Guilherme Buso deu seus primeiros arremessos numa quadra de basquete aos 9 anos de idade. Desde então, disputou todos os campeonatos das categorias de base, atuou por uma temporada de High School nos Estados Unidos e foi parte da equipe adulta de Santo André até sua formação acadêmica como jornalista na Universidade Metodista. Produziu o documentário "Bola ao Cesto", que faz uma retrospectiva detalhada da Seleção Brasileira de basquete masculina. Foi repórter da TV Federação Paulista de Futebol, mas jogar, assistir e comentar os jogos da bola laranja sempre foram sua tarefa predileta. Atualmente, é gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete e escreve para a NBA desde 2007.

Nada como voltar para casa

Foi rápido. Rápido até demais. Quando estávamos nos acostumando com a presença de Leandrinho, defendendo as cores do Flamengo no NBB, a NBA voltou. Nós, basqueteiros, esperávamos ansiosos pelo retorno da liga norte-americana, mas estava muito bom ver o astro da NBA aqui no Brasil.

Como gerente de comunicação da Liga Nacional de Basquete, tive a oportunidade de acompanhar o Leandrinho em algumas ocasiões nessa passagem. Dentro e fora de quadra, era visível a felicidade do atleta de poder estar de volta ao seu País. Na estreia do Flamengo no NBB, o número 28, rapidamente, caiu nas graças da torcida. Com 26 pontos, Leandrinho foi o cestinha do jogo e liderou seu time à vitória, num jogo apertado contra o Paulistano.

O ala/armador atuou em apenas seis partidas e teve médias de 19 pontos, três rebotes e quatro assistências por jogo. Números que, com certeza, evoluiriam muito, caso o atleta ficasse durante toda a temporada.

Mas não foi só o público e o basquete brasileiro que aproveitaram a vinda de Leandrinho para o NBB. O jogador também aproveitou demais seu retorno para o Brasil. O contato com a torcida, a proximidade da família e a possibilidade de se sentir ídolo novamente foram uma grande injeção de motivação ao atleta.

A última temporada não foi a das melhores para o ala/armador. A mudança de Phoenix, onde ele estava totalmente adaptado, para Toronto, foi bastante drástica para Leandrinho. Nos Raptors, o estilo de jogo da equipe era bem diferente e o brasileiro demorou um pouco para pegar ritmo.

Jogar no Brasil, mesmo que por um tempinho, foi fundamental para o retorno de Leandrinho à NBA. Aqui ele pôde fazer o jogo que ele gosta, ganhar confiança e, realmente, perceber que os brasileiros tem, sim, carinho por ele. A torcida do Flamengo, a maior do Brasil, abraçou o astro da NBA, que disse em sua saída que quando voltar quer jogar novamente pelo clube carioca.

Boa sorte, Leandrinho! Que você tenha uma ótima temporada 2011/2012 da NBA. Mas, saiba sempre que o NBB e o basquete brasileiro estarão sempre de braços abertos para recebê-lo de volta.

NBA nas redes sociais

Vídeo

  • James Gets Busy

    Mike James abuses the defender with the sick step back jumper and drills the triple.
  • Simmons and Graham Highlights

    Check out the highlights from Jonathan Simmons (Championship game MVP, 23 points) and Treveon Graham (22 points) in the Spurs win over the Suns.
  • Oop to Simmons

    Kyle Anderson launches the deep alley-oop lob to Jonathan Simmons who throws it down with two hands.
  • Anderson's Amazing Dime

    Kyle Anderson delivers the amazing behind-the-back dish to Shannon Scott for the deuce.
  • Suns vs. Spurs

    Becky Hammon guides the Spurs to the Las Vegas Summer League title as Jonathan Simmons wins championship game MVP in the 93-90 win over the Suns.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Spurs Win Summer League Championship

    Becky Hammon leads the San Antonio Spurs to a championship in the Las Vegas Summer League. Jonathan Simmons wins Summer League Championship game MVP.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Quick Steal and Slam

    Mike James makes the quick steal and goes in for the one-hand jam.
  • Atkins And-one

    Darion Atkins follows the miss with an athletic tip-in plus the foul.
  • Jeff Hornacek Interview

    Suns head coach Jeff Hornacek talks about his team during the Vegas Summer League championship game.
  • Anderson's 22 Points

    Kyle Anderson puts up 22 points and eight rebounds to lead the Spurs over the Hawks.