Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Olho nos Brasileiros: Surpresa em Boston

Dando continuidade às novidades do NBA.com/Brasil, todas as segundas-feiras, a partir de hoje, serão dedicadas à participação dos atletas brasileiros na liga de basquete mais famosa do mundo. E para estrear o “Olho nos Brasileiros”, começaremos falando do nosso novato na Temporada 2013-2014, Vitor Faverani.

>> Brasileiros na NBA | Faverani Estatísticas | NBA LEAGUE PASS

Não há como negar, a contratação de Faverani pelo Boston Celtics foi uma grande surpresa. Com carreira estabilizada na Espanha, aonde vinha atuando pelo Valencia, da Liga ACB, o pivô gaúcho de 25 anos de idade e 2,12m de altura conseguiu superar a decepção quando foi “ignorado” no draft de 2009 para finalmente poder realizar o sonho de qualquer jogador de basquete, vestir a camisa de um time da NBA.

E o camisa 38 começou muito bem sua jornada no basquete profissional norte-americano. Após receber diversos elogios na Pré-Temporada por parte do, também estreante, treinador Brad Stevens, Faverani foi muito bem nas quatro primeiras partidas da Temporada Regular (especialmente nas três primeiras), anotando médias de 9,5 pontos, 7,3 rebotes e 2,75 tocos em 27,8 minutos por partida. Detalhe: iniciou todas estas partidas como titular.

Logo na estreia contra o Toronto Raptors, um fato bem legal. Foi o brasileiro o responsável pelos primeiros pontos do Boston na nova temporada. Apesar da derrota, o brasileiro foi um dos destaques da equipe, com 13 pontos. E na primeira partida em sua nova casa, uma atuação de gala na frente dos fanáticos torcedores dos Celtics: 12 pontos e incríveis 18 rebotes e 6 tocos contra o Milwaukee Bucks (seu primeiro duplo-duplo na NBA). A segunda derrota consecutiva da equipe não apagou a brilhante participação do brasileiro que já começou a ganhar fãs e respeito.

Após quatro derrotas seguidas, veio a primeira vitória no campeonato. Por uma cruel ironia, este triunfo ocorreu junto com sua pior atuação. Contra o Utah Jazz, Faverani viu que o caminho na NBA é bastante longo e por vezes muito tortuoso. Com menos de seis minutos de partida e após algumas falhas seguidas, o brasileiro foi sacado e não voltou mais. Pior, viu seu principal concorrente na posição, o ala-pivô canadense Kelly Olynyk ser um dos protagonistas da vitória, anotando 14 pontos e 8 rebotes.

Depois desta partida em especial, o pivô brasileiro viu seu desempenho cair e, para culminar, também acabou perdendo a titularidade justamente para o canadense. Atualmente, suas médias são de 6,1 pontos e 5,3 rebotes. Apesar disso, não há motivos para desânimo. Sem querer chover no molhado, todos sabemos o quanto é difícil para um jogador que vem da Europa se adaptar ao estilo de jogo e ao louco calendário da NBA. E o exemplo mais claro para nós, é do brasileiro Tiago Splitter que até agora vem sofrendo com altos e baixos na Liga. O mais importante é que Faverani terá oportunidades, afinal o Boston está em reconstrução e a carência na posição dará ao brasileiro bons minutos de quadra. Seja bem-vindo Faverani!
Brasileiros em ação
Nenê foi decisivo na vitória dos Wizards contra os Nets na última sexta-feira. Ainda sofrendo com aquela chatíssima contusão no pé, o pivô tem sido poupado em algumas partidas, mas quando está em quadra mostra o quanto é fundamental para a equipe da capital norte-americana.

Totalmente recuperado de contusão e do grave problema de saúde que teve no começo do ano, Anderson Varejão retornou ao time titular e já vem mostrando bons números nesta que é uma temporada especial para o atleta, afinal o capixaba completa dez anos de Cleveland Cavaliers.

Vice-campeão na temporada passada e com contrato renovado com os Spurs, Tiago Splitter começou a temporada alternando boas partidas e outras nem tanto. O brasileiro chegou, inclusive, a perder momentaneamente a condição de titular da equipe para o francês Boris Diaw.

>> Brasileiros na NBA | NBA LEAGUE PASS

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.