Noite de sábado teve jogos para todos os gostos

Foram 10 jogos na noite de sábado. Uma quantidade para entreter qualquer fã de basquete que goste de ver a bola quicar. Com surpresas e jogos emocionantes. Três dos quatro brasileiros na NBA estiveram em quadra. Leandrinho, novamente, teve uma noite discreta na derrota do Boston Celtics para o Milwaukee Bucks. Tiago Splitter também foi discreto na partida contra o Memphis Grizzlies, em que os Spurs saíram com a vitória. E, mais uma vez, Varejão se mostrou como o principal jogador dos Cavaliers; como o porto seguro da franquia de Cleveland, mas que amargou uma derrota sofrida, nos dois segundos finais da partida com uma bola de três pontos do Portland Trail Blazers. Além desses três jogos, outros dois foram destaques da noite: Philadelphia 76ers x Chicago Bulls e Brooklyn Nets x Miami Heat.

Começando por Wade & CIA, que quebraram a sequencia de cinco jogos de invencibilidade dos Nets, ao sair de um placar negativo de 14 pontos para fechar a partida com 102 x 89. No primeiro tempo, o Brooklyn foi melhor, mas no segundo tempo, o Miami não quis saber de corpo mole, fez 52 pontos contra 40 do adversário. Wade terminou a partida como cestinha, tendo feito 34 pontos (sua melhor marca nessa temporada) e distribuindo sete assistências. LeBron James fez 21 pontos e pegou nove rebotes, sendo oito de defesa. Pelos Nets, Deron Williams foi o único jogador da partida a conseguir um duplo-duplo, com 10 pontos e 12 assistências. Andray Blatche fez 20 pontos, sendo o maior pontuador do time.

Em Illinois, os Bulls, donos da casa, ainda sem Derrick Rose que está se recuperando de uma lesão, conseguiu vencer os Sixers por 93 x 88 e chegou à oitava vitória em 15 jogos. Já o Philadelphia tem sete derrotas na temporada. No jogo em que o equilíbrio prevaleceu, os detalhes foram a prova de decretar quem venceria. Para o intervalo de jogo, os times foram para os vestiários empatados em 41 x 41. Luol Deng estava com a mão certeira, convertendo 10 das 16 tentativas de arremesso, terminando com 25 pontos. O garrafão foi totalmente dominado pelo Chicago, que pegou 13 rebotes a mais que os visitantes.

No BMO Harris Brandley Center, casa do Milwaukee Bucks, e ocupando a quarta colocação da Conferência Leste, os donos da casa conseguiram sua oitava vitória em cima do Boston Celtics, time do brasileiro Leandrinho, que teve uma atuação apagada, com apenas duas assistências em 13 minutos de jogo. E ainda sem Rondon (suspenso por causa da briga), sobrou para Paul Pierce, Jeff Green e Kevin Garnett tentarem a vitória fazendo 19, 18 e 17 pontos, respectivamente. Ainda no Boston, o armador Jason Terry fez 15 pontos e deu 11 assistências. Larry Sanders e Monta Ellis foram os maiores pontuadores dos Bucks, com 18 e 17 pontos. Sanders ainda pegou 16 rebotes. No começo da partida os Celtics tinham feito 27 a 11, que foi em vão nos quartos subsequentes. O resultado final da partida foi: Boston 88 x 91 Bucks. O jogo foi decidido no minuto final.

No Texas, os Spurs protagonizaram, juntamente com o Memphis, um belíssimo jogo que teve até prorrogação e Tim Duncan fazendo um duplo-duplo e enterrando como se fosse o mesmo de 10 anos atrás. Em um placar final de 99 x 95, Splitter foi discreto nos 20 minutos de quadra, com seis rebotes e cinco pontos. Os destaques da partida foram Tony Parker com 30 pontos e Tim Duncan com 27 pontos e 15 rebotes. Manu Ginobili pode ter feito uma pontuação abaixo do que se esperava, mas foi decisivo com sua bola de três que empatou a partida, levando o jogo para a prorrogação. Nos cinco minutos adicionais, apenas dois jogadores de cada time pontuaram. A dupla Parker e Duncan foram mais eficientes do que Randolph e Conley, que terminaram com 17 e 18 pontos, respectivamente. Marc Gasol fez 20 pontos e Rudy Gay acertou 15, além de pegar 10 rebotes. Randolph pegou 15 rebotes e Conley distribuiu 12 assistências, também anotando um duplo-duplo.

Cleveland foi o palco de um dos melhores jogos da noite, se não O MELHOR. Cavaliers enfrentou o Portland Trail Blazers. O jogo pode ser dividido em três atos: Cleveland começa na frente; os donos da casa cedem o empate e, no segundo tempo da prorrogação, perde para os Blazers com uma bola certeira de três pontos há 2 segundos para o final da partida. Cavs está com 13 derrotas, tendo uma das piores campanhas de todos os tempos da franquia. Novamente o brasileiro, sensação do momento, jogou muito, com 19 pontos e 17 rebotes, aumentando o tempo do seu marco histórico na equipe para oito jogos consecutivos pegando 15 rebotes ou mais. Alonzo Gee fez 22 pontos. Lillard, jogador do Portland, foi o cestinha com 24 pontos e 11 assistências. Batum e Aldridge ajudaram com 22 e 21 pontos.

Apenas as habilidades individuais do brasileiro não foram suficientes para a vitória no final do jogo, tendo que ver sua equipe ser derrotada por 118 x 117. Com 91 x 91 no placar, a primeira prorrogação também pegou fogo, terminando empatado novamente, em 103 x 103. Só que na segunda prorrogação não deu para os Cavaliers, que sofreu uma cesta de três do Batum, que colocou os Trail Blazers na frente do placar por um ponto, até soar o cronômetro anunciando o final da partida e vitória do time visitante. O final da partida poderia ter sido diferente se Gee não tivesse perdido um lance-livre segundos antes, que, se convertido, poderia ter levado a partida para outra prorrogação.

Todos os resultados de Sábado (1/12/2012)
Miami Heat 102 x 89 Brooklyn Nets
Cleveland Cavaliers 117 x 118 Trail Blazers
Chicago Bulls 93 x 88 Philadelphia 76ers
New Orleans Hornets 79 x 100 Oklahoma City Thunder
Houston Rockets 124 x 116 Utah Jazz
Milwaukee Bucks 91 x 88 Boston Celtics
San Antonio Spurs 99 x 95 Memphis Grizzlies
Dallas Mavericks 92 x 77 Detroit Pistons
Los Angeles Clippers 116 x 81 Sacramento Kings
Golden State Warriors 103 x 92 Indiana Pacers

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.