Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Brazucas em alta

Definitivamente esta tem sido uma boa temporada para os brasileiros na NBA. Nenê, Anderson Varejão, Leandrinho e Tiago Splitter têm comprovado jogo a jogo que são peças importantes para suas equipes.

Nenê e Varejão são titulares indiscutíveis. O primeiro teve seu contrato renovado por cifras bastante altas, o que apenas atesta ainda mais seu papel de destaque no Denver Nuggets. O pivô é um dos poucos ídolos que permaneceram em Denver, e hoje é um dos líderes do time com médias superiores a 14 pontos e oito rebotes por partida. Sempre bem cotado entre os pivôs da Conferência Oeste, Nenê sonha disputar neste ano seu primeiro All-Star Game. Tarefa difícil, mas nada impossível.

Voltando de uma séria contusão que o fez disputar apenas 31 partidas na temporada passada, Anderson Varejão voltou com tudo. O capixaba vem tendo sua melhor temporada na NBA, com 10 pontos e 11 rebotes por jogo, em média. É titular absoluto do Cleveland Cavaliers e vem colecionando elogios de companheiros de equipe e até de rivais. Após anotar 20 pontos e 20 rebotes na partida contra o Boston Celtics, realizada na última terça-feira, Doc Rivers, treinador dos Celtics, afirmou que Anderson “é sempre um All-Star e faz seu papel perfeitamente”. Já Paul Pierce disse que o brasileiro “é provavelmente um dos jogadores mais subestimados da liga”. Depois de um ano bastante complicado, Varejão está dando a volta por cima, brilhantemente.

Já Leandrinho e Tiago Splitter ainda não conseguiram a titularidade, mas ambos têm contribuído quando entram em quadra, e já começam a ganhar cada vez mais tempo em quadra. Em seu primeiro ano no Canadá, Leandrinho não foi bem, sofreu com contusões e com poucos minutos que tinha em quadra. Com a greve na Liga, o armador passou algum tempo jogando no Flamengo e recuperou seu melhor jogo. Nesta temporada, Leandrinho tem feito ótimas apresentações, sendo, inclusive, cestinha do Toronto Raptors em alguns jogos. Atualmente ele tem média de 13 pontos por partida. Estaria de volta o melhor sexto-homem de 2007? Tomara que sim.

Tiago Splitter teve um começo bastante difícil na NBA. Sofreu muito em seu primeiro ano com o San Antonio Spurs, com dificuldades normais de adaptação e pouco tempo de jogo. Mas nesse ano as coisas estão bem diferentes. Splitter parece ter ganho mais confiança e as chances estão surgindo. Hoje, o pivô brasileiro é super importante para a rotação aplicada pelo treinador Gregg Popovich, e tem tido atuações sólidas, mantendo boa regularidade. Com médias de nove pontos por partida e quase seis rebotes, podemos dizer que Splitter está começando a mostrar na NBA o talento que todos já conhecem na Europa e no Brasil.

A boa temporada dos brasileiros é uma ótima notícia não apenas para os torcedores, mas também para o técnico da seleção verde-amarela, Rubén Magnano, afinal, logo mais teremos as Olimpíadas de Londres, e o Brasil tem tudo para chegar forte em uma competição que há muito tempo não conseguia participar. Que a boa fase continue até lá.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Heat

    Justin Hamilton scores 21 points, with James Ennis scores 19 points as the Heat top the Rockets 92-81.
  • Jazz vs. Sixers

    Jordan McRae and Sean Kilpatrick each score 20 points to lead the Sixers over the Jazz 74-70.
  • Postgame: Delonte West

    Delonte West talks with the media about trying to get back in the NBA with the Clippers.
  • Postgame: Dante Exum

    Dante Exum speaks with Jared Greenberg after an impressive debut in a loss versus the Sixers.
  • Two Man Game

    Off the pick and roll, Nick Johnson makes the inside feed to Tarik Black for the power flush.
  • Return To Sender

    Tarik Black tries the hookshot on the block and Justin Hamilton rejects the shot out of bounds.
  • Return To Sender

    Tarik Black tries the hookshot on the block and Justin Hamilton rejects the shot out of bounds.
  • Return To Sender

    Tarik Black tries the hookshot on the block and Justin Hamilton rejects the shot out of bounds.
  • Return To Sender

    Tarik Black tries the hookshot on the block and Justin Hamilton rejects the shot out of bounds.
  • Quin Snyder Interview

    Utah Jazz Head Coach Quin Snyder speaks with Jared Greenberg about the Jazz draftees and their performance in Summer League.
  • Quin Snyder Interview

    Utah Jazz Head Coach Quin Snyder speaks with Jared Greenberg about the Jazz draftees and their performance in Summer League.
  • Big Boy Pants

    Elijah Millsap drives for the inside attempt and Rudy Gobert swats the shot out of the vicinity.