Foi a paixão pelo basquetebol que trouxe Rubens Borges ao jornalismo. De 2005 até 2011 Rubens foi repórter do BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br). Após sair do BasketBrasil, Rubens não conseguiu ficar longe do basquetebol por muito tempo e criou o Hit The Glass (http://www.hittheglass.blogspot.com.br) onde segue iluminando os fãs da NBA.

Em Busca de Uma Identidade

Bem vindos à seção do “Blog Squad Brasil”, uma coleção de matérias de opinião, de jornalistas, artistas, jogadores e especialistas em basquetebol ao redor do mundo, quem quer compartir os seus pensamentos e opiniões sobre a NBA com você. Aqui você poderá consultar as colunas de opinião de cada um dos nossos convidados especiais.

Os pontos de vista expressados no Blog Squad Brasil representam unicamente a visão daqueles que escrevem neste. Não representam a posição da NBA.com/Brasil, da NBA ou de alguma equipes da liga.

Algumas equipes focam no ataque, outras focam na defesa. Algumas equipes têm várias maneiras de vencer uma partida, outras desafiam seu time a tirá-las da rotina estabelecida com muito treinos. Ter uma identidade, saber o que você vai fazer em quadra, é o primeiro passo para a vitória.

O Memphis Grizzlies tem uma identidade clara: grit n grind. Com Zach Randolph e Marc Gasol no garrafão Memphis vai insistir em arremessos perto da cesta e massacrar seu ataque com uma defesa. Memphis sabe o que vai fazer, os adversários sabem o que vai acontecer. O maior desafio para derrotar o Grizzlies é tirar o time da zona de conforto.

Apesar de uma equipe ter mais armas à disposição, o Los Angeles Clippers e o Miami Heat têm identidades parecidas no ataque. Entregar a bola para Chris Paul/LeBron James e deixar que eles criem oportunidades. É na defesa que a coisa muda. Heat defende, Clippers não. Simples assim.

O Chicago Bulls depende de sua defesa. Com jogadores limitados no ataque, o Bulls pensa em defesa em primeiro lugar, pensa em defesa em segundo lugar, pensa em defesa em terceiro lugar, pensa em de... Bom, vocês entenderam. No ataque, Chicago depende demais de Derrick Rose e vai continuar assim enquanto o elenco for esse.

Do outro lado da discussão, algumas equipes ainda procuram uma identidade. E isso pode atrapalhar o início da temporada.

O New York Knicks conseguiu 54 vitórias com dois armadores em quadra e Carmelo Anthony como ala-pivô. O Knicks diminuía o ritmo do jogo, controlava a bola, não cometia turnovers e dava o mínimo de oportunidades ofensivas possível para os adversários. E muitos arremessos de 3 pontos.

Sem Jason Kidd e com a chegada de jogadores como Andrea Bargnani e os novatos como Tim Hardaway Jr. o time nova-iorquino tenta mudar sua identidade. New York tem corrido mais, o que resulta em mais turnovers, o que resulta em mais oportunidades para os adversários. O Knicks também tem usado menos smallball com dois armadores e mais times altos. A confusão que isso tem causado em quadra é evidente no tipo de arremessos do time nesta pequena amostra de três partidas.

Ao contrário do Knicks, o Golden State Warriors mudou sua identidade e tem funcionado. Com Andrew Bogut jogando e a chegada de Andre Iguodala, o Warriors parece ter virado um time com uma defesa excelente. Se os dois continuarem assim, Golden State pode ter uma das melhores defesas da temporada.

Mas Golden State tem uma identidade já estabelecida nesta jovem temporada. Só depende da continuidade.

O New Orleans Pelicans não mudou drasticamente sua identidade desde a última temporada. Na verdade, o time ainda busca uma. Uma coisa é clara, qualquer identidade que NOPE encontre será em torno de Anthony Davis. Davis é uma lula gigante, braços imensos e ativos tanto no ataque quanto na defesa. Davis parece determinado a tomar conta do time.

O grande obstáculo na busca por uma “cara” para New Orleans é a saúde de Eric Gordon. Quando saudável, Gordon é um dos melhores pontuadores da NBA. Infelizmente, saúde é algo que escapa de Gordon como um gato fugindo de um cachorro em um lugar cheio de árvores, ou algo assim. Para participar ativamente de qualquer identidade do Pelicans, Gordon deverá permanecer em quadra.

Que tal um time que tem uma identidade e tenta colocar uma nova adição nela? O Houston Rockets teve um ataque cheio de pick-and-rolls na última temporada. Com Dwight Howard, esse ataque pode melhorar. Jeremy Lin e James Harden são excelentes em pick-and-rolls. Nenhum pivô é tão bom quanto Howard nesta jogada. E com Chandler Parsons esperando na linha de 3, Houston pode ser perigoso. Se Howard desistir de ser como Shaquille O'Neal e entender sua maior força.

Qualquer time que deseja brigar por títulos necessita de uma identidade. Alguns já têm essa identidade clara. Outros ainda a buscam e até encontrarem terão altos e baixos.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.