Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

Reforços Providenciais

A temporada 2010/2011 da NBA tem mostrado bastante equilíbrio, com várias equipes se destacando e apresentando, inclusive, grande ascensão em comparação à temporada passada.

Se na última temporada, o Los Angeles Lakers foi soberano no Oeste, neste início de campeonato, San Antonio Spurs e Dallas Mavericks tem sido impecáveis, vem jogando um grande basquetebol, prometendo fazer frente a Kobe Bryant & Cia.

No lado Leste não é diferente. Além do supertime do Miami das estrelas Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh que parecem estar se entrosando, e do já pronto Boston Celtics que parece mais forte do que no ano passado, outras equipes estão buscando reforços para brigar pelo título da conferência. Caso específico do Orlando Magic que resolveu surpreender e mexer no elenco.

O time do superpivô Dwight Howard agitou o mercado nesta semana. A equipe trocou o ala Rashard Lewis (jogador mais bem pago do elenco) pelo ala armador Gilbert Arenas do Washington Wizards. Além disso, enviou os alas Vince Carter e Mickael Pietrus, e o pivô Marcin Gortat para o Phoenix Suns em troca dos alas Jason Richardson e Hedo Turkoglu e do pivô Earl Clark, além de uma escolha na primeira rodada do draft 2011.

As mudanças no elenco são reflexo do mal momento do time, que havia perdido seis das últimas sete partidas e, acima de tudo, uma prova de que a equipe quer sim bater de frente com os aclamados Boston e Miami. Rashard Lewis não vinha correspondendo em quadra o alto investimento feito pelo Magic, falhando nos momentos decisivos e em algumas partidas passava praticamente despercebido, Da mesma forma, Vince Carter pouco vinha acrescentando, sem contar, as seguidas contusões e o individualismo que sempre marcou a carreira do ex-campeão de enterradas. Um dos principais reservas do time, o ala francês Mickael Pietrus também não vinha sendo nem sombra do jogador que brilhou na final da Conferência Leste de 2009 contra o então favorito Cleveland Cavaliers.

Por sua vez, os jogadores que acabam de chegar devem causar o impacto necessário. O turco Hedo Turkoglu nunca deveria ter deixado a equipe após o vice-campeonato em 2009, afinal foi em Orlando que o ala viveu sua melhor fase, liderando o time nos momentos decisivos. Não vinha muito bem nos Suns, mas deve se readaptar rapidamente ao Magic. Jason Richardson era o cestinha do Phoenix e certamente fará muito bem o papel de Vince Carter. E Gilbert Arenas é sem dúvida alguma um dos melhores arremessadores da NBA. Polêmicas e problemas extra-quadra à parte, se Arenas recuperar o ritmo de jogo e fugir das contusões será decisivo para o futuro do Orlando Magic nesta temporada.

Com essa “mexida” providencial no elenco, o Orlando volta a figurar entre os favoritos da Conferência Leste. Favoritos estes, que podem em breve ganhar a companhia de Chicago Bulls e New York Knicks que não escondem de ninguém que pretendem trazer mais um astro para fortalecer o elenco. Coincidência ou não, Carmelo Anthony do Denver Nuggets já foi ovacionado dias atrás quando pisou no Madison Square Garden, em NY. O mesmo deverá ocorrer em Chicago. O mercado poderá ser agitado novamente em breve. É esperar para ver...

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.