Foi a paixão pelo basquetebol que trouxe Rubens Borges ao jornalismo. De 2005 até 2011 Rubens foi repórter do BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br). Após sair do BasketBrasil, Rubens não conseguiu ficar longe do basquetebol por muito tempo e criou o Hit The Glass (http://www.hittheglass.blogspot.com.br) onde segue iluminando os fãs da NBA.

Chalk Talk: A Defesa do Thunder

Ataque vende ingressos, mas defesa vence campeonatos. Uma antiga máxima do esporte que permanece viva nos dias de hoje fica óbvia no Oklahoma City Thunder de 2013/14. Complementando perfeitamente o ano de ‘MVP’ do astro Kevin Durant, a defesa de OKC tem sufocado os adversários repetidas vezes.

O Thunder tem a terceira melhor defesa da NBA levando 0,85 pontos por jogada. Para efeitos de comparação, a melhor defesa da Liga, a do Indiana Pacers, leva 0,81 pontos por jogo.

Uma defesa por comissão que, recentemente, forçou dois dos melhores jogadores da Associação à produções não características: Carmelo Anthony, do New York Knicks, converteu apenas 5-19 arremessos e LaMarcus Aldridge, ala-pivô do Portland Trail Blazers, terminou sua última, na vitória de OKC por 98 a 95, com 5-22FG.

A constante pressão, movimentação, armadilhas e recuperações rápidas, transformam a defesa de Oklahoma City em um obstáculo quase intransponível para os adversários. É uma movimentação arriscada, se alguém chegar atrasado na marcação a defesa ficará perdida, mas quando aplicada corretamente produz resultados fantásticos.

No início, OKC não demonstra nada de diferente na defesa. Um contra um. Manu Ginóbili corre para buscar a bola e, logo, vai sentir a pressão do Thunder.

Manu não usa o corta-luz, o que muitas vezes é uma vantagem para o ataque. Steven Adams e Derek Fisher reconhecem rapidamente e dobram a marcação no argentino.

A pressão leva Manu para a lateral, transformando a linha em um terceiro defensor e dificultando qualquer movimentação. Para aliviar o ataque Marco Belinelli sobe para a linha dos 3 pontos além da quebrada. Normalmente, uma boa ideia.

Mas a armadilha de Fisher e Adams forçam o péssimo passe de Ginóbli. Longe da linha dos 3 pontos e com um defensor perto Belinelli, não está em uma situação boa para arremessar.

O italiano resolve cortar para a cesta. Quem sabe ele encontra um espaço? Nem um pouco. Por ter forçado o passe ruim de Ginóbili, a defesa tem tempo de recuperar e fechar o caminho de Belinelli com três marcadores.

Ao invés do arremesso de 3 pontos livre de Belinelli, San Antonio acaba com um bem marcado de Manu.

O tamanho do time de OKC permite que a defesa ajude sem sofrer tanto com as consequências como outras equipes. Com Serge Ibaka e Kendrick Perkins defendendo o pivô sem necessitar de marcação dupla, o perímetro do Thunder pode pressionar mais o ataque, transformando a equipe em uma das melhores defesas da NBA e um time perigoso.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Ezeli+Rejects+Cunningham

    Festus Ezeli protects the paint and swats away Jared Cunningham at the cup.
  • Rockets+vs.+Heat

    Dwyane Wade scores 26 points and the Heat rally from a 13-point deficit to beat the Rockets 90-85 in a preseason game Tuesday night.
  • Jazz+vs.+Thunder

    Enes Kanter scores 27 points to help the Utah Jazz defeat the Oklahoma City Thunder 105-91 in preseason action Tuesday night.
  • Curry+on+the+Break

    Stephen Curry pulls up for the smooth triple on the fast break.
  • Jared+Dimes+D.J.

    Jared Cunningham tosses the deep alley-oop to DeAndre Jordan for the high-flying stuff.
  • Postgame%3a+Dwyane+Wade

    Dwyane Wade talks postgame after scoring 26 points in the Heat's preseason win over the Rockets on Tuesday night.
  • Postgame%3a+Dwyane+Wade

    Dwyane Wade talks postgame after scoring 26 points in the Heat's preseason win over the Rockets on Tuesday night.
  • Bledsoe+to+Morris

    Markieff Morris takes the pass and finishes with a powerful slam.
  • Williams+to+LaVine

    Zach LaVine takes the pass and finishes with a nice layup.
  • Hill+Injury

    George Hill gets injured during the third quarter.
  • Rockets+vs.+Heat%3a+First+half

    The Rockets lead the Heat, 52-41 at halftime.
  • Jazz+vs.+Thunder%3a+First+half

    The Jazz lead the Thunder at the break, 58-50.