Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Brasileiros em Foco

Nada como uma semana após a outra! Após uma semana bastante fraca em termos de participação brasileira na NBA, desta vez podemos dizer que nossos atletas tiveram um destaque bastante legal.



>> Brasileiros na NBA | Nenê Estatísticas | Splitter Estatísticas | NBA LEAGUE PASS

Como já havíamos comentado neste espaço, Anderson Varejão receberia uma homenagem por completar dez anos atuando pelo Cleveland Cavaliers e, isso, realmente aconteceu na última sexta-feira com a “Rookie Andy Night” ou “Bobblehead Night” (quando são distribuídos bonequinhos do nosso atleta). Nesta jornada especial o time da casa bateu o Milwaukee Bucks por 114 a 111 com o homenageado contribuindo com expressivos 13 rebotes e, ainda, três tocos e cinco pontos. Homenagem mais do que merecida ao “Wild Thing”, sem dúvida alguma um dos jogadores mais amados da torcida dos Cavs.

Recuperado de contusão, Tiago Splitter foi outro que brilhou nesta semana. Na noite da última quinta-feira, o brasileiro converteu a cesta da vitória do San Antonio Spurs sobre o Golden State Warriors, fora de casa, por 104 a 102.

Não que o brasileiro tenha tido uma atuação fantástica, mas teve números razoáveis. Em quadra por 28 minutos (muito mais tempo do que vem tendo normalmente), Splitter anotou apenas quatro pontos, deu cinco assistências e pegou dois rebotes, mas o que ficou marcado mesmo foi o lance final que garantiu a vitória dos Spurs. Já na partida deste sábado, Splitter não foi decisivo, mas teve boa atuação na derrota contra o Oklahoma Thunder. Em 24 minutos em quadra, o brasileiro contribuiu com seis pontos e 11 rebotes.

Outro que voltou às quadras nesta semana foi Nenê. Grande destaque entre os brasileiros nesta temporada, o pivô do Washington Wizards aparentemente está livre da contusão no pé direito que o tirou de combate por duas semanas. O brasileiro foi bem nas duas partidas que disputou desde o retorno. Na vitória contra os Nets, Nenê anotou 13 pontos e oito rebotes. Já na vitória contra os Celtics foram 17 pontos e três rebotes. Nas duas partidas, o ala-pivô permaneceu em quadra por 23 minutos. Mais uma vez fica comprovada a importância do brasileiro para o sucesso de sua equipe no campeonato. Ótimas notícias!

Brasileiros em ação

Vitor Faverani continua tendo tempo bastante reduzido em quadra. Nesta semana, o pivô do Boston Celtics permaneceu em quadra por pouco mais de 10 minutos em média nas quatro partidas disputadas. Sua melhor atuação foi na última segunda-feira (16/12) na vitória contra o Minnesota Timberwolves. Nesta ocasião, o brasileiro anotou seis pontos e agarrou cinco rebotes. Nada preocupante afinal, esta é sua temporada de estreia e os famosos altos e baixos e o tempo reduzido de quadra serão uma constante.

Ficamos na torcida para que esta última semana do ano reserve bons momentos para nossos atletas e, desde já, esta coluna deseja a todos um Feliz Natal e um excelente 2014, repleto de muito basquetebol de altíssima qualidade!

>> Brasileiros na NBA | NBA LEAGUE PASS

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Pelicans vs. Jazz

    Anthony Davis scores a career-high 43 points (on 16-23 shooting) and grabs 14 huge rebounds to propel the Pelicans over the Jazz 106-94.
  • Mavericks vs. Rockets

    James Harden erupts for 32 points to lead the Rockets over the Mavericks 95-92.
  • Harden's Big Night

    James Harden scores 32 points in the Rockets 95-92 win over the Mavs.
  • Nets vs. Spurs

    Tony Parker scores 22 points, Danny Green and Tim Duncan add 21 each, as the Spurs tear the Nets 99-87.
  • Wizards vs. Bucks

    Paul Pierce scores 25 points, John wall adds 19 with Bradley Beal chipping in 17, and the Wizards beat the Bucks 111-100.
  • Lou Williams Erupts

    Lou Williams scores 36 points in the Raptors 110-93 win over the Cavs.
  • Kings vs. Timberwolves

    DeMarcus Cousins scores 31 points and grabs 18 rebounds, Ben McLemore adds 22, and the Kings top the Timberwolves 113-101.
  • Wiggins Gets A Career-High 29

    Andrew Wiggins scores 29 points (on 9-for-22 shooting) and grabs 5 rebounds in a tough loss to the Kings.
  • Suns vs. Pacers

    Gerald Green scores 23 points, Isaiah Thomas adds 16 as the Suns rout the Pacers 106-83.
  • Wright Lob Slam

    Brandan Wright gets the lob slam from Devin Harris.
  • Davis Big Block

    Alec Burks drives the lane and Anthony Davis swats it away.
  • A Career-High 36 For Williams

    Louis Williams scores a career-high 36 points off of the bench, and goes a perfect 15 for 15 from the strike, leading the Raptors over the Cavaliers.