Foi a paixão pelo basquetebol que trouxe Rubens Borges ao jornalismo. De 2005 até 2011 Rubens foi repórter do BasketBrasil (http://www.basketbrasil.com.br). Após sair do BasketBrasil, Rubens não conseguiu ficar longe do basquetebol por muito tempo e criou o Hit The Glass (http://www.hittheglass.blogspot.com.br) onde segue iluminando os fãs da NBA.

Chalk Talk: A Defesa dos Warriors

Sim, o Golden State Warriors tem o segundo melhor ataque da NBA. Stephen Curry e Klay Thompson são incríveis no lado ofensivo da quadra. Curry, provavelmente, será o MVP da temporada (embora James Harden e, até certo ponto, LeBron James e Russell Westbrook discordem). E o time tem o melhor retrospecto desta temporada, vencendo mais de 80% das partidas.

Mas, hoje o foco será na defesa. As estatísticas são da temporada 2014-15 até o dia 11 de março. Golden State tem a melhor defesa da NBA, com um DRtg de 97,4. Os Warriors têm a melhor defesa de FG% e 3PT% na Associação e, em Draymond Green, tem um fortíssimo candidato ao prêmio de Defensor do Ano.

A defesa foi uma área que já havia melhorado sob a batuta de Mark Jackson. De piada da NBA para ter o respeito dos adversários não foi fácil. Ainda assim, comandados por Steve Kerr, os Warriors melhoraram ainda mais. Ele não teve que reinventar todo esquema defensivo do time, mas adicionou algumas partes importantes.
Trocas de marcação


Trocas constantes na marcação podem ser complicadas. Quando não são feitas da maneira correta, deixa espaços na defesa. Quando feito corretamente pode parar ataques que apostam na movimentação rápida da bola para encontrar espaços.

Claro que, ter vários jogadores versáteis, entre 1,98m e 2,03m de altura ajuda muito. Green, Thompson, Andre Iguodala, Shaun Livingston, Harrison Barnes e Justin Holiday são exemplos claros disso. Eles permitem que, qualquer jogador possa marcar qualquer adversário sem que a defesa coletiva seja prejudicada pelos mismatches (diferença muito grande entre marcador e marcado. Por exemplo, um pivô pesado marcando um armador no perímetro, ou o armador tendo que marcar um homem de garrafão no post up).

Assim que a defesa percebe o corta-luz pelas costas a troca é quase automática.

Isso tira todo espaço que Marco Belinelli (#3 do Spurs) teria para arremessar.

A troca de marcação também é efetiva para diminuir a efetividade da jogada favorita do Spurs. Manu Ginobili, com a bola, marcado por Iguodala, deverá usar o corta-luz para ir ao fundo de quadra. Iggy e Barnes, como de praxe, trocam a marcação assim que veem o corta-luz.

Belinelli, marcado por Klay Thompson, corta para a zona morta. Tiago Splitter fará o pick para o italiano, tentando deixá-lo livre.

Com a rápida troca de marcação em Manu, o passe leva um décimo de segundo mais para chegar em Belinelli, dando oportunidade para Thompson recuperar-se.

Sem o arremesso, Marco tentará bater para a cesta. David Lee fecha a ajuda.

A ajuda chega rápido. Manu, que está retornando para a quadra, é a única opção de passe, e Barnes percebe.

Barnes chega rápido em Manu, dificultando o arremesso do argentino que erra sob pressão.

Os Warriors evitam trocas que deixam Curry marcando um jogador alto, isso será explorado nos playoffs pelos adversários.
Crossmatch (a troca de marcação no contra-ataque adversário)


Normalmente, o crossmatch não é recomendado. Apesar de diminuir o ritmo o contra-ataque, ele costuma deixar as defesas um pouco perdidas com jogadores pensando quem devem marcar.

No terceiro ano juntos, os jogadores de Golden State já se conhecem o suficiente para que isso não afete tanto o time.

Thompson marcava Kyle Lowry, mas ficou um pouco atrasado. Barnes, no meio da quadra, já notou isso.

Ele faz a sombra em Lowry, permitindo que Thompson se recupere.

Assim que Thompson se posiciona, Barnes volta para sua responsabilidade defensiva, Terrence Ross. Curry e Green fecham o garrafão enquanto Marreese Speights não chega.
Defesa de pick-and-roll


Na NBA de hoje, defender o pick-and-roll é um caso de vida ou morte e o Warriors é um dos melhores times nisso. Seja fazendo o ICE ou com um simples hedge é difícil pontuar contra os Warriors no pnr.

Curry praticamente convida Chris Paul (CP3) para driblar para a esquerda. Green espera e Barnes se posiciona no prego.

CP3 ainda tenta, sem espaço o armador volta a bola em Spencer Hawes e a defesa de Golden State já está posicionada novamente. Sem falhas.

Ter alguém como Green é um privilégio imenso. Monta Ellis recebe o pick de Charlie Villanueva. Green faz o hedge e Thompson, preso ao corta-luz, indica a mudança de marcação.

Normalmente, Ellis teria uma imensa vantagem ao ser marcado por um jogador alto como Green. Green não é um defensor qualquer, e o seu time sabe disso. Com sua qualidade, todos ficam “em casa”, sem ajudá-lo.

E a confiança prova valer a pena. Green defende perfeitamente o arremesso que nem chega ao aro. Eventualmente, Andrew Bogut pegará a bola, enquanto Green vaza para o ataque para receber o passe do pivô australiano e ter uma fácil enterrada.

Qualquer time que chegar aos playoffs do Oeste será um adversário difícil, mas o Golden State Warriors, com um excelente ataque e estupenda defesa, prometem emoções fortes na pós-temporada.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.