Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Muy bueno!

Todos os fãs de basquete já devem ter visto algum vídeo cheio de passes fantásticos do espanhol Ricky Rubio na NBA. Com um estilo único, cabelo despenteado, barba por fazer e carinha de moleque, o jovem armador vem contagiando a liga norte-americana com uma série de jogadas incríveis e uma visão de jogo bastante apurada.

Eu confesso que não esperava que Rubio fosse se enquadrar tão rápido na NBA. Nas últimas partidas que acompanhei do armador atuando pelo Barcelona (ESP), notei o jogador um pouco inseguro e com um arremesso abaixo da média, muito lento para o rápido e físico jogo de basquete atual.

Quando Ricky Rubio apareceu para o mundo, nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ele tinha apenas 17 anos e seu talento e ousadia despertaram a curiosidade de todos. Estava claro que o espanhol tinha tudo para ser um ótimo jogador, mas não era isso que ele vinha apresentando antes de vir para a NBA.

Sua chegada ao Minnesota Timberwolves foi demorada. Draftado pelos Wolves em 2009, Rubio optou por não estrear na NBA naquele ano e voltar para a Espanha, quando se transferiu do DKV Juventut para o Barcelona. Foi uma atitude bastante contestada na época e, talvez, esse excesso de visibilidade tenha abalado um pouco o garoto.

Dois anos depois, Rubio, aos 21 anos, declarou estar preparado para encarar os astros da NBA. E não é que ele estava preparado mesmo!

Nesses primeiros 20 jogos, o espanhol demonstrou um potencial imenso, àquele notado em Pequim 2008, que estava, praticamente, escondido nas últimas duas temporadas na ACB (Liga Espanhola). Com médias de 11,4 pontos e 8,9 assistências (terceiro da NBA), Ricky Rubio, tem ainda muito chão para se tornar uma estrela na maior liga de basquete do mundo. Ele precisará melhorar uma série de fundamentos, principalmente o arremesso de longa distância, e ganhar mais força física.

Nesta temporada, o sucesso de Rubio, provavelmente, não será suficiente para levar os Timberwolves aos playoffs, mas, com certeza, está deixando todos lá em Minnesota com um sorriso de orelha a orelha.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Brewer Dunk

    Cory Brewer steals the ball and goes coast-to-coast for the slam.
  • Cleaning the Glass

    Anthony Bennett cleans the glass with a major slam.
  • Ilyasova Circus Shot

    Ersan Ilyasova drives the basket and gets the circus shot to drop.
  • Rookie Duel: Parker v. Wiggins

    Jabari Parker and Andrew Wiggins, the two top picks in the 2014 NBA Draft, faced one another for the first time in the regular season.
  • Grizzlies vs. Lakers

    Marc Gasol (19 points, 11 rebounds) leads the Grizzlies to a 99-93 victory over the Lakers
  • Nuggets vs. Suns

    Gerald Green scores 24 points in the Suns 120-112 win over the Nuggets.
  • Bucks vs. Timberwolves

    Larry Sanders scores 15 points, grabs seven rebounds and adds five blocks to help Bucks to a 103-86 victory over the Timberwolves.
  • Pacers vs. Spurs

    Manu Ginobili scores 28 points in the Spurs 106-100 win over the Pacers.
  • Ginobli Plus One

    Manu Ginobili uses the window to get the layup and foul.
  • Another Davis Block

    Ed Davis with another monstrous block on the Grizzlies.
  • Leonard Splits The D

    Kawhi Leonard goes behind his back to get the tough layup in traffic.
  • Miles Buzzer Beater

    C.J. Miles 3-pointer beats the 3rd quarter buzzer.