Foi a paixão pelo basquetebol que trouxe Rubens Borges ao jornalismo. De 2005 até 2011 Rubens foi repórter do BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br). Após sair do BasketBrasil, Rubens não conseguiu ficar longe do basquetebol por muito tempo e criou o Hit The Glass (http://www.hittheglass.blogspot.com.br) onde segue iluminando os fãs da NBA.

Chalk Talk: ICE, como defender o pick and roll

Prestem atenção na próxima partida da NBA. Quando o áudio do que acontece em quadra está claro e o ataque está pronto para fazer um pick and roll você ouvirá. “ICE!” ou “BLUE!” alguém gritará. Essa é a dica para a defesa.

ICE é usado principalmente para o pick and roll na lateral da quadra. No meio dela o defensor do homem que faz o corta-luz fará um ‘hedge’, ou seja, cortar o caminho do jogador com a bola logo na raiz do problema.

Eu sei que usei um p&r no canto da quadra como exemplo, mas o princípio é o mesmo. Chris Bosh faz o hedge evitando que Tony Parker ataque o meio do garrafão.

O jogador no ICE precisa da ajuda de dois outros atletas. Um no prego e outro no dois nove.

PREGO: Por que prego? Nos ginásios antigos, as medidas das quadras, na hora de pintar as linhas de marcações, eram tiradas colocando uma linha presa a um prego no meio da linha do lance-livre. O prego é essa posição, com um pé no meio da linha do lance-livre, uma boa maneira de ajudar o companheiro de time que está na ajuda defensiva a se localizar em quadra.

DOIS NOVE: Quantos segundo o defensor da NBA pode ficar no garrafão sem marcar ninguém? Três segundos. Dois nove nada mais é do que ficar 2,9 segundos dentro do garrafão, pronto para ajudar a defender o aro, sem cometer defesa ilegal.

O ICE tira a infiltração pelo meio do garrafão e pela lateral, forçando o homem da bola a tomar uma decisão: pode arremessar de meia-distância, um arremesso de pouco aproveitamento, encontrar um companheiro para o mesmo tipo de arremesso ou reestruturar o ataque com menos tempo no relógio.

Agora que esses dois conceitos estão claros, vamos ao Memphis Grizzlies e o ICE.

Zach Randolph prevê o pick and roll entre Reggie Jackson e Kendrick Perkins e se dirige ao ICE. Mike Conley tira o meio da quadra de Jackson, forçando o armador do Oklahoma City Thunder para o fundo da quadra.

ZBo está no ICE, Ed Davis no DOIS NOVE e Tayshaun Prince no prego. Conley força Jackson para a linha de fundo, tirando espaços do de Jackson. A linha de fundo e lateral, juntas, agem como se fossem dois defensores extras. Randolph, no ICE, protege o garrafão.

Jackson não tem espaços, força o passe para Perkins. Mesmo que Perkins tivesse um bom arremesso dali, este é um chute que o Grizzlies quer que OKC tente.

Conley rouba a bola e sai em um contra-ataque rápido.

Agora é a vez de Marc Gasol no ICE. A defesa do Grizzlies força Derek Fisher para a linha de fundo, tirando o meio do garrafão. Gasol vai para o ICE.

Fisher só tem a linha de fundo para atacar.

Quando Fisher para, a marcação dobra. O veterano do Thunder consegue um passe para sair da situação difícil. Mas Oklahoma City só encontra um arremesso de meia-distância de Nick Collison, melhor que isso só se Memphis tivesse roubado a bola novamente.

Assim muitos times defendem o pick and roll. Alguns, como o Grizzlies, fazem bem. Outros, como o New York Knicks, não conseguiram tirar o meio do garrafão na última temporada.

Abram os olhos e os ouvidos e procurem essa defesa da próxima vez que escutarem o grito em quadra.

ICE!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Bledsoe's Big Night

    Eric Bledsoe puts up 28 points, 13 rebounds and 9 assists to help the Suns beat the Thunder in overtime.
  • Thunder vs. Suns

    Eric Bledsoe goes for 28 points and 13 boards, helping the Suns to a 117-113 overtime win against the Thunder.
  • Bledsoe from Behind

    Eric Bledsoe rushes back on defense for the monstrous block from behind.
  • Westbrook Injury

    Russell Westbrook appears to injury his knee of the last play of overtime.
  • Westbrook Injury

    Russell Westbrook appears to injury his knee of the last play of overtime.
  • Westbrook's Triple Double

    Highlights from Russell Westbrook as he scores 39 points, grabs 14 boards and dishes out 11 assists in the Thunder loss.
  • Can't Stop, Won't Stop

    Hot-handed Russell Westbrook drives for the and-1 lay to tie the game with seconds left in regulation.
  • Soaring Ibaka

    Serge Ibaka flies for the block to send this game into overtime.
  • Magic Morris

    Markieff Morris draws the foul on the jumper with seconds left.
  • Westbrook on Fire

    Russell Westbrook goes coast to coast to finish the athletic lay-up while drawing the foul.
  • Westbrook on Fire

    Russell Westbrook goes coast to coast to finish the athletic lay-up while drawing the foul.
  • Westbrook on Fire

    Russell Westbrook goes coast to coast to finish the athletic lay-up while drawing the foul.