Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Muy bueno!

Todos os fãs de basquete já devem ter visto algum vídeo cheio de passes fantásticos do espanhol Ricky Rubio na NBA. Com um estilo único, cabelo despenteado, barba por fazer e carinha de moleque, o jovem armador vem contagiando a liga norte-americana com uma série de jogadas incríveis e uma visão de jogo bastante apurada.

Eu confesso que não esperava que Rubio fosse se enquadrar tão rápido na NBA. Nas últimas partidas que acompanhei do armador atuando pelo Barcelona (ESP), notei o jogador um pouco inseguro e com um arremesso abaixo da média, muito lento para o rápido e físico jogo de basquete atual.

Quando Ricky Rubio apareceu para o mundo, nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ele tinha apenas 17 anos e seu talento e ousadia despertaram a curiosidade de todos. Estava claro que o espanhol tinha tudo para ser um ótimo jogador, mas não era isso que ele vinha apresentando antes de vir para a NBA.

Sua chegada ao Minnesota Timberwolves foi demorada. Draftado pelos Wolves em 2009, Rubio optou por não estrear na NBA naquele ano e voltar para a Espanha, quando se transferiu do DKV Juventut para o Barcelona. Foi uma atitude bastante contestada na época e, talvez, esse excesso de visibilidade tenha abalado um pouco o garoto.

Dois anos depois, Rubio, aos 21 anos, declarou estar preparado para encarar os astros da NBA. E não é que ele estava preparado mesmo!

Nesses primeiros 20 jogos, o espanhol demonstrou um potencial imenso, àquele notado em Pequim 2008, que estava, praticamente, escondido nas últimas duas temporadas na ACB (Liga Espanhola). Com médias de 11,4 pontos e 8,9 assistências (terceiro da NBA), Ricky Rubio, tem ainda muito chão para se tornar uma estrela na maior liga de basquete do mundo. Ele precisará melhorar uma série de fundamentos, principalmente o arremesso de longa distância, e ganhar mais força física.

Nesta temporada, o sucesso de Rubio, provavelmente, não será suficiente para levar os Timberwolves aos playoffs, mas, com certeza, está deixando todos lá em Minnesota com um sorriso de orelha a orelha.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Dragic to Plumlee

    Miles Plumlee catches a nice pass and sinks the shot.
  • Knicks vs. Trail Blazers

    Nicolas Batum and Wesley Matthews combine for 45 points as Trail Blazers drop the Knicks in Portland.
  • Bledsoe Slam

    Eric Bledsoe drives to the basket and finishes with an easy slam.
  • Transition Dunk

    Alex Len catches a nice pass and finishes with a monster slam.
  • Lowry to Ross

    Terrence Ross slams home a wonderful pass.
  • High Off the Glass

    Ronnie Price drives to the basket and sinks a wonderful shot.
  • Catch and Shoot

    Wesley Matthews drains a three with a hand in his face.
  • Kobe to Hill

    Jordan Hill takes the pass and finishes with a tremendous slam during the second quarter.
  • Big-Time Block

    Joel Freeland with a wonderful block during the third quarter.
  • Big-Time Block

    Joel Freeland with a wonderful block during the third quarter.
  • Nowitzki and Parsons Combine for 56

    Dirk Nowitzki (30 points) and Chandler Parsons (26 points) combine for 56 points in the Mavericks victory over the Thunder on Sunday night.
  • Carmelo Grimaces After Shot

    Carmelo Anthony sinks a tough shot during the second quarter.