Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Primeiros Passos

22ª escolha do ultimo Draft, o pivô brasileiro Fab Melo está participando da segunda etapa da Liga de Verão realizada em Las Vegas (a primeira foi em Orlando). Em sete partidas disputadas até agora, o novo pivô do Boston Celtics anotou médias de 6 pontos e 3,5 rebotes por partida, permanecendo 16 minutos em quadra.

Conversamos com Melo após a vitória sobre o Atlanta Hawks por 87 a 69, partida em que contribuiu com sete pontos e cinco rebotes, e o mineiro de Juiz de Fora nos contou um pouco sobre seus primeiros passos na NBA, o que os Celtics esperam dele e a vontade de jogar pela seleção brasileira.

Para começar, como você foi recebido pela organização do Boston Celtics?
A recepção em Boston foi ótima, desde os treinadores, diretoria, do General Manager até o roupeiro, todo mundo tem me tratado bem e é desta forma que eu trato as pessoas também. Até agora está tudo indo muito bem.

E quanto aos jogadores que foram recrutados junto com você?
Da mesma forma. Estivemos em Orlando onde nos conhecemos. Posso dizer que já temos certa química e isso é bastante positivo.

Já foi apresentado aos veteranos da equipe?
Na verdade ainda não. Eu encontrei apenas com Kevin Garnett quando fui fazer exames médicos. Pude conversar um pouco com ele e foi muito legal.

Por falar em Garnett, como será tê-lo como um possível mentor?
Vai ser muito legal tê-lo com mentor. Estou ansioso para retornar a Boston e começar a treinar com ele. Quero aprender muito com todos os jogadores e tenho certeza que será uma ótima experiência.

Você já teve oportunidade de conversar com o treinador Doc Rivers?
Sim, eu já me encontrei com Doc. Logo quando fui selecionado falei com ele pelo telefone.

E o que ele te disse?
Ele falou que me queria no time devido às coisas que eu fiz em Syracuse. Correr pela quadra toda, pegar rebotes, defender, e ele me disse que minha parte ofensiva irá se desenvolver com o tempo.

Como têm sido para você participar da Liga de Verão?
Tem sido ótimo. Eu não disputava uma partida oficial desde que a temporada acabou para a equipe de Syracuse. É muito bom estar aqui e jogar estas partidas, especialmente na frente desta platéia. Estou me divertindo em quadra. Estava ansioso por jogar basquete novamente. Ainda não estou 100% fisicamente, mas estou chegando lá.

O que os treinadores têm passado para você em termos do que fazer em quadra durante as partidas da Liga de Verão?
O principal é sobre como defender o corta-luz. Eles querem que eu me comunique em quadra, pegue rebotes, defenda e consiga receber algumas faltas de ataque. Coisas que eu já fazia em Syracuse, e razão que me levou a ser selecionado pelos Celtics.

O que você precisa melhorar no seu jogo?
A rotação. Preciso me acostumar a ela. Eu defendia zona em Syracuse, portanto eu não estou muito acostumado a sair para ajudar a marcar um corta-luz por exemplo. Além disso, preciso melhorar no ataque. Sei que isso vai acontecer com o passar dos jogos, onde eu me sentirei mais confortável jogando.

Como você se sente em fazer parte do grupo de jogadores brasileiros na NBA?
Com certeza estou muito orgulhoso de fazer parte do time de brasileiros na NBA. Definitivamente no Brasil as portas estão se abrindo novamente para o basquete. O esporte está crescendo muito no país e era isso que nós estávamos esperando, ter mais jogadores brasileiros na liga, especialmente agora que sediaremos as próximas Olimpíadas.

Sobre seleção brasileira. É um objetivo fazer parte dela?
Com certeza absoluta quero estar na seleção brasileira e, principalmente participar das próximas Olimpíadas no Rio de Janeiro. Quero muito defender meu país.

Para terminar, você já sente preparado para a NBA?
Sim, me sinto preparado para estar na NBA. Sei que será um processo lento, mas eu sou um cara bastante paciente. Não me sinto pressionado de forma alguma, quero melhorar meu jogo com o tempo. Sei que posso ajudar meu time na defesa, eu apenas tenho que trabalhar muito e me aprimorar em alguns aspectos, e isso com certeza acontecerá com o passar dos jogos.

Colaboraram nessa matéria: Kevin Scheitrum (NBA.com) e Adriano Albuquerque (NBA Brasil).

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.