Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Mano a Mano – Uniformes de Natal

- Mano a Mano -

O que era uma novidade na temporada passada, começa a tornar-se uma realidade entre os times da NBA. Os uniformes com manga serão vestidos por todos os 10 times que farão a rodada de Natal. Qual será a opinião dos irmãos Buso? Será que eles gostam da ideia?

>> NBA LEAGUE PASS | Pacers X Celtics >> Splitter: Brasileiro com Chances de Título
>> Quem vai levar: Caixa de Correio | Olho nos Brasileiros: Semana Difícil | >> Chalk Talk




22 de Fevereiro de 2013. Foi esse o dia em que o Golden State Warriors utilizou pela primeira vez um uniforme com mangas na NBA. O time californiano não ganhava dos Spurs há 16 jogos e, definitivamente, até os torcedores mais pessimistas não poderiam dizer que se caso viesse a décima sétima derrota seguida seria culpa do uniforme. Dando sorte ou não, a vitória veio. 107 a 101 na prorrogação. O tabu havia acabado e as mangas haviam chegado.


Antes do início da temporada atual, mais dois times aderiram à novidade. O Phoenix Suns optou pela camisa laranja, já o Los Angeles Clippers optou pelo azul claro com referências de quando a franquia se chamava Buffalo Braves na década de 70. Além das duas equipes, o Golden State Warriors anunciou mais um uniforme do mesmo layout, só que dessa vez branco.

Na rodada de Natal deste ano, a NBA anunciou, a partir de um brilhante comercial que já passou a marca de 9 milhões de visualizações no Youtube, os uniformes comemorativos dos 10 times que estarão em quadra durante o dia 25. Bulls, Nets, Thunder, Knicks, Heat, Lakers, Rockets, Spurs, Clippers e Warriors vestirão as camisas com mangas.

E aí? Ficou bonito ou feio? Tem a ver com o basquete?

Guilherme Buso
NBA Brasil
Análise do Guilherme

Não acho que esteja sendo conservador, Bel… acredito que qualquer fã de basquete que entra numa arena ou assiste a um jogo na TV e depara com um time vestindo camiseta de manga vai estranhar. Sempre há algumas características de uma modalidade que não se mexem e, realmente, fica diferente ver um time de basquete sem a tradicional camisa regata.

No esporte, o sucesso de uma inovação como essa, geralmente, vem aliado ao resultado. Eu me lembro quando o futebol do Palmeiras inventou a camisa “grifa-texto”, perdeu uma partida e parte da torcida pediu para que o time parasse de usá-la em jogos. Isso aconteceu com o uniforme roxo do Corinthians também. Talvez, se o Golden State Warriors tivesse perdido aquele jogo contra o San Antonio Spurs, no dia 22 de fevereiro, a repercussão em cima da camisa poderia ter sido totalmente negativa e não estaríamos aqui falando sobre isso hoje.

Tenho a mesma impressão que você em relação a jogar basquete com camisa de mangas. Sempre me fez sentir que elas atrapalhavam nos movimentos, principalmente, nos arremessos. O próprio voleibol, que também exige muitos movimentos de braço, mudou o uniforme para regata. Agora, se LeBron James, Kevin Durant, Kobe Bryant e tantos outros astros da NBA toparam entrar em quadra vestindo essa inovação no dia de Natal, quem somos nós para falar que isso é prejudicial....

A verdade é que a NBA, mais uma vez, mostrou que está a frente de todas as outras ligas esportivas do mundo, quebrando uma tradição de décadas da modalidade para gerar burburinho e, claro, muitas vendas.

Gabriel Buso
NBA Brasil
Análise do Gabriel

Não lembro a última vez que joguei basquete com camiseta com mangas. Talvez seja algo psicológico, já que desde pequeno as minhas camisas de basquete sempre foram regatas, mas não sou um grande fã desse estilo de uniforme. Todas as vezes que assisto basquete universitário, nunca consigo entender porque alguns jogadores optam pela camiseta por baixo da regata de jogo. O primeiro que me vem à cabeça é Patrick Ewing, quando ainda era o pivô da Universidade de Georgetown.

O que me faz olhar com bons olhos esses novos uniformes é o lado “negócio” da coisa. As grandes ligas americanas passaram a vender, de uns tempos para cá, camisetas, as “T-shirts”, com as mesmas estampas dos uniformes dos times, com os nomes e números dos jogadores nas costas e a frente igualzinha as camisas oficiais. Ultimamente tenho preferido ter esse tipo de camiseta, que eu posso vesti-la em inúmeras ocasiões, do que uma regata de jogo. Quem sabe os novos uniformes se transformem em um grande sucesso de venda daqui para frente?!?!

Ainda assim, não consigo me acostumar com a ideia das mangas durante um jogo oficial da NBA. Talvez vestindo um desses novos uniformes e sentindo toda a tecnologia do tecido, eu comece a deixar de lado a parte visual de toda essa história.

Verdade é que Stephen Curry e os Warriors já mostraram algumas vezes em 2013 que as mangas não estão influenciando negativamente as suas performances, mas não sei se camisetas como essas deixarão de me causar estranheza. E aí Gui? Estou sendo muito conservador?

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.