Foi a paixão pelo basquetebol que trouxe Rubens Borges ao jornalismo. De 2005 até 2011 Rubens foi repórter do BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br). Após sair do BasketBrasil, Rubens não conseguiu ficar longe do basquetebol por muito tempo e criou o Hit The Glass (http://www.hittheglass.blogspot.com.br) onde segue iluminando os fãs da NBA.

Chalk Talk: Heat Livra Ray Allen

Meus excelentes editores pediram para não repetir muito os times do Chalk Talk, mas é difícil não falar do melhor time da NBA, o atual bicampeão, Miami Heat. Junte isso ao melhor arremessador da história da Liga e temos assunto para noites e mais noites.

Ray Allen abandonou o Boston Celtics para deixar de ser apenas uma distração. Isso virou um problema para o Miami Heat, distração é o principal valor de Allen hoje em dia. “Não deixe Ray Allen livre” é um dos mantras da Associação.

O que o Heat fez para manter Allen efetivo e feliz? Aumentou seu papel, dando diferentes visuais para seu arremesso certeiro.

Allen começa na lateral, fora do quadro. Miami tem todos jogadores fora do garrafão. Essa é uma característica do Heat, um dos poucos times que podem tirar todo mundo de perto da cesta e continuar sendo efetivo no ataque.

Em seu papel usual, LeBron James arma o ataque do Heat.

Ray Allen deixa sua posição na zona morta e parte para o corta-luz em Norris Cole. Mas Allen servirá apenas como isca, a intenção do Heat não é livrar Norris Cole da marcação. Nunca seria.

Cole imediatamente faz outro corta-luz para livrar Allen da marcação. Chris Andersen, com as mãos na cintura, logo fará parte da jogada.

Não falei? Birdman faz mais um corta-luz para Allen. O ala-armador do Heat tem espaço suficiente para arremessar dali, e Golden State teve sorte.

Allen prefere não arremessar. Batendo para dentro, Allen perde sua maior arma, não que não seja efetivo dali, mas chutar de 3 pontos é o motivo dele estar no Heat. Mesmo errando, Miami ainda livrou Allen para um chute de certa forma tranquilo.

Alguns dias depois, contra o Orlando Magic, que usava seus lindos uniformes Hardwood Classic, o Heat mostrou outra maneira de livrar Allen para os arremessos.

Dessa vez, Allen inicia a jogada no post up. Dali, Allen corre para fazer um corta-luz em Ray Allen. Enquanto a ação acontece no garrafão, Birdman passeia pela linha dos 3 pontos. Calma, logo ele entra em ação novamente.

O corta-luz de Allen, assim como na primeira jogada, não é para livrar Lewis, fazendo o papel de Cole. Assim que Allen se posiciona para o corta-luz, Andersen inicia sua ação, fazer o pick para Allen.

Com um corta-luz perfeito de Andersen, Allen saiu livre para o arremesso. Em uma situação perfeita para o Heat, Allen sairia na linha dos 3 pontos. Não é o que acontece aqui, mas Allen está livre o suficiente.

Com todo o espaço do mundo para um de seus arremessos preferidos. Jameer Nelson ainda tenta defender, mas Allen já está na ação de seu arremesso. Tarde demais.

Com uma simples extensão das jogadas do Celtics para Allen, o Miami Heat consegue manter o ala-armador envolvido e como uma grande ameaça quando em quadra.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Cole Sinks the Floater

    Norris Cole drives the lane and finishes with the floater.
  • Chalmers to Deng

    Chris Andersen blocks the pass inside to Mario Chalmers who dishes to Luol Deng in transition for the finsih.
  • Gay Throws Down

    Rudy Gay rumbles down the lane for a big right-handed slam.
  • Hoop and Harm

    Eric Bledsoe drives to the basket, gets fouled and sinks the shot.
  • Knockin' It Down

    C.J. Miles buries a deep three from the wing.
  • Pistons Running

    Josh Smith pulls down the rebound and feeds Andre Drummond in transition for the alley-oop dunk.
  • Miles In Transition

    C.J. Miles knocks down a nice shot.
  • Cole to the Hoop

    Norris Cole drives the lane off the pass from Mario Chalmers and finishes with the tough layup.
  • Cole to the Hoop

    Norris Cole drives the lane off the pass from Mario Chalmers and finishes with the tough layup.
  • Sampson Puts it Back

    JaKarr Sampson swoops in from the side for the putback dunk off the Tony Wroten miss.
  • Sampson Puts it Back

    JaKarr Sampson swoops in from the side for the putback dunk off the Tony Wroten miss.
  • Grizzlies vs. Cavaliers

    LeBron James has 25 points and 11 assists, Dion Waiters adds 21 and the Cavaliers beat the Grizzlies 105-91.