Foi a paixão pelos esportes que fez com que esse ex-administrador de empresas resolvesse tornar-se jornalista. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já escreveu sobre esportes em vários sites e blogs e hoje é o responsável pelo setor de jornalismo de uma grande empresa de cosméticos da região do ABCD paulista. Porém, sua grande motivação ainda reside em comentar e escrever sobre eventos esportivos, especialmente o basquete. É fã e grande colecionador de artigos da NBA desde quando assistiu sua primeira partida ao vivo na antiga Miami Arena há 15 anos.

De Olho nos Brasileiros: Papo com Leandrinho

Infelizmente, para os torcedores do Phoenix Suns, a equipe acabou perdendo a oitava colocação e, consequentemente, a última vaga dos Playoffs para o Dallas Mavericks, que terminou a fase de classificação com uma vitória a mais. Com isso, mais um brasileiro deu adeus ao campeonato deste ano, o ala-armador Leandrinho Barbosa.

E é com ele que iniciamos uma sequência de entrevistas com nossos representantes na liga de basquete mais famosa do mundo. Leandrinho falou com o De Olho nos Brasileiros um pouco antes do término da fase de classificação para os Playoffs e nos contou sobre o retorno à NBA, como anda sua recuperação e a expectativa para o Campeonato Mundial deste ano.

Para começar gostaria de saber como foi para você sofrer uma contusão tão grave no ano passado e em um momento tão importante, e ver seu contrato terminar sem poder entrar em quadra? Em algum momento passou pela sua cabeça que talvez você pudesse não retornar à NBA?

Leandrinho Barbosa: Nessas horas, passa um filme da carreira na cabeça. Todo o sacrifício, todas as barreiras. Tudo poderia ter ido por água abaixo naquele momento. Eu pensei no pior, mas ao mesmo tempo sabia que teria forças para me recuperar e voltar ao meu auge.

Qual a importância do período que você disputou o NBB com o Pinheiros para seu retorno à NBA?

LB: Foi fundamental. A estrutura do clube, os amigos que eu fiz, o trabalho da comissão técnica e de funcionários, tudo me fez muito bem. O Pinheiros representou a confirmação da minha volta por cima. Foi uma decisão muito acertada na minha vida.

Como foi retornar ao Phoenix Suns, sua primeira equipe na NBA, mesmo sem ter a certeza de que ficaria até o fim da temporada?

LB: Mesmo sem essa certeza, foi uma sensação maravilhosa de dever cumprido. Voltar ao lugar que foi a minha casa por tanto tempo, reencontrar pessoas queridas e voltar a sonhar com a NBA. Eu não poderia estar mais realizado naquele momento.

Em sua primeira passagem por Phoenix você era um dos mais jovens atletas da equipe, e agora, é um dos mais experientes. A sensação é a mesma? Ou agora você se sente com mais responsabilidades?

LB: Realmente muda um pouco. Hoje sou um jogador mais completo e experiente. Meu estilo de jogo mudou. Eu construí uma história no basquete, não sou mais um garoto. Antes eu ouvia muitos conselhos, agora eu acabei passando para o outro lado da conversa. Mas são responsabilidades boas de ter. São coisas que te fazem crescer como atleta.

Como foi a recepção neste retorno? Parece que os fãs ficaram bastante felizes com seu retorno, não é?

LB: Foi muito legal. Eu tenho uma relação muito bonita com eles. Fiquei um bom tempo na primeira vez, fiz parte de uma época vitoriosa da franquia. Isso faz com que eu tenha ainda mais fãs na torcida. Espero que eles continuem felizes com a minha presença no time.

Infelizmente, você sofreu uma contusão no início do mês passado. Primeiro gostaria de saber como está a recuperação? E se isso pode complicar um pouco uma possível renovação para a próxima temporada?

LB: Dentro de duas semanas, eu serei reavaliado para ser liberado aos treinos. Espero que isso não atrapalhe uma possível renovação. Estou trabalhando duro para voltaro mais rápido possível.

Por falar nisso, já existe alguma conversa em torno de uma renovação ou se outros times já andaram conversando com você? Você poderia adiantar alguma coisa com exclusividade para a coluna ‘De Olho nos Brasileiros’ do NBA Brasil?

LB: Ainda não, por enquanto meu foco continua na minha recuperação. Quero voltar logo para ajudar o Phoenix (Nota: Esta entrevista foi realizada pouco antes do término da fase de classificação).

Para terminar, um pouco de Seleção Brasileira. Qual a expectativa para o Mundial deste ano? Você estará presente, certo?

LB: Espero que sim. É uma grande honra poder representar o meu país. Nós temos um time muito talentoso, experiente, e um grande treinador. Podemos criar boas expectativas sim!

O Brasil caiu em um grupo bastante complicado. Quais as nossas chances?

LB: Basquete, assim como em todos os outros esportes, se resolve na prática. Estamos cientes da dificuldade do grupo, mas sabemos que se jogarmos no nosso melhor nível, temos grandes chances de nos classificarmos. Vamos em busca das vitórias!

Leandrinho, muito obrigado pela entrevista, boa recuperação e, aproveitando, você gostaria de falar mais alguma coisa ou deixar um recado para os torcedores e leitores do NBA Brasil?

LB: Obrigado pelo apoio e pelo carinho de sempre. Foi um prazer conversar com vocês! Continuem na torcida por mim e pela Seleção Brasileira!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.