Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

NBA dá o presente no Dia das Crianças

Há dois anos, o comissário da NBA, David Stern, prometeu numa coletiva de imprensa que a liga levaria um jogo de pré-temporada para o Brasil até 2014, com, no máximo, um adiamento até 2016. Pois bem, quando eu já começava a pedir aos nossos contatos dentro da NBA uma entrevista para cobrar essa promessa, foi divulgado, nesta terça-feira, a programação dos jogos internacionais de pré-temporada deste ano. Entre os sete países visitados, está o nosso Brasil, que sediará, no dia 12 de outubro no Rio de Janeiro, a partida entre Chicago Bulls e Washington Wizards.

Golaço da NBA. Vai trazer talvez o time mais popular da liga no Brasil, Chicago Bulls, para enfrentar o Washington Wizards, que tem no elenco atualmente dois brasileiros: Nenê e Leandrinho (embora este último, como expliquei no meu último post, dificilmente vá continuar na equipe). E tudo isso no Dia das Crianças, 12 de outubro, um feriado no sábado, o que diminui o caos urbano e de trânsito que levará ao ginásio da HSBC Arena. Uma aula para os dirigentes esportivos brasileiros, que continuam correndo de marcar eventos em datas festivas e desperdiçam oportunidades de se destacar frente à concorrência.

Será Dia das Crianças e a arena estará lotada delas. Serão crianças de todas as idades: as que atualmente têm até 18 anos e aquelas que, como eu, voltarão a ter a idade que tinham quando viram sua primeira partida de NBA. Comecei a acompanhar com oito anos de idade, em 1990, logo após meu amado Detroit Pistons conquistar seu segundo título. Naquele ano, começou o reinado do Bulls que nos visitará neste ano, e muitos rapazes e senhores com mais de 20 e muitos anos reverterão aos seus 8, 10, 15 anos de idade ao verem Derrick Rose em quadra, vestindo a camisa pela qual se encantaram ao ver ostentada por Michael Jordan e Scottie Pippen. Alguns até lembrarão de terem começado a torcer pelo oponente Wizards justamente porque Jordan encerrou a carreira lá, e mais outros poucos se sentirão crianças novamente como quando se encantaram com Rod Strickland e Chris Webber representando o antigo Washington Bullets.

Sabemos como são jogos internacionais de pré-temporada: astros em quadra por pouco tempo, jogando em marcha lenta, em começo de preparação. Ainda assim, teremos a oportunidade de ver, pelo menos por alguns minutos, um duelo entre dois dos melhores armadores no "mano a mano" na NBA atualmente: Derrick Rose x John Wall. Só isso já vale o ingresso. Agora, intensifico a torcida para que o Wizards mantenha Leandrinho e venha para o Brasil com dois brasileiros no elenco, o que daria um brilho especial ao jogo.

E, torcida, vamos fazer bonito, hein? Organização na entrada, sem briga nos arredores do ginásio, nada de lixo no chão. Não é por ser no Dia das Crianças que podemos fazer mal criação! Vamos justificar que a NBA volte muito mais vezes aqui. E não só aqui, no Rio, mas em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Floripa, PoA, Recife, Fortaleza, Manaus, Macapá e por aí vai…

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.