Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Olho nos Brasileiros: Splitter – Mais Altos do que Baixos

Desde que chegou à NBA em 2010, o pivô Tiago Splitter sempre foi alvo de muitas críticas, afinal muita gente esperava atuações semelhantes àquelas que levaram o brasileiro a ser eleito o melhor jogador da temporada 2009/2010 da Liga Espanhola (ACB). Entretanto, obviamente as coisas são muito diferentes quando falamos em NBA. O jogo em si é completamente diferente e a adaptação nem sempre é tranqüila para quem cresceu e se desenvolveu no basquete europeu.



>> Brasileiros na NBA | Splitter Estatísticas | NBA LEAGUE PASS

As oscilações foram evidentes, e apesar de ainda acontecerem, hoje podemos ver um bom amadurecimento no pivô do San Antonio Spurs. Mesmo sendo preterido no time titular em algumas (poucas) vezes e ainda permanecendo relativamente pouco tempo em quadra (no último sábado, esteve em quadra por apenas 11 minutos, metade de sua média na temporada), Tiago tem mostrado serviço. Em algumas partidas seu desempenho tem sido elogiável.

Na última sexta-feira, por exemplo, o pivô foi um dos destaques da vitória sobre o Memphis Grizzlies, quando anotou 17 pontos e pegou sete rebotes. Contra os Celtics (quarta-feira passada), Tiago fez seu primeiro duplo-duplo na temporada, com 11 pontos e 10 rebotes e contra os Lakers logo no início da temporada foi responsável por nove pontos e 14 rebotes (sua melhor marca neste quesito). Tiago também se destacou no confronto com os Wizards há duas semanas. Além dos nove pontos e 12 rebotes, o pivô dos Spurs praticamente não deixou Nenê jogar enquanto esteve em quadra.

Defensivamente, Tiago está muito bem. Além de ter melhorado sua média nos rebotes (7,4 contra 6,4 da temporada passada), estatisticamente o brasileiro lidera a Liga quando falamos em proteção ao aro, ou como os americanos dizem “rim protection”. Ele permite que os adversários convertam apenas 28,8% dessas tentativas de atacar o aro adversário contra 35,8% de Roy Hibbert e 36,1% de Anthony Davis. O brasileiro pode não chamar a atenção com uma marcação agressiva no garrafão como Dwight Howard, Roy Hibbert e Marc Gasol, ou distribuir tocos para tudo quanto é lado, mas não há como negar a eficiência defensiva do brasileiro.

A importância de Tiago para os Spurs tem sido ressaltada. Recentemente, o colunista de um site norte-americano disse acertadamente: “Você não pode se enganar apenas com os números que aparecem no placar ou nas estatísticas de uma partida. Tiago pode não ter o brilho de outros pivôs, porém tem grande importância em alguns aspectos que às vezes passam despercebidos pelo torcedor comum, mas que ajudam um time a conquistar vitórias”.

Apesar desta sensível melhora, Tiago ainda não é unanimidade entre os torcedores dos Spurs. Muitos não concordaram com a renovação de seu contrato por 36 milhões de dólares por três temporadas e preferiam ver outro jogador no seu lugar. Isto é explicado principalmente pela má atuação do brasileiro nas finais da temporada passada, quando jogou muito pouco e foi facilmente anulado pela defesa de Miami (é duro lembrar aquele toco do Lebron!), e por alguns lapsos que ele comete em algumas partidas, e que acabam comprometendo suas atuações. Ainda falta consistência e maior regularidade ao brasileiro, mas, definitivamente, seu talento é essencial para o sucesso da equipe treinada pelo exigente Gregg Popovich.

Brasileiros em ação

A noite do último sábado teve duelo de brasileiros. O Cleveland de Anderson Varejão, que começou na reserva (assim como nas três partidas anteriores), foi derrotado pelo San Antonio de Tiago Splitter por 126 a 96. Os dois brasileiros ficaram menos de 15 minutos em quadra, mas mesmo assim contribuíram com nove e 10 pontos respectivamente.

Também com pouco tempo de quadra, Vitor Faverani foi bem na vitória do Boston contra o Atlanta neste sábado. Vindo do banco de reservas, o pivô anotou 11 pontos e cinco rebotes em apenas 14 minutos. Esta foi a quinta vitória dos Celtics em 15 partidas.

Depois de três partidas irrepreensíveis quando anotou 24, 20 e 24 pontos, Nenê deu uma sossegada ofensivamente nos dois últimos jogos (oito e 10 pontos), mas continua sendo fundamental para a recuperação dos Wizards que venceram três das últimas quatro partidas. Grande temporada de Nenê até o momento!

>> Brasileiros na NBA | NBA LEAGUE PASS

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.