Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Olho nos Brasileiros: Varejão – Retomando de Onde Parou

O pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, não vai se esquecer tão cedo da temporada passada. O capixaba vinha, sem dúvida alguma, fazendo sua melhor temporada na NBA. Elogiado por treinadores, adversários e companheiros de equipe, o “Coisa Selvagem”, como é conhecido nos EUA, chegou a liderar a Liga em rebotes (14,9 por partida) e via seu nome sendo comentado, inclusive, para disputar o All-Star Game.



>> Brasileiros na NBA | Varejão Estatísticas | NBA LEAGUE PASS

Entretanto, mais uma contusão (infelizmente algo que vem frequentemente atrapalhando sua carreira), agora no joelho direito acabou com o sonho do brasileiro. Logo depois da cirurgia no joelho, outro problema ainda mais sério acometeu o pivô, e assim, uma grave embolia pulmonar colocou em risco sua saúde. Definitivamente fora da temporada, e da seleção brasileira que disputaria uma vaga para o mundial, Varejão foi rapidamente tratado em Cleveland, e apesar de lenta, a recuperação foi completa e hoje Varejão está de volta.

Claro, que seu desempenho não tem sido igual ao da temporada passada, mais do que natural, porém o brasileiro continua tendo ótimas atuações e, é sem dúvida alguma, um dos principais jogadores do Cleveland, especialmente quando falamos em defesa, seu ponto forte. Ou alguém duvida da competência defensiva do pivô e da luta aguerrida e incansável que ele trava em busca de um rebote?

Com a contratação do pivô Andrew Bynum (ex-Lakers), um outrora All-Star, Varejão tem iniciado as últimas partidas dos Cavs no banco de reservas. Mas mesmo assim, o pivô é um dos que mais tempo permanece em quadra e invariavelmente acaba terminando as partidas como titular. Quase um sexto-homem. Suas médias atualmente são de: 8,6 pontos, 7,9 rebotes e 2,1 assistências em quase 30 minutos por partida.

Além de tudo, esta é uma temporada especial para o brasileiro. Comemorando 10 anos de clube, Varejão receberá uma homenagem da equipe no próximo dia 20 de dezembro, quando será o anfitrião da “Rookie Andy Night”, que distribuirá aos torcedores presentes na Quicken Loans Arena 20 mil miniaturas do camisa 17. “Fico feliz com mais esta homenagem. É um reconhecimento ao meu trabalho, á minha dedicação. E isso só me faz querer me empenhar ainda mais e me doar ao time e aos fãs. Esta é minha segunda casa e comemorar dez anos em Cleveland é motivo de orgulho para mim”, comentou o brasileiro.

Muito bom ver Varejão de volta, saudável e mostrando aquela raça de sempre. Uma alegria não só para os torcedores de Cleveland que não se cansam de demonstrar carinho pelo pivô (a “Noite da Peruca” e a “Rookie Andy Night” estão aí e não nos deixam mentir), como para nós brasileiros que só temos que valorizar quem sempre se dedicou ao basquete nacional, nos bons e maus momentos.

Brasileiros em ação

Vitor Faverani levou a melhor no duelo contra Anderson Varejão na noite da última sexta-feira. O Boston de Faverani bateu o Cleveland de Varejão por 103 a 86. Os brasileiros foram bem. Faverani anotou seis pontos e nove rebotes, enquanto Varejão fez um duplo-duplo, com 10 pontos e 12 rebotes.

Nenê foi o grande destaque desta semana entre os brasileiros. O pivô dos Wizards brilhou na vitória do seu time contra os Lakers por 116 a 111, na última terça-feira, anotando 30 pontos, seu recorde na NBA. Com bastante tempo em quadra (33 minutos em média) e mesmo ainda sofrendo com dores no pé, Nenê está fazendo uma temporada irrepreensível!

Tiago Splitter começou na reserva na derrota para os Spurs contra o Houston Rockets por 112 a 106 neste sábado, terminando a partida com seis pontos e três rebotes em apenas 17 minutos. Coincidentemente ou não, os Spurs perderam feio no quesito rebotes neste confronto: 54 contra apenas 33 do time do brasileiro.

>> Brasileiros na NBA | NBA LEAGUE PASS

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Suns vs. Lakers

    Eric Bledsoe scores 22 points and grabs eight rebounds as the Suns defeat the Lakers in southern California.
  • Raptors vs. Nuggets

    Kyle Lowry scores 30 points and dishes out 11 assists as the Raptors beat the Nuggets at the Pepsi Center.
  • Dragic to Plumlee

    Miles Plumlee catches a nice pass and sinks the shot.
  • Knicks vs. Trail Blazers

    Nicolas Batum and Wesley Matthews combine for 45 points as Trail Blazers drop the Knicks in Portland.
  • Bledsoe Slam

    Eric Bledsoe drives to the basket and finishes with an easy slam.
  • Transition Dunk

    Alex Len catches a nice pass and finishes with a monster slam.
  • Lowry to Ross

    Terrence Ross slams home a wonderful pass.
  • High Off the Glass

    Ronnie Price drives to the basket and sinks a wonderful shot.
  • Catch and Shoot

    Wesley Matthews drains a three with a hand in his face.
  • Kobe to Hill

    Jordan Hill takes the pass and finishes with a tremendous slam during the second quarter.
  • Big-Time Block

    Joel Freeland with a wonderful block during the third quarter.
  • Big-Time Block

    Joel Freeland with a wonderful block during the third quarter.