Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Eles estão prontos?

Nas últimas 13 temporadas, a Conferência Oeste dominou a NBA conquistando 10 títulos de campeão. Cinco foram do Los Angeles Lakers, quatro do San Antonio Spurs e o último do Dallas Mavericks. Com elencos bastante experientes e liderados por jogadores que decidem, as três equipes sempre são consideradas favoritas ao troféu dourado.

Este ano, no entanto, uma nova equipe está brilhando mais que os rivais no Oeste. E quando eu digo “nova equipe”, quero dizer nova em todos os sentidos.

Transferida de Seattle (Sonics) para Oklahoma City, em 2008, o Thunder disputa sua quarta temporada e é a bola da vez da NBA. Liderados pelos jovens astros, o ala Kevin Durant e o armador Russell Westbrook, ambos de 23 anos de idade, o time lidera a Conferência Oeste nesta temporada e já garantiu, com apenas 50 partidas disputadas, a classificação para os playoffs.

Com Durant, segundo cestinha da NBA com média de 27,7 pontos por partida, e Westbrook, quinto cestinha com 24,5, o time de Oklahoma City é o segundo melhor ataque da temporada, anotando cerca de 103 pontos por jogo.

O poder ofensivo e o jogo de bastante velocidade dos comandados de Scott Brooks só é possível graças a uma forte e intensa defesa. O Oklahoma é líder em tocos na NBA, com média de quase oito bloqueios por partida, e tem o pivô Serge Ibaka (22 anos) no topo desse fundamento, com incríveis 3,3 de média.

Outro destaque do time de Oklahoma é o ala James Harden (22 anos), que vem do banco de reservas para contribuir demais ofensivamente (17,5 pontos de média) graças a um alto aproveitamento nos arremessos de fora e uma habilidade impressionante de penetração no garrafão.

Agora, voar na fase de classificação não significa que esse ritmo será mantido durante os playoffs. O elenco é bastante jovem e é difícil de dizer se o Thunder já está completamente preparado para encarar os gigantes do lado Oeste e toda sua bagagem em finais.

Por esse motivo, no último dia para transferências de atletas na temporada 2011/2012, o Thunder trouxe o experiente armador Derek Fisher, jogador que pode ser o que a equipe precisava para crescer mais ainda durante os playoffs. Cinco vezes campeão da NBA com os Lakers, Fisher é o tipo de jogador que consegue fazer a equipe jogar e gosta de chamar a responsabilidade nos momentos decisivos.

Com o veterano jogador em quadra, Durant ,Westbrook e Harden terão alguém para compartilhar o enorme peso de ser o “time a ser batido” no Oeste. O sonho de poder chegar a sua primeira final na história não está longe, mas o caminho é cheio de obstáculos.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.