Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Eles Estão De Volta

Não há como negar, depois de 2007 o San Antonio Spurs estagnou, ou melhor, despencou. Inúmeras contusões e a idade avançada dos atletas eram alguns dos motivos alegados para explicar o mau desempenho das últimas temporadas.

Porém, a temporada 2011/2012 tem marcado o ressurgimento da franquia. Segunda melhor equipe da Conferência Oeste (36 vitórias e 14 derrotas), o San Antonio voltou a ameaçar os favoritos ao título da NBA. O elenco está muito mais balanceado, se reforçou e agora conta com um banco de reservas bastante interessante.

O ala Richard Jefferson, que chegou como grande esperança e não convenceu foi trocado por Stephen Jackson, que além de conhecer muito bem a equipe que defendeu por duas temporadas entre 2001 e 2003, parece bastante disposto a contribuir eficientemente com o grupo.

Além disso, os texanos trouxeram o ala-pivô francês Boris Diaw, que em forma pode contribuir bastante no revezamento com Tim Duncan, DeJuan Blair, Tiago Splitter e Matt Bonner.

Os jogadores mais jovens da equipe também têm sido fundamentais para a boa campanha até agora. O novato Kawhi Leonard tem impressionado, tanto no ataque como principalmente na defesa, e já aparece frequentemente no quinteto inicial escalado por Greg Popovich. Danny Green é outro que vira e mexe entra como titular. O ex-jogador do Cleveland melhorou bastante nesta temporada. O brasileiro Tiago Splitter tem tido mais minutos em quadra e já começa a mostrar um pouco do seu talento. Além disso, Gary Neal continua mantendo as boas atuações do ano passado e até DeJuan Blair, a quem sempre critiquei, tem tido atuações sólidas e convincentes.

O que não muda é o desempenho sempre acima da média do armador Tony Parker e do ala Manu Ginobili. Parker está sobrando nesta temporada e Manu, mesmo sofrendo com contusões, mostra uma liderança mais do que necessária aos Spurs. O time é outro quando ele está em quadra. Completando o trio, temos Tim Duncan. Criticado por muitos e motivo de deboche por outros, devido a sua idade, Duncan ainda merece o respeito de todos e ainda pode decidir partidas.

Uma pena a aposentadoria precoce do talentoso armador TJ Ford, que poderia dar alguns minutos de descanso a Tony Parker e até formar uma grande dupla com o francês. O armador australiano Patrick Mills chegou para suprir essa ausência. Mas, mesmo assim, Ford fará muita falta.

Certamente os Spurs darão muito trabalho nesses Playoffs. Resta saber se conseguirão encarar de igual para igual o sempre respeitado L.A Lakers, o atual campeão Dallas Mavericks e, principalmente, o Oklahoma Thunder que vem sobrando nesta temporada.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.