Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Visando Londres

Como será que está a cabeça dos jogadores que tem chance de serem convocados para jogar na Olimpíada de Londres? Eu fico empolgado só de pensar nisso, mas nunca nem cheguei perto de brigar por um sonho como esse.

Fico imaginando se eles, por mais experientes que sejam, não ficam torcendo para que o tempo passe rápido, para que eles se mantenham jogando em alto nível neste primeiro semestre e, principalmente, para que não se machuquem em pleno ano olímpico.

Será que essas estrelas pensam nisso? Será que é possível treinar, jogar e manter a rotina sem perder o foco?

Pode até ser que Manu Ginobili, Kobe Bryant, Pau Gasol e outras feras do basquete mundial estejam bem tranqüilos e encarem Londres 2012 com mais uma Olimpíada na carreira. Mas imagine como deve estar o coração de Bem Gordon e Luol Deng, que defenderão a seleção do país sede ou dos nossos brasileiros que disputarão os Jogos Olímpicos após três edições ausentes.

Quando olho as estatísticas dos brasileiros na NBA e vejo que o começo da temporada não foi nada arrasador, não me preocupo nem um pouco. Gosto de pensar que esses atletas estão com um objetivo muito maior este ano, que é chegar bem no final do semestre, prontos para defender o Brasil em Londres.

Se você for analisar, tirando Tiago Splitter que tem totais condições de colaborar com o San Antonio Spurs para um possível título da NBA, os outros brasileiros não estão em times que podem brigar para chegar longe nesta temporada.

O pivô Nenê, um dos jogadores mais badalados nesse período de pré-temporada, não pode fazer muito para levar o Denver Nuggets além da primeira fase dos playoffs. O pivô Anderson Varejão e o ala/armador Leandrinho, muito menos. O Cleveland Cavaliers e o Toronto Raptors podem, no máximo, beliscar uma vaga entre os oito melhores da Conferência Leste.

Talvez esse seja o pensamento da gente, torcedores, ex-atletas, patriotas, que não estamos dentro de quadra. Pode ser que os brasileiros nem estejam pensando nisso, agora. Mas, que deve dar um friozinho na barriga e uma vontade de estar entre os 12 convocados do técnico Rubén Magnano, isso deve dar.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • Bulls Take Game 1

    An all-access look as Derrick Rose and the Chicago Bulls steal home court advantage from the Cavs in game 1 of their Conference Semifinal series
  • Bulls Take Game 1

    An all-access look as Derrick Rose and the Chicago Bulls steal home court advantage from the Cavs in game 1 of their Conference Semifinal series
  • Rockets-Clippers: Game 2 Preview

    Dennis Scott and Brian Shaw look ahead to Game 2 of the Rockets and Clippers Wednesday at 9:30p ET on TNT.
  • Rockets vs. Clippers: Game 1

    Blake Griffin's triple-double (26 points, 14 rebounds, 13 assists) helps lead the Clippers to a Game 1 victory versus the Rockets, 117-101.
  • Clippers' 12-0 Run in 4th

    The Clippers' go on a 12-0 run in the 4th quarter against the Rockets in Game 1.
  • Rockets on Game 1 Loss

    Kevin McHale, James Harden and Dwight Howard talk following the Game 1 loss to the Clippers.
  • Clippers on Game 1 Win

    Doc Rivers, Matt Barnes and Blake Griffin address the media following the Game 1 win over the Rockets.
  • Audio Assist: Clippers-Rockets Game 1

    Go courtside and into the huddles with coaches Kevin McHale and Doc Rivers during Rockets-Clippers Game 1 matchup.
  • Harden For Three

    James Harden pulls up on the fast break and hits the three-pointer.
  • With Authority

    Corey Brewer uses the pump fake to open the lane and go in for the emphatic slam.
  • Doc Rivers Taunts the Rockets Fans

    Clippers' coach, Doc Rivers taunts the Rockets fans during the 3rd quarter in Game 1.
  • Griffin Leads the Charge

    Blake Griffin leads the charge, draws the foul, and hits the bucket.