Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Muita Paciência e Determinação

Nove meses. Foi esse período de recuperação que o ala/armador brasileiro Leandro Barbosa ouviu do médico ortopedista, após os exames que confirmaram a ruptura do ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo.

Uma lesão nunca é uma coisa boa, mas nesse caso, ela não poderia ter vindo num momento pior. Leandrinho estava crescendo de produção na equipe do Boston Celtics, ganhando mais tempo de jogo e responsabilidades. Sair de quadra, carregado, no dia 11 de fevereiro no jogo contra o Charlotte Bobcats, é uma cena que não sai da memória do atleta.

Apesar de ter sido trocado para o Washington Wizards, no último dia de transferências dessa temporada da NBA, Leandrinho ainda não teve tempo de se mudar para a capital dos Estados Unidos e faz seu tratamento de recuperação na cidade de Boston. Mesmo sabendo que a lesão no joelho foi a mais difícil de toda a sua carreira, o ala/armador se mantém confiante para voltar às quadras o mais rápido possível.

“Se depender de mim, semana que vem estou em quadra (risos). Mas dependendo do meu joelho não dá para eu precisar uma data ainda”, disse Leandrinho, em entrevista exclusiva ao NBA Brasil.

“A única coisa que eu sei é que vai ser bem antes do que estão me falando. Tenho que ter muita tranquilidade e paciência para eu poder voltar no momento certo e 100% recuperado”, completou.

Desde que Leandro Barbosa chegou à NBA, o jogador ficou marcado pela dedicação extrema nos treinamentos. Leandrinho é um daqueles atletas que sempre após o final do treino estará lá na quadra fazendo arremessos ou tentando aprimorar alguns movimentos. E a lesão no joelho não impede o jogador de continuar mantendo o contato com a bola laranja.

“Para ser sincero, eu gosto muito da bola. Então eu continuo arremessando. Hoje, o que está machucado é o meu joelho, mas eu sento numa cadeira e fico fazendo molde. Dou uns 100, 150 chutes por dia, para também não esquecer a mecânica do meu arremesso. E, assim, vou para casa com a missão de dever cumprido”, afirmou Leandrinho.

“Até quando eu estava no Boston, depois de uma sequência grande de jogos, o Danny Ainge (dirigente do Boston Celtics) fechava o ginásio e não permitia que os jogadores fossem arremessar, para que a gente descansasse mesmo. Eu ia assim mesmo... tomava umas multas e tal, mas eu sabia que era uma coisa que eu precisava fazer”, disse o jogador brasileiro.

A recuperação é longa e exigirá muita paciência de Leandrinho, que não está trabalhando forte somente para voltar à NBA, mas também para voltar à Seleção Brasileira no ano que vem e defender o país no Mundial de 2014, no final de agosto, na Espanha.

“A partir do momento que eu for convocado, eu vou estar pronto para jogar pela Seleção. Evidentemente que não vai ser possível estar com o grupo na Copa América. Mas, com certeza, se eu tiver a oportunidade de ser chamado para o Mundial e outros campeonatos, essa é minha prioridade”, relatou.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.