Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Surpreendendo!

Não há dúvidas. O Memphis Grizzlies é a grande surpresa dos playoffs da NBA. A própria classificação para a fase final da liga poderia já ser considerada razoavelmente inesperada, afinal, Houston Rockets e Utah Jazz eram favoritos para a obtenção da oitava e talvez da sétima vaga da Conferência Oeste. O Houston desandou e o Utah se desfez de seu principal jogador. Resultado? New Orleans Hornets e Memphis Grizzlies conquistaram com merecimento as vagas dos adversários diretos.

Com a oitava colocação, os Grizzlies foram obrigados a medirem forças com o San Antonio Spurs, melhor equipe do Oeste e dono da segunda melhor campanha da NBA (apesar de ter liderado a liga durante 99% da temporada normal), na primeira fase dos playoffs. Todos esperavam uma eliminação fácil, entretanto, logo na primeira partida da série em San Antonio, a equipe do Tennessee mostrou muita determinação e superou o adversário, conquistando a primeira vitória da franquia em um playoff da NBA. Sorte de principiante? Que nada. O time quase venceu a segunda partida e quando foi para Memphis fez valer o mando de quadra e obteve duas convincentes vitórias. Novamente na casa do rival, o Memphis jogou bem de novo, podia ter fechado a série, mas acabou perdendo graças à grande atuação de Manu Ginobili. Porém, o fator casa foi preponderante e para surpresa geral o Memphis fechou a série em 4 a 2.

Classificados para enfrentar o Oklahoma Thunder da super dupla Russell Westbrook e Kevin Durant, os Grizzlies teriam tudo para relaxar, felizes com aquela sensação de dever cumprido. Mas, não foi o que aconteceu, e logo na primeira partida da série realizada em Oklahoma, o visitante indesejado mostrou suas garras, jogou muito melhor, venceu e roubou o mando de quadra do favorito Thunder. Sinal de alerta mais do que ligado para Durant e Cia.

Difícil dizer qual o segredo do Memphis. Poucos poderiam imaginar que o time pudesse fazer alguma coisa sem seu principal jogador, o ala Rudy Gay, campeão mundial com o US Team, que está fora da temporada. Apesar do sentido desfalque, outros jogadores tem se superado. O ala Zach Randolph tem sido brilhante, liderando a equipe e decidindo os jogos. O pivô espanhol Marc Gasol, por sua vez, dominou o garrafão em toda a série contra os Spurs e parece que fará o mesmo agora contra o Thunder. O armador Mike Conley vem conduzindo o time com perfeição e, além disso, Shane Battier, Tony Allen e O.J. Mayo têm sido fundamentais em manter o ritmo da equipe.

Apesar de tudo que o time do treinador Lionel Rollins tem feito, o Thunder ainda é o grande favorito nesta série, porém não dá mais para duvidar da capacidade do Memphis e menosprezar Zach Randolph, que tem jogado como um verdadeiro All-Star. Será que teremos mais surpresas pela frente?

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.