Thiago Anselmo é estudante de jornalismo. Começou a acompanhar basquete em 2006 e foi por causa do amor pelo esporte da bola laranja que decidiu trabalhar com jornalismo. Criador do NBA-Etc-eTal e do Papo Basquete, também escreveu para o BasketBrasil. Entre 2009 e 2010, juntamente com mais dois apaixonados pelo basquete, foi pioneiro na criação da primeira revista eletrônica dedicada ao basquete mundial, a Lance-Livre. Atualmente é colaborador da NBA Brasil e responsável pelo twitter oficial da NBA Brasil (@NBABrasil) desde o ano de 2012.

Chris Paul Jogando o Melhor Basquete da Sua Carreira

Jogadores como Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, Carmelo Anthony, do New York Knicks, e LeBron James, do Miami Heat são as peças principais de suas equipes, isso é um fato incontestável. São jogadores que estão jogando de forma impecável, tanto individualmente como em equipe, nessa temporada e são grandes concorrentes para o MVP.

Pela lógica acima, Chris Paul é um fortíssimo concorrente a ser o MVP dessa temporada na NBA. Pois o armador é o líder dos Los Angeles Clippers e o melhor jogador da equipe, no mês de dezembro apresentou o melhor basquete em sua carreira. Sem dúvidas ele merece um lugar na concorrência pelo prêmio de MVP 2012/13. E uma das bases para esse pensamento é que sua equipe mantém o primeiro colocado na Conferência Oeste, dando maior valor ao jogador da seleção norte-americana.

Os números de CP3 não podem ser comparados aos dos outros, pois ele é, na maioria das vezes, um facilitador de cestas, um assistente nato. Não é a toa que ele tem média de 9,7 assistências nessa temporada. Mas para liderar sua equipe em pontuação, ele só o faz quando extremamente necessário, mas mesmo assim, tem uma boa média de pontuação por jogo, com 16,8 pontos. Uma coisa que não é contestada nele é seu poder de liderança, que se fosse pontuado de alguma forma, não seria contestado de forma alguma e estaria no topo sempre.

“Não há um jogador que seja tão fundamental para sua equipe como Chris Paul”, essas são as palavras de um ex-diretor da Conferência Leste. “Pensem o seguinte: tirem LeBron, Durant ou Carmelo de suas equipes e, sem eles, as equipes ainda entrariam para os playoffs. Os Clippers não se podem dar ao luxo de ficar sem Chirs Paul, por virtude da posição em que joga, pela liderança que tem e pelo feito com os Clippers, que nunca havia estado nessa posição antes. Está levando a franquia a lugares que jamais havia estado.”

A mudança para os Clippers mudou totalmente a organização da equipe e a “química” que pairava ali, nos treinos, vestiário e quadra. Para Paul, o que importa mesmo é a preocupação pelo outro, a gana de vencer as partidas, mas não pra si, e sim pelo outro, pela equipe.

Foi impressionante o basquete demonstrado pelo armador no recorde do Los Angeles em 17 vitórias consecutivas, só que foi ainda mais incrível as cinco partidas subsequentes, logo após os Clippers perderem essa marca. Foram duas derrotas e três vitórias. As médias de CP3 foram de 21,8 pontos, 55% de acerto nos seus arremessos de quadra e 41% nas bolas de três pontos, adicionando mais dez assistências, 4,8 rebotes e 1,6 roubos de bola. É incrível ou não o que esse armador, que saiu do New Orleans Hornets, foi aprontar em Los Angeles, a cidade que era dominada até pouco tempo pelo amarelo e roxo dos Lakers.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.