Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Fim De Uma Era

Uma das parcerias de maior sucesso na NBA chegou ao fim. Phil Jackson confirmou o que já vinha prometendo há alguns anos e aposentou-se. Agora, o Los Angeles Lakers do super astro Kobe Bryant terá que correr atrás de outro comandante.

Em Los Angeles, o Mestre Zen, como é conhecido, conquistou cinco títulos, tornando-se o treinador mais vitorioso da história da liga com onze títulos (os outros seis foram com o Chicago Bulls de Michael Jordan, sem contar os dois como jogador). Além disso, conseguiu novamente formar uma dinastia, provavelmente não tão temida quanto a do Bulls, mas igualmente competente e vencedora. Graças principalmente ao talento e à liderança de Kobe Bryant, considerado por muitos o melhor jogador da NBA após Michael Jordan.

Nos Lakers foram duas grandes fases. Uma entre 99-2002, onde a dupla Kobe Bryant / Shaquille O’Neal conquistou o tricampeonato e outra no bicampeonato de 2008-2009/2009-2010 com Kobe tendo no pivô espanhol Pau Gasol seu novo parceiro, ou melhor, fiel escudeiro, afinal quem mandava na equipe era Kobe, que não precisava mais dividir os holofotes com Shaq.

Jackson pretendia abandonar a carreira conquistando outro tricampeonato, fato esse que parecia bastante possível. Entretanto nos playoffs os Lakers começaram a mostrar sinais de cansaço e uma ligeira perda de brilho. Kobe precisou jogar no sacrifício em algumas partidas e a falta de um melhor jogo de equipe pesou. Além disso, Gasol foi irreconhecível tanto na série contra o New Orleans Hornets quanto principalmente na série contra o Dallas. Jackson tentou inclusive “acordar” Gasol com seguidas broncas e até tapas, mas não deu jeito. Para piorar, o fator casa que sempre foi decisivo para o time de Los Angeles acabou falhando e as duas derrotas no Staples Center foram preponderantes para que os Mavericks fechassem a série com um humilhante 4x0.

Ninguém esperava uma varrida nesta série, e convenhamos, Phil Jackson não merecia aposentar-se desta forma. Resta agora ao Lakers superar essa grande perda, e reorganizar a equipe. Mudanças e ajustes deverão ocorrer em breve e alguns futuros free agents serão contatados para uma possível troca.

Uma coisa é certa. A NBA sentirá muita saudade do Mestre Zen, maior vencedor da história da liga.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Rockets vs. Kings

    Ray McCallum scores 29 points and grabs nine rebounds as the Kings beat the Rockets on Monday night.
  • Kings, McCallum Accept Trophies

    The Sacramento Kings and MVP Ray McCallum are presented with the Summer League championship trophy
  • Backyard Hoops

    Ray McCallum hits a crazy one-legged three to highlight the Sacramento comeback.
  • Johnson Takes Flight

    Nick Johnson takes the nice feed and deposits the reverse slam with ease.
  • McLemore Explodes to the Rim

    Ben McLemore drives the lane and flushes with the right hand.
  • Canaan Denied

    Eric Moreland swats the Isaiah Canaan offering with authority.
  • Kings vs. Wizards

    MarShon Brooks scores 14 points, Ray McCallum adds 11 points, as the Kings beat the Wizards 74-62 to advance to the Summer League Finals game.
  • Postgame: Ray McCallum

    Ray McCallum speaks to Rick Fox after scoring 11 points in a victory over the Wizards.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Oriakhi Cleans Up

    Nik Stauskas misses on the triple, and Alex Oriakhi cleans up strong with the putback dunk.
  • Hornets vs. Rockets

    Isaiah Canaan scores 24 points, Donatas Motiejunas adds 18 points as the Rockets beat the Hornets 83-79 to advance to the Summer League Finals game.
  • Mitch Richmond Interview

    Mitch Richmond speaks with Rick Fox about being inducted into the Naismith Hall Of Fame, and about the Sacramento Kings change of culture.