Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

My old Kentucky home

Sempre que se encerra uma temporada da NCAA (Liga Universitária Norte-Americana), os especialistas e fãs do basquete já começam a imaginar quem serão os futuros astros da NBA. As equipes e os atletas também ficam bastante ansiosos pelo Draft, caminho principal para a entrada dos novos jogadores na liga profissional dos EUA.

Este ano, a Universidade de Kentucky deve dominar o Draft da NBA. Campeão da NCAA, a UK tem uma série de jogadores que deverão chamar a atenção de scouts e treinadores das equipes profissionais. E quando vejo o sucesso dos Wildcats, fico bastante emotivo e feliz.

Tive a grande oportunidade de morar no estado de Kentucky. Em 2002, fiz intercâmbio colegial nos Estados Unidos e, por ironia do destino, uma família, os Kleffmans, do pequeno condado de Casey County (5 mil habitantes) me escolheu para passar o ano escolar na casa deles. Eu já havia ouvido falar sobre Kentucky graças ao KFC (Kentucky Fried Chicken), as corridas de cavalo do Kentucky Derby e à própria Universidade de Kentucky, mas até então, não sabia da grandeza do basquete por lá.

Para minha surpresa, a família Kleffman era completamente apaixonada pela UK (Universidade de Kentuky) e aprendi tudo o que foi possível sobre a rica história do time de basquete. Claro que me tornei um grande fã dos Wildcats e acompanhei de perto a temporada 2002/2003, quando Kentucky, de Keith Bogans e Chuck Hayes, perdeu para Marquette, de Dwyane Wade, nas quartas de final da NCAA.

O amor pelo basquete em Kentucky é surreal. O estado se auto-considera a capital do basquete nacional (briga feia com Indiana) e fico imaginando como deve ter sido grande a festa não só em Casey County, mas em todo o estado de KY, inclusive em Louisville, cidade da rival UofL, derrotada por UK na semifinal.

A tradicional Universidade de Kentucky é a segunda equipe que mais venceu títulos da NCAA (oito) e já revelou grandes nomes do basquete americano como Pat Riley, Rex Chapman, Sam Bowie (aquele que ficou na frente do Michael Jordan no Draft de 84), Jamal Mashburn, Tony Delk, Tayshaun Prince, Rajon Rondo e, recentemente, De Marcus Cousins e John Wall.

O número de draftados vai aumentar bastante este ano. Eleito “Jogador do Ano” por diversas entidades, o ala/pivô Anthony Davis deve ser o número 1 do Draft de 2012, assim como John Wall foi dois anos atrás. Além dele, os alas Micheal Kidd-Gilchrist e Terrence Jones, o ala/armador Doron Lamb e o armador Marquis Teague também estão bastante cotados para entrarem na NBA na próxima temporada, logo na primeira rodada da loteria.

Parabéns Kentucky por mais essa conquista e parabéns para todos os fanáticos torcedores da Big Blue Nation, como os Kleffmans, que merecem demais esse título...

Saudades!

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.