais para aprimorar os fundamentos do basquete e orientações para a vida pessoal, com jogos marcados para a parte da tarde. O camp será encerrado com a disputa da final de 5x5 e o ‘All-Star Game’ do evento no último dia.

- O camp é uma oportunidade para que esses garotos desenvolvam suas habilidades, aprendendo com quem trabalha diariamente com os melhores jogadores do mundo. Além disso, mostra a preocupação que temos, não apenas com o futuro da modalidade, em lapidar talentos, mas também em formar pessoas de bem, em passar valores, que possam conviver em grupo e tenham espírito esportivo - afirmou Daniel Soares, gerente de operações de basquete da NBA no Brasil.

Estarão presentes também ao camp os assistentes-técnicos Kenny Atkinson, do Atlanta Hawks, Chris Finch, do Houston Rockets, Brett Gunning, do Orlando Magic, Eric Hughes, do Brooklyn Nets, assim como Jama Mahlalela, suazi (nativo da Suazilândia) naturalizado canadense, do Toronto Raptors. Gersson Rosas, do Houston Rockets, será o diretor do camp. Treinadores dos países representados também participarão do camp para aprender ao lado dos técnicos da NBA.

- O Americas Team Camp, apresentado por Nike, é um dos programas de desenvolvimento de basquete mais eficientes do continente - afirmou Dan MacKenzie, vice-presidente e gerente geral da NBA Canadá. - A popularidade do basquete está crescendo no Canadá e estamos muito felizes de trabalhar ao lado da Nike como sede desse evento e buscando desenvolver ainda mais esses grandes jogadores.

Selecionados por NBA, Nike e pelas federações de basquete participantes, o Americas Team Camp, apresentado por Nike, vai reunir os melhores jogadores sub-17 dos países citados.

- Estamos muito animados por ter o Americas Team Camp, apresentado por Nike, no Canadá nesse verão - afirmou Michele O’Keefe, diretor-executivo da Canada Basketball. - Esta é uma grande oportunidade para mostrar aos nossos países amigos da FIBA Américas como é o Canadá, enquando apresentamos alguns dos nossos melhores jovens jogadores, treinadores e talentos da NBA.

Esta será a terceira edição do Americas Team Camp. Antes, o evento passou pelo Brasil, em 2010, e por Porto Rico, em 2012.

Abaixo a relação dos brasileiros inscritos no Americas Team Camp 2014.

Guilherme Santos - GR Barueri
Pedro Paulo Moreira - CA Paulistano
Victor Andre Camilo - CA Paulistano
Rafael Cintra Ribeiro - Minas Tênis Clube
Victor Bafutto - Lance Livre -Brasília
Tiago Zibecchi - CR Flamengo
Vitor Amorim - CR Flamengo
Henrique Gama Cerimelli - Bauru/Paschoalotto
Juliano Armani Monteiro - EC Pinheiros
Felipe dos Anjos - Real Madrid (Espanha)

Sobre a NBA no Brasil

A NBA inaugurou seu endereço no Brasil em setembro de 2012. Localizado no Rio de Janeiro, o escritório é o 15º pelo mundo, e tem como principal objetivo aproximar a liga dos fãs brasileiros. Para isso, possui parcerias com os canais ESPN e Space, e disponibiliza produtos oficiais licenciados pela LojaNBA.com, e-commerce administrado em parceria com a Netshoes. Desde que foi aberta oficialmente, a NBA Brasil vem realizando ainda mais eventos, promovendo ações e firmando parcerias, criando oportunidades de negócios e trabalhando em conjunto com as entidades que comandam o esporte pela massificação da modalidade no país. Desde 2002, a liga tem realizado eventos no país com frequência, tendo sido o ‘Latinos Unidos’ o projeto pioneiro. Em 2013, o Rio de Janeiro foi sede do primeiro jogo oficial da NBA no Brasil: Washington Wizards, de Nenê, e Chicago Bulls, se enfrentaram em uma partida válida pela pré-temporada, dentro do projeto Global Games. Na temporada 2013-2014, cinco atletas brasileiros atuaram na NBA: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns), Nenê Hilário (Washington Wizards), Vitor Faverani (Boston Celtics) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs), que se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga. Com mais de 500 mil fãs em suas redes sociais (Facebook.com/NBABrasil e @NBABrasil), a NBA no Brasil vem conquistando espaços importantes e expandindo a paixão pelo basquete no país.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Balancing Act

    Even though it doesn't count, Wesley Johnson's still gets style points for his shot attempt which balanced on the backboard before dropping in.
  • Johnson Cleans Up

    Wesley Johnson flies in for the putback slam off of Jordan Hill's miss.
  • Nuggets vs. Jazz

    Rudy Gobert records a career-high 20 points and 12 rebounds, Derrick Favors adds 19 points as the Jazz defeat the Nuggets.
  • Davis' Huge Oop

    Tyreke Evans tosses a nice alley-oop to Anthony Davis who finishes with the one handed flush.
  • Davis' Huge Oop

    Tyreke Evans tosses a nice alley-oop to Anthony Davis who finishes with the one handed flush.
  • Mavericks vs. Thunder

    Monta Ellis scores 26 points, and the Mavericks withstand a triple-double from Russell Westbrook to beat the Thunder 135-131.
  • Bulls vs. Bucks

    Michael Carter-Williams' 21 point, 10 rebound night powered the Bucks to a 95-91 win over the Bulls in Milwaukee.
  • Westbrook Records Another Triple-Double

    Russell Westbrook (31 points, 11 rebounds and 11 assists) records another triple-double on Wednesday versus the Mavericks.
  • Cousins Records Triple-Double

    DeMarcus Cousins (24 points, 21 rebounds and 10 assists) records a triple-double against the Rockets on Wednesday night.
  • Giannis Denies Moore

    Giannis Antetokounmpo runs down E'Twaun Moore and swats his layup attempt off the glass.
  • Tyreke Beats The Clock

    Tyreke Evans blows through the Lakers defense for a layup with .03 seconds left in the half.
  • Kaman Recieves Flagrant Foul

    Tempers flair after Chris Kaman pushes Chris Paul resulting in a flagrant foul.