História da WNBA

No dia 24 de abril de 1996, o Conselho de Governadores da NBA aprovou a idéia de uma liga nacional de basquete feminino. Assim a WNBA então iniciou sua primeira temporada em junho de 1997.

No dia 7 de agosto, Val Ackerman foi eleito o primeiro presidente da WNBA. Logo no dia 30 de outubro oito times foram anunciados para a temporada inaugural. E como a NBA, a WNBA também foi dividida em duas conferências. A Conferência do Leste (Charlotte, Cleveland, Houston, New York), e a Conferência do Oeste (Los Angeles, Phoenix, Sacramento, Utah).


Janeth Arcain

NBAE/Getty Images
No próximo ano, no dia 22 de janeiro, designaram as primeiras 16 jogadoras a seus times. A primeira brasileira a assinar um contrato com a WNBA foi Janeth Arcain no dia 3 de fevereiro de 1997.

Entre os dias 19 e 22 de abril de 1997, inaugurou-se o primeiro WNBA Pre-Draft Camp (campo de concentração antes do draft) no Disney’s Wide World of Sports Complex em Orlando, Flórida. E logo no próximo dia 28 aconteceu o primeiro WNBA Draft no NBA Entertainment Studios em Secaucus, Nova Jersey.

Em maio, a WNBA lançou o site WNBA.com e os uniformes oficias da WNBA. A partida inaugural da WNBA foi no dia 21 de Junho às 16:00 hrs quando New York jogou em Los Angeles, o que deu inicio a primeira temporada da WNBA.

Nas primeiras semifinais da WNBA, Houston derrotou Charlotte 70 -54 e New York venceu Phoenix 59-41. No dia 30 de agosto foi a WNBA Championship Game (final), onde Houston venceu New York, 65-51, e assim vencendo o primeiro campeonato da WNBA.

Em outubro houve varias mudanças no mundo da WNBA. A WNBA anunciou que a temporada de 1998 começaria no dia 11 de junho e também que cada time jogaria 30 partidas durante a temporada regular (de 28 anteriores). Ainda, haveria um All-Star Game durante a temporada de 1999.

Os playoffs do 1998 WNBA Championship também foram mudados. Estes teriam como os dois primeiros times da chave os campeões da Conferência do Leste e do Oeste, enquanto os outros dois times com o melhor recorde da temporada regular independente da conferência preencheriam o restante da chave. Estes quatro times competiriam em duas séries semifinais de melhor-de-três. Os vencedores da semifinal então jogariam entre si em uma série de melhor-de-três para determinar o campeão do 1998 WNBA Championship.



No dia 11 de novembro de 1997, Detroit e Washington foram oficialmente aprovados como os dois novos times da expansão da WNBA para a temporada de 1998. Os dois competem pela Conferência do Leste enquanto o Houston Comets mudou de conferência e joga agora pela Conferência do Oeste.

No próximo mês, a WNBA assinou a brasileira Alessandra Santos de Oliveira. E depois foi a vez da brasileira Leila de Sousa Sobral no dia 22 de janeiro de 1998.

Hoje a WNBA continua crescendo forte por todo o mundo.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • D-Mo Delivers

    Donatas Motiejunas gets the feed from James Harden and makes the behind-the-back pass to Tarik Black for the inside bankshot.
  • Roberts 3-pointer

    Big Al Jefferson dishes to Brian Roberts for the deep three.
  • Ross Fingeroll

    Terrence Ross runs the break and finishes with the smooth lob layup from Kyle Lowry.
  • Shake and Bake

    DeMarre Carroll shake, bakes and drops the runner.
  • Noah Bullies Celtics

    Joakim Noah scores 15 points and grabs 14 rebounds to help the Bulls defeat the Celtics in Boston.
  • Bulls vs. Celtics

    Derrick Rose (21 points, 4 assists) led the Chicago Bulls to a 109-104 win in Boston on Friday.
  • Rose to the Hoop

    Derrick Rose drives through the Celtics defense straight to the hoop in the third quarter.
  • Bulls vs. Celtics: First half

    At the half, the Celtics lead the Bulls 60-54 behind Brandon Bass' 11 points off the bench.
  • A Tommy Point for Bass

    Brandon Bass tips in the missed shot for the Celtics, much to Tommy Heinsohn's delight.
  • Rondo Gets A Step

    Rajon Rondo beats his defender and gets to the rim for a tough layup.
  • Thanksgiving Football

    The Celtics warm up with a little ''football'' before their game with the Bulls.
  • Brewer Dunk

    Cory Brewer steals the ball and goes coast-to-coast for the slam.