Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Sem Síndrome de Vira-Lata

Garrincha e Pelé derrubaram a ‘síndrome de vira-lata’ do futebol brasileiro em 1958. Um ano depois, Wlamir Marques, Amaury Pasos e outros fizeram o mesmo pelo basquete do país. Em 2014, é o basquete que apaga dúvidas do passado antes do esporte bretão. Neymar e companhia perseguem o fantasma do Maracanazo; Tiago Splitter já enterrou os demônios que diziam que não poderia vencer na NBA.

>> Tiago Splitter na História | Galeria de Fotos: Splitter nas Finais | Assista: Entrevistas de Splitter nas Finais | Splitter perto de fazer história | Resumão do dia - 15/06

A redenção de Splitter é de toda sua geração. É de Marcelinho, Rogério, Josuel, Huertas, Teichmann, Paulão e aqueles que quase chegaram à NBA e ficaram no caminho. É de Rolando, Pipoka, Jefferson Sobral, Baby, Alex, Marquinhos, Lucas Tischer, Fab Melo, Scott Machado, todos que chegaram e não ficaram. É de Nenê, Leandrinho, Varejão, a geração NBA do basquete brasileiro, incompreendida, cobrada por seus ancestrais com expectativas irrealistas. É de Lucas Bebê, Raulzinho e os próximos que tentarão lugar na liga de basquete mais disputada do mundo.

"Não são protagonistas, não são nem titulares!", reclamavam grandes ídolos do passado. "Não vão às Olimpíadas". "São limitados". "Pipocam". Ouviram todo tipo de acusações e reprovações. Splitter pareceu absorver esses sentimentos numa miserável série de sete jogos em 2013. Foi de titular a enterrado no banco. A porta do paraíso, fechada efetivamente e simbolicamente em sua cara por LeBron James.

Splitter não esmoreceu. Escutou que traíra a pátria por pedir dispensa da Copa América. Estava focado em uma conquista inédita para seu país. Trabalhou fundamentos, mais: trabalhou a mente. Voltou mais forte, junto com seus companheiros de equipe.

Os céticos decretarão: "Só ganhou porque não era o principal". E quem ganha sozinho no basquete? "Terminou no banco de novo". Mas de forma muito diferente. Splitter foi mais efetivo como reserva, obteve o máximo de seus minutos. Deu assistências, pegou rebotes. E descontou em Dwyane Wade a frustração causada por LeBron, com um tocaço que pontuou a vitória decisiva no jogo 5.

E importa como veio a vitória? Ela veio. Nenhum outro brasileiro chegará à NBA com a pressão de que o país nunca ganhou nada na liga. Estão livres para dar o próximo passo. Splitter é Dom Pedro I declarando a independência. O basquete brasileiro é relevante no mundo novamente. Neymar, agora é sua vez.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.