Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Risco não calculado

O Indiana Pacers foi o destaque do encerramento da janela de transferências da NBA, ao enviar Danny Granger e uma escolha de segundo round do draft para o Philadelphia 76ers em troca de Evan Turner e Lavoy Allen. Na superfície, pareceu um bom negócio: Indiana mandou uma peça ineficiente de seu banco (Granger) para um time que já está matematicamente eliminado e recebeu um jogador (Turner) capaz de criar seu próprio chute e contribuir em ambos os lados, para reforçar a segunda unidade.

O problema de trocar com um time em reconstrução e com espaço na folha salarial, porém, é que não dá para contar que ele vai manter o jogador que você enviou. Na quarta-feira, o Philadelphia anunciou que rescindiu o contrato com Granger, o que lhe dá passe livre para assinar com qualquer time que quiser. Ou seja, Indiana evitou de enviar Granger para rivais como Miami e Chicago... Apenas para potencialmente vê-lo fechar com esses mesmos times em seguida.

Dá para entender e apoiar o raciocínio de Larry Bird, presidente de operações do Pacers. O campeonato parece aberto para a equipe conquistar seu primeiro título, e Indiana precisava de um sexto homem. Granger, ex-cestinha da equipe, não se adaptou a essa função, e se tornou dispensável com as evoluções de Lance Stephenson e Paul George. Estava insatisfeito no banco. Além disso, o ala-armador já tem 30 anos. Evan Turner, de 25 anos, estava disponível. A segunda escolha do draft de 2010 estava no meio de um time em reconstrução e certamente jogará com vontade, mesmo saindo do banco, num time que briga pelo título. Ele pode formar um núcleo que vai disputar o caneco por anos a fio.

Mas ser negociado é o tipo de coisa que alimenta grandes jogadores. Danny Granger agora terá sua escolha de times para assinar contrato. Mesmo que seja escalado como reserva numa equipe que disputa o título, certamente fará um esforço maior para se encaixar e entrar no ritmo. Terá no olhar a vontade de bater o time que desistiu dele. Eu acredito que, no encaixe certo, pode voltar a ser um jogador decisivo. Gostaria de vê-lo em Detroit, mas como ele está atrás de um time de ponta, acho que ele poderia fazer a diferença no Clippers, Spurs, Bulls e Mavericks. E aí, se Indiana encontrar um dos quatro no meio do caminho, pode desejar que não tivesse escolhido trocá-lo.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.