Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Fator Casa

Existe uma máxima em qualquer esporte: você nunca deve perder uma partida em sua casa. Este é o preceito inicial que uma equipe competitiva deve ter em mente se quiser alcançar títulos, recordes ou pelo menos algum respeito.

E o que temos acompanhado até agora nas finais tanto do Leste quanto do Oeste é exatamente isso. Jogar em sua quadra e com a torcida a favor tem feito grande diferença em ambas as séries, que seguem empatadas, com os times vencendo as duas partidas que fizeram em casa.

E isso não é de se estranhar, afinal Miami Heat e San Antonio Spurs foram justamente as duas equipes com melhor aproveitamento em casa (28 vitórias e cinco derrotas) na temporada regular. Oklahoma City Thunder também foi bem com apenas sete derrotas. Já o Boston Celtics, por sua vez, perdeu nove vezes e apesar do desempenho inferior ao dos outros, conta sempre com sua fanática torcida nas decisões.

Com a vantagem de decidir as respectivas séries em casa e principalmente com o enredo apresentado até agora, podemos considerar Heat e Spurs como grandes favoritos a chegarem à grande final da NBA. Entretanto, a responsabilidade destas equipes será enorme nos Jogos 5, a serem realizados hoje e amanhã novamente em Miami e San Antonio, e que ganham caráter decisivo, afinal uma derrota em casa poderá possivelmente significar uma eliminação.

Tanto Boston quanto Oklahoma ganharam muita moral após vitórias convincentes e irão visitar os adversários muito mais leves, especialmente o time de Kevin Durant & Cia que não deu a mínima chance aos Spurs jogando em Oklahoma e que aparentemente achou a fórmula para parar o ímpeto do armador Tony Parker. O Boston também conseguiu minimizar o estrago feito pela dupla LeBron/D-Wade, que se ressente muito da companhia do ala Chris Bosh (que poderá retornar em breve), único que pode fazer frente a Kevin Garnett.

Certamente teremos jogos emocionantes nestes próximos dois dias. Resta saber quem será a primeira equipe a perder em casa nestas finais de Conferência. Algum palpite?

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.