História da WNBA

No dia 24 de abril de 1996, o Conselho de Governadores da NBA aprovou a idéia de uma liga nacional de basquete feminino. Assim a WNBA então iniciou sua primeira temporada em junho de 1997.

No dia 7 de agosto, Val Ackerman foi eleito o primeiro presidente da WNBA. Logo no dia 30 de outubro oito times foram anunciados para a temporada inaugural. E como a NBA, a WNBA também foi dividida em duas conferências. A Conferência do Leste (Charlotte, Cleveland, Houston, New York), e a Conferência do Oeste (Los Angeles, Phoenix, Sacramento, Utah).


Janeth Arcain

NBAE/Getty Images
No próximo ano, no dia 22 de janeiro, designaram as primeiras 16 jogadoras a seus times. A primeira brasileira a assinar um contrato com a WNBA foi Janeth Arcain no dia 3 de fevereiro de 1997.

Entre os dias 19 e 22 de abril de 1997, inaugurou-se o primeiro WNBA Pre-Draft Camp (campo de concentração antes do draft) no Disney’s Wide World of Sports Complex em Orlando, Flórida. E logo no próximo dia 28 aconteceu o primeiro WNBA Draft no NBA Entertainment Studios em Secaucus, Nova Jersey.

Em maio, a WNBA lançou o site WNBA.com e os uniformes oficias da WNBA. A partida inaugural da WNBA foi no dia 21 de Junho às 16:00 hrs quando New York jogou em Los Angeles, o que deu inicio a primeira temporada da WNBA.

Nas primeiras semifinais da WNBA, Houston derrotou Charlotte 70 -54 e New York venceu Phoenix 59-41. No dia 30 de agosto foi a WNBA Championship Game (final), onde Houston venceu New York, 65-51, e assim vencendo o primeiro campeonato da WNBA.

Em outubro houve varias mudanças no mundo da WNBA. A WNBA anunciou que a temporada de 1998 começaria no dia 11 de junho e também que cada time jogaria 30 partidas durante a temporada regular (de 28 anteriores). Ainda, haveria um All-Star Game durante a temporada de 1999.

Os playoffs do 1998 WNBA Championship também foram mudados. Estes teriam como os dois primeiros times da chave os campeões da Conferência do Leste e do Oeste, enquanto os outros dois times com o melhor recorde da temporada regular independente da conferência preencheriam o restante da chave. Estes quatro times competiriam em duas séries semifinais de melhor-de-três. Os vencedores da semifinal então jogariam entre si em uma série de melhor-de-três para determinar o campeão do 1998 WNBA Championship.



No dia 11 de novembro de 1997, Detroit e Washington foram oficialmente aprovados como os dois novos times da expansão da WNBA para a temporada de 1998. Os dois competem pela Conferência do Leste enquanto o Houston Comets mudou de conferência e joga agora pela Conferência do Oeste.

No próximo mês, a WNBA assinou a brasileira Alessandra Santos de Oliveira. E depois foi a vez da brasileira Leila de Sousa Sobral no dia 22 de janeiro de 1998.

Hoje a WNBA continua crescendo forte por todo o mundo.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.