Adriano Albuquerque é jornalista esportivo e serviu como editor e repórter do site BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br) por cinco anos, entre 2005 e 2010. Já passou pelas redações do diário LANCE! e do site Globoesporte.com, e cobriu diversos esportes como basquete, futebol americano, futebol, beisebol, streetball, tênis, vôlei e natação. Também foi assessor de imprensa da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro e do Botafogo Mamutes. Atualmente, cobre MMA para o SporTV.com. É torcedor do Detroit Pistons desde os tempos dos Bad Boys de Isiah Thomas, Joe Dumars e Bill Laimbeer.

O stress no caminho do sonho

O Brasil teve quatro jogadores na temporada 2011-12 da NBA, e um quinto representante do país, Fab Melo, chegou ao Boston Celtics através do draft. O armador Scott Machado quer ser o sexto. O jogador da faculdade de Iona não foi selecionado no recrutamento oficial, mas participou da Summer League como free agent assinado ao Houston Rockets, numa tentativa de mostrar seu jogo às franquias da liga e conseguir uma oferta para participar dos campos de treino de pré-temporada para, quem sabe, entrar num elenco final no próximo campeonato.

O jogador de 22 anos de idade e 1,85m de altura teve bons momentos, como as 10 assistências na vitória sobre o Sacramento Kings e os 20 pontos no triunfo sobre o Chicago Bulls. Ele terminou com médias de 8 pontos, 5,6 assistências e 2,2 roubos por partida, mas alarmou com seus números de erros (3,2) e aproveitamento nos arremessos (38,9% de quadra, 50% em lances livres). Ele conversou com o NBA.com Brasil para dividir suas impressões sobre seus cinco jogos na Summer League.

O que você achou do seu desempenho?

Estou me sentindo bem. Sinto que tenho melhorado progressivamente todos os dias. É me costumer ao jogo, aos meus companheiros, e fazer o que os treinadores me pedem para fazer. Estou melhorando todos os dias.

O que os treinadores estão pedindo?

Para ser o armador que sempre fui. Ser um distribuidor. Fazer todo mundo melhorar e conseguir sempre um bom arremesso. É um relógio de posse mais rápido (na NBA, em relação ao jogo universitário).

Você recebeu alguma oferta de outros times da NBA?

Neste momento, ainda não. Há equipes ligando para meu agente e coisa e tal, mas ainda não ouvimos nenhuma oferta. Estamos apenas esperando para ver o que vai acontecer.

Alguma oferta de times europeus?

Eu ainda nem fui lá ver o que está acontecendo...

Essa situação é estressante?

É, com certeza. É muito estressante, você simplesmente não sabe o que vai acontecer. Você apenas tem que entrar em quadra e jogar e mostrar que é capaz de jogar neste nível, e jogar duro a cada oportunidade.

* Colaborou nesta entrevista Kevin Scheitrum.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.