Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Experiência faz a diferença

Desde o primeiro momento em que se soube que o Miami Heat enfrentaria o Oklahoma City Thunder na Final da NBA, a primeira comparação que se fez foi de um confronto entre a experiência e a juventude. E as três partidas disputadas da série mostraram que isso é um fato.

Após a euforia seguida de vitória do jovem time de Oklahoma no Jogo 1, o time de Miami soube controlar a ansiedade e vencer as duas partidas seguintes, virando a série em 2 a 1. Essa virada só foi possível graças ao desempenho dos seus principais líderes: LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

O trio é o termômetro da equipe e por mais que se critique a falta de banco de reservas do Miami, James, Wade e Bosh vem conseguindo compensar tudo isso fazendo o time jogar nos momentos importantes. Quando o Miami precisa assumir o controle da partida, eles não estão hesitando.

O Jogo 3 da série não foi diferente. Explorando bem as infiltrações de Wade e James e as assistências internas para Bosh, o Miami liderou o placar por quase toda a primeira metade da partida. O Oklahoma City Thunder, por outro lado, manteve um jogo constante, impedindo que o adversário conseguisse abrir vantagem no marcador.

No retorno para o terceiro período, a defesa do Thunder cresceu e segurou as penetrações do ataque do time da casa, que precipitou algumas bolas. No outro lado da quadra, Kevin Durant e Russell Westbrook comandaram a ofensiva de Oklahoma, abrindo 10 pontos de vantagem no placar. Se não fosse a quarta falta de Durant, com menos de seis minutos para o final da terceira etapa, os visitantes poderiam ter se segurado mais tempo na liderança.

Com a saída do cestinha da NBA, o Heat aproveitou para se recuperar na partida. Aos poucos, James e companhia viraram o jogo e assumiram o controle do confronto. A defesa do Thunder permitiu algumas cestas mais fáceis do adversário e no ataque houve precipitação nos arremessos. Trabalhando bem a bola no ataque, o Miami manteve o ritmo, garantiu a segunda vitória na série e ganhou confiança para buscar o título.

O time da Florida terá, agora, dois jogos consecutivos em casa nesse confronto final da NBA. Se o trio formado por James, Wade e Bosh mantiverem na cabeça a ideia de que são eles que tem a capacidade de controlar o jogo, o troféu dourado de campeão está bem perto de chegar às mãos do Miami.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.