Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Mano a Mano – Votação do All Star Game: Conferência Oeste

- Mano a Mano -

No Brasil, é muito comum as famílias se reunirem para falar de futebol. Mas no caso deles, o tema principal dos longos bate-papos sempre foi o basquete. Inspirados pelo pai, Guilherme e Gabriel Buso jogaram basquete desde garotinhos na cidade de Santo André. Coincidentemente, ambos fizeram intercâmbio nos Estados Unidos, no estado de Kentucky, conhecida como uma das grandes capitais da modalidade no país. E por todas essas razões, o esporte da bola laranja é uma paixão inexplicável para ambos. Todas as sextas-feiras, os dois irmãos estarão aqui na NBA Brasil para fazer o que eles mais gostam: falar do maior basquete do mundo. E você é o nosso convidado para participar desse grande debate, afinal, todos nós fazemos parte da mesma família basqueteira.

>> Teste Grátis o NBA League Pass | Kings x Thunder | Chalk Talk



Todo ano, os fãs do basquete aguardam ansiosamente pelo All-Star Game. As maiores estrelas da NBA se reúnem para defender suas respectivas conferências num jogo festivo no meio da temporada, que já existe desde 1951. New Orleans será a sede pela segunda vez do evento, que neste ano, será realizado no dia 16 de fevereiro.

Os cinco titulares de cada equipe são escolhidos a partir de uma votação entre os internautas. Na terceira parcial, divulgada dia 09 de janeiro, LeBron James, do Miami Heat, e Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, lideram suas respectivas conferências. O ala do Miami foi o mais votado até então com 1,076,063, apenas 21,854 votos à frente de Durant.

No Leste, o ala do Indiana Pacers, Paul George (899,671), e o ala do New York Knicks, Carmelo Anthony (702,869), lideram a lista de alas. O líder entre os armadores é Dwayne Wade, do Miami Heat, com 718,109, seguido pelo armador do Cleveland Cavaliers, Kyrie Irving (652,522).

Além de Durant, os alas mais votados na Conferência Oeste são Dwight Howard (509,116) e Blake Griffin (500,964), do Houston Rockets e Los Angeles Clippers, respectivamente. As poucas atuações na temporada não tiraram a liderança das mãos do ala/armador do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant (844,538), entre os armadores do Oeste. O armador do Golden State Warriors, Stephen Curry, vem na vice-liderança com 677,372.

A votação ainda está aberta e será encerrada na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro. Não deixe de votar nas estrelas do All-Star Game! Será que Guilherme e Gabriel Buso têm escolhas muito diferentes da maioria? Quais são os seus times ideais?

Guilherme Buso
NBA Brasil
Análise do Guilherme

Na boa, dois jogadores do Los Angeles Clippers no quinteto titular da Conferência Oeste não dá. Sei que para um All-Star Game, a dupla Chris Paul – Blake Griffin funcionaria muito bem, porque eles ficariam jogando ponte aérea a noite inteira. Porém, se estamos escalando aqui uma seleção com os melhores, não consigo levar a sério os jogadores dos Clippers.

Para mim, não há armador na NBA melhor que Tony Parker. O francês está, no momento, carregando o San Antonio Spurs a uma possível liderança da Conferência Oeste na temporada regular, sem contar o que ele já fez em toda a carreira na liga americana e com a camisa da seleção da França.

Para o lugar do voador Blake Griffin, colocaria Kevin Love, do Minnesota Timberwolves, que há um bom tempo vem provando que é um dos jogadores mais eficientes da última geração. Uma pena que ele ainda não conseguiu atuar numa equipe que visa título, porque se isso ocorresse, com certeza, ele seria mais valorizado.

Outro que trocaria na sua seleção seria o ala/armador Stephen Curry. Apesar de eu gostar bastante do jogo dele, acho que James Harden, do Houston Rockets, está num nível acima quando falamos de All-Star Game.

Nas outras duas poisções, concordo com você. Kevin Durant é insubstituível, principalmente, quando Kobe Bryant está fora de jogo, e LaMarcus Aldridge está voando nesta temporada e é, provavelmente, o melhor pivô do momento.

Tony Parker
San Antonio Spurs
James Harden
Houston Rockets
Kevin Durant
Oklahoma City Thunder
Kevin Love
Minnesota Timberwolves
LaMarcus Aldridge
Portland Trail Blazers

Gabriel Buso
NBA Brasil
Análise do Gabriel

Como deixar de fora o cestinha da liga e, na minha opinião, o segundo melhor jogador da NBA!? Simplesmente não dá! Kevin Durant tem que estar.

Blake Griffin vem tendo a sua melhor temporada desde a chegada de Chris Paul a Los Angeles. Sua brutalidade na hora de atacar a cesta continua e os seus arremessos de média distância melhoraram em comparação ao ano passado (de 34,5% a 38,9%), assim como suas médias em rebotes e tocos e seu aproveitamento nos lances livres. O ala/pivô do Clippers irá ao ao All-Star Game pelo quarto ano consecutivo, mas não mais apenas por suas enterradas.

Para completar o trio de alas, escolho um jogador que vem ano após ano colocando seu nome entre os melhores da liga. Numa Conferência tão disputada como a Oeste, LaMarcus Aldridge e os Blazers vêm mantendo uma regularidade incrível tanto dentro quanto fora de casa. Kevin Love pode ter médias superiores que o ala-pivô dos Blazers, mas toda a sua contribuição para o sucesso de sua equipe nesta temporada pesou demais nessa escolha.

Chris Paul fez tanto pelo Clippers nesta temporada que mesmo a sua lesão no ombro direito e a perda de alguns jogos não me impediram de votar no melhor armador da NBA. Além dos quase 20 pontos por jogo, CP3 lidera a liga em assistências e é o terceiro em roubos de bola. Ficamos na torcida para que ele realmente possa voltar às quadras antes do All-Star Game.

Por último, mas não menos importante, coloco Stephen Curry, que possui melhores médias na carreira em pontos, rebotes, assistências e roubos de bola. O armador do Warriors impressionou os fãs do basquete nos playoffs do ano passado e nesta temporada não está sendo diferente. Golden State não é mais uma surpresa, é uma realidade, e Stephen Curry tem muita influência nessa ascensão.

Chris Paul
Los Angeles Clippers
Stephen Curry
Golden State Warriors
Kevin Durant
Oklahoma City Thunder
Blake Griffin
Los Angeles Clippers
LaMarcus Aldridge
Portland Trail Blazers

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Trail Blazers vs. Suns

    LaMarcus Aldridge pours in 27 points and grabs 9 rebounds to help Portland turn back the Phoenix Suns, 87-81.
  • Celtics vs. Knicks

    Isaiah Thomas scores 18 points and dishes out 6 assists as the Celtics defeat the Knicks 96-92.
  • Jazz vs. Nuggets

    Ty Lawson scores 18 points and dishes out 9 assists as the Nuggets defeat the Jazz 107-91.
  • Timberwolves vs. Rockets

    James Harden scores 33 points and dishes out eight assists in the Rockets 120-110 win over the Timberwolves.
  • Kings vs. Pelicans

    Tyreke Evans' 24 points and 10 assists helps the Pelicans overcome the Kings and DeMarcus Cousins' big night, 102-88.
  • Mavericks vs. Spurs

    Boris Diaw scores 19 points to help the Spurs to a 94-76 win over the Mavericks.
  • Bledsoe Showcases His Speed and Hops

    Eric Bledsoe races by the defense for a jam.
  • Bledsoe Showcases His Speed and Hops

    Eric Bledsoe races by the defense for a jam.
  • Lakers vs. Raptors

    Jonas Valanciunas scores 19 points with seven rebounds, James Johnson adds 17 as the Raptors handle the Lakers 94-83.
  • Harden's Huge Night

    Take another look at James Harden's big night in the Rockets win over the Timberwolves.
  • Cavaliers vs. Nets

    Joe Johnson and Brook Lopez each score 20 points as the Nets beat the Cavaliers, 106-98.
  • Warriors vs. Grizzlies

    Stephen Curry scores 38 points and dishes out 10 dimes as the Warriors defeat the Grizzlies 107-84.