Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

Quem vai levar - MVP: George sai na frente

Na semana passada, analisamos os novatos, e hoje é a vez de falar dos candidatos a MVP, o Jogador Mais Valioso da temporada. Esta corrida está bem mais aberta do que nos últimos anos, em que LeBron James tinha no máximo dois ou três concorrentes sérios ao troféu.

Desta vez, LeBron não começa a temporada nem no nosso Top 3, mas, claro, está na briga, e o campeonato está apenas começando. Com duas semanas de disputa, o líder é o jogador que fez o melhor duelo homem a homem com o atual MVP durante os playoffs passados: Paul George, do Indiana Pacers.

>> Quem vai levar Arquivo: Novatos
>> Paul George Estatísticas | Brasileiros na NBA | NBA LEAGUE PASS


Antes de a temporada se iniciar, uma das perguntas feitas pelos especialistas era se George e Kawhi Leonard, dois destaques da pós-temporada, seriam capazes de darem saltos ao nível de superestrelas este ano. Leonard continua sendo a "terceira roda" da máquina do San Antonio Spurs, ainda comandada por Tony Parker e Tim Duncan, e deve, no máximo, brigar por uma vaga como All-Star. O ala de Indiana, por sua vez, lidera o único time que ainda está invicto na temporada, com oito vitórias. O pivô Roy Hibbert, favorito ao prêmio de Melhor Defensor do Ano, e o ala-armador Lance Stephenson, um dos jogadores mais evoluídos desde o ano passado, também têm papel importantíssimo, mas é George quem comanda as ações e "salva" o time em momentos de necessidade.
Em cinco dos seis primeiros jogos, o Indiana Pacers esteve em desvantagem no placar no intervalo. Paul George foi quem trouxe o time de volta no ataque. Na defesa, o ala frequentemente pega o lateral mais forte e habilidoso do adversário e faz um ótimo trabalho, sempre direcionando seu homem para as garras de Roy Hibbert, que está esperando para dar o toco. No momento, o camisa 24 é o terceiro melhor cestinha da temporada, com 24,9 pontos por jogo, incluindo aproveitamentos de 47,9% nos arremessos, 40,4% em chutes de 3 e 84,6% em lances livres. Além disso, produz 7,8 rebotes, 3,6 assistências e 1,5 roubo por jogo.

Paul George, no entanto, está longe de ser um MVP unânime das primeiras duas semanas da NBA. Seu ótimo índice de eficiência de 25 pontos é apenas o sétimo melhor da temporada. O ala-pivô Kevin Love é o líder nesta estatística, com 33,6, formado através de médias de 26,4 pontos, 15 rebotes e 5 assistências pelo Minnesota Timberwolves, que tem um time muito inferior ao do Pacers, mas, graças a Love, tem cinco vitórias e três derrotas, ocupando no momento a sexta posição na Conferência Oeste. Anthony Davis, dono de espantosas médias de 21,7 pontos, 11,6 rebotes, 3,9 tocos e 2,3 roubos por jogo, é o segundo jogador mais eficiente do campeonato, mas seu New Orleans Pelicans está muito irregular para que o pivô seja considerado seriamente entre os cinco melhores.

Chris Paul também começou o campeonato pegando fogo, com 21,3 pontos, 12,4 assistências, 2,9 roubos e 96,5% em lances livres, comandando o Los Angeles Clippers às mesmas cinco vitórias e três derrotas do Timberwolves. Kevin Durant também carregou o Oklahoma City Thunder na ausência de Russell Westbrook, e melhorou ainda mais após o retorno do armador. O ala é o cestinha do campeonato, com 30,2 pontos por jogo, além de 7,3 rebotes, 4,3 assistências e 1,7 roubo no início com cinco vitórias e uma derrota do Thunder.

E temos ainda James Harden, ala que comanda o Houston Rockets com 24,9 pontos, 5,1 assistências, 4,6 rebotes e 2,3 roubos por jogo. O caso de Harden não está tão claro porque o time, de quem se esperava muito, ainda está um tanto irregular no campeonato, e porque o excelente início do ala também pode ser ligado à presença do reforço Dwight Howard no garrafão, o que facilitou um pouco sua vida. Mesmo assim, conforme Houston se ajeitar durante o campeonato, a candidatura de Harden pode se fortalecer. Quem viu qualquer jogo do Rockets neste ano pôde ver como o lateral está jogando "o fino da bola".

Segue abaixo o ranking da corrida pelo MVP no mês de novembro:

JogadorEstatísticas
1. Paul George
Indiana Pacers
24,9 pts, 47,9% FG, 40,4% 3pts, 84,6% LL, 7,8 rebs, 3,6 ast, 1,5 roubos, 25 eficiência
2. Kevin Love
Minnesota Timberwolves
26,4 pts, 46,7% FG, 84,5% LL, 15 rebs, 5 ast, 33,6 eficiência
3. Kevin Durant
Oklahoma City Thunder
30,2 pts, 47,2% FG, 88,6% LL, 7,3 rebs, 4,3 ast, 1,7 roubo, 29 eficiência
4. Chris Paul
Los Angeles Clippers
21,3 pts, 46,2% FG, 96,5% LL, 12,4 asts, 2,9 roubos, 28,9 eficiência
5. LeBron James
Miami Heat
24,4 pts, 57,9% FG, 47,6% 3pts, 8 asts, 5,9 rebs, 27,3 eficiência
6. James Harden
Houston Rockets
24,9 pts, 5,1 asts, 4,6 rebs, 2,3 roubos
7. Tony Parker
San Antonio Spurs
18,4 pts, 53,4% FG, 6,9 ast, 3 rebs
8. LaMarcus Aldridge
Portland Trail Blazers
22,6 pts, 50,7% FG, 8,3 rebs, 2,7 ast
9. Anthony Davis
New Orleans Pelicans
21,7 pts, 46,1% FG, 86,8% LL, 11,6 rebs, 3,9 tocos, 2,3 roubos, 29,7 eficiência
10. Dwight Howard
Houston Rockets
17,6 pts, 55,6% FG, 14,9 rebs, 1,9 tocos

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.